quinta-feira, 1 de junho de 2023

Chega às livrarias «Mudamos pelo que Fazemos», do psicoterapeuta Ivandro Soares Monteiro

A Glaciar editora publicou recentemente o livro Mudamos pelo que Fazemos, da autoria do Psicólogo Clínico e das Organizações Ivandro Soares Monteiro. Este psicoterapeuta e especialista em desenvolvimento pessoal é o Fundador e Diretor-Geral da clínica médica e saúde mental EME SAÚDE e fundador da Academia de Psicoterapia Interpessoal, formando psicólogos e psiquiatras desde 2009.

Texto sinóptico
Este livro tem dois objetivos principais: aumentar o sentido de responsabilidade individual e reduzir a perspetiva de vitimização, com leitura e exercícios práticos, para refletir e adaptar à sua própria história de vida.
A escrita deste livro é ancorada em ciência, metáforas e exemplos, emoldurada com a filosofia milenar do estoicismo (que influenciou os modelos científicos mais eficazes de psicoterapia), com uma linguagem acessível a todos, mas lógica e articulada.
Com esta leitura, ganhamos uma visão mais serena da vida, mais consciente do que está sob nosso controlo e o que temos de aceitar, para uma melhor integração e adaptação ao mundo (e não o mundo a nós).
Graças à leitura e aos exercícios práticos associados, saímos munidos de lógicas e estratégias úteis para perceber que a vida não é o que nos acontece, mas, acima de tudo, o que fazemos com o que nos acontece.
É por isso que mudamos pelo que fazemos.

Excertos
«A vida é para ser vivida a partir do que ela é. Não a partir do que ela deveria ter sido ou do que pode ser.»

«Não somos felizes pelo que temos, mas pelo que fazemos com o que temos.»

«A vida não se define pelo que acontece, mas antes pela reação ao que acontece.»

«Quanto mais educação e formação de desenvolvimento pessoal dermos a cada pessoa desde tenra idade, mais adultos responsáveis e competentes teremos.»

Sem comentários: