sábado, 2 de abril de 2011

Casa da Cascata / Falling water / Casa Kaufmann

"Falling Water House" é um dos trabalhos mais aclamados do arquiteto Frank Lloyd Wrigth tendo sido apontado pelos membros do instituto americano dos Arquitetos como melhor da historia da arquitetura americana.




Esta casa é um marco arquitetónico do século XX e uma das 7 maravilhas da arquitetura moderna, sendo considerada uma das mais famosas casas do mundo. Foi construída em 1936 e está localizada 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, em Bear Run, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos da América.

É um exemplo supremo do conceito de Frank da arquitetura Organica, que promove harmonia entre o homem e a natureza.
Frank foi um dos expoentes da arquitetura orgânica. Um dos preceitos que ele seguia é de que a obra não deve impor sobre a paisagem. Antes disso, deve se integrar a ela sem agredi-la. Na sua concepção, os materiais para a obra devem ser buscados na região, pois a obra deve ter ligação com o lugar onde se situa. No projeto da Casa da Cascata, Lloyd Wrigh levou a sério suas idéias de integração entre a obra arquitetônica e seu entorno.


A Casa da Cascata não é de todo ecológica. Basta lembrar que custou em dinheiro de hoje mais de 2 milhões de dólares. Mas com certeza é uma das casas organicas mais belas e importantes já construídas. Tanto assim, que hoje pertence a uma fundação e está aberta à visitação de milhares de turistas anualmente. Simbólica e visionária, a Casa da Cascata é uma cascata de inspiração para todos.


Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo. Sua convicção era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles residem, trabalham ou rezam, e por esse motivo o arquiteto é um modelador de homens.


A casa da cascata tornou-se famosa mesmo antes do término de sua construção. Isso aconteceu porque a casa propaga o ideal de que o homem moderno pode aprender a viver em harmonia com a natureza. A casa parece pairar serenamente sobre a agua, apenas escoradas nas rochas, que também fazem algumas composições internas da casa.. ou seja, uma total interação com o ambiente.


Dizem que Frank fez todo o primeiro estudo em apenas tres horas, e desse primeiro estuda pouca coisa mudou até o projeto final. A casa foi construída em meio a um bosque, no interior de uma propriedade da família, sua principal característica no entanto, é o fato de ter sido erguida sobre uma pequena queda dágua, ultilizando-se dos elementos naturais ali presentes.


Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa hoje é um museu.

 


www.facebook.com/silenciosquefalam

Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"



5 comentários:

OutrosEncantos disse...

ai... que fantástico Miguel!!!!
tanta água...
bom... de ser o céu, viver aí, todo o dia o cantar da água e dos pardais..
há gente com muita sorte!!!
beijos.

Miguel Pestana disse...

não me importava de viver nesta casa, qual eremita seria!!

Unknown disse...

A primeira vez que vi esta casa foi algures na minha adolescência, e mesmo passados alguns anos continua a ser "A Obra"
Trabalho de mestre no enquadramento e na organica de espaços.

Miguel Pestana disse...

Bem, e isso dito por uma arquitecta, que posso mais acrescentar?

Beijos Laura.

OutrosEncantos disse...

É, vale sempre a pena rever!
É uma obra magnifica!
Adoro essa casa de verdade!
Obrigada por relembrar :)
beijinho.