sábado, 17 de junho de 2023

Novo romance de Enrique Vila-Matas entre as novidades da Dom Quixote

Um novo livro de Enrique Vila-Matas (n. 1948), premiado escritor espanhol, autor de obras como Estranha Forma de Vida e Esta Bruma Insensata, será publicado na última semana deste mês pela Dom Quixote, numa tradução assinada por José Teixeira de Aguilar. Referir que as obras deste autor são uma mescla de ensaio, crónica jornalística e novela.

Sinopse
Montevideu
é uma ficção verdadeira, um grande tratado sobre a ambiguidade do mundo como traço característico do nosso tempo, um romance em que o melhor Vila-Matas encontra a forma de nomear novamente as coisas quando parece que tudo já foi dito; façanha tanto mais admirável porque o núcleo central da sua obra não é outro senão a modernidade do romance.


De Vivian Gornick (n. 1935), jornalista, escritora e crítica feminista radical americana, que já escreveu diversos livros de ensaios, memórias e biografias, chega a Portugal no início de Julho Vínculos Ferozes, uma verdadeira obra-prima entre os livros de memórias – ganhou recentemente um novo fulgor ao ser considerado pelos críticos literários do New York Times o Melhor Livro de Memórias dos Últimos 50 Anos. Esta obra publicada originalmente em 1987 é agora traduzida para o nosso idioma, num trabalho que esteve a cargo a tradutora Maria de Fátima Carmo.


Sinopse
Nestas memórias profundamente marcantes e perturbadoras, a escritora e ativista Vivian Gornick conta a história da batalha que travou com a mãe durante toda a vida pela sua independência. Escreveram-se já muitos livros sobre mães e filhas, mas nenhum retratou esta relação, a mais próxima de todas as relações filiais, com tanta franqueza e impiedade. Pela sua coragem assombrosa, Vínculos Ferozes é um livro pioneiro, um clássico que ajudou a desencadear a subsequente profusão de livros de memórias e que continua a ser um dos mais impressionantes modelos do género.

Conhece, aqui, outras duas publicações recentes da editora.

1 comentário:

João Soares disse...

Olá Miguel,
Já sigo o seu blogue há muitos anos e tem sempre algo novo e actual.
Impressionante pela qualidade e selecção de autores fora do mainstream.
Obrigado.