segunda-feira, 25 de abril de 2011

Filme: Um ano mais (Another Year)

Trailer

Sinopse:
Tom (Jim Broadbent), um geólogo apaixonado pela mulher e habilidoso na cozinha, e Gerri (Ruth Sheen), psicóloga bem-resolvida e hospitaleira, formam uma família feliz junto com o carinhoso filho, Joe (Oliver Maltman), que já saiu de casa, mas volta de quando em quando, de bicicleta, para visitar os pais.O problema são os outros, e eles vêm e vão ao sabor das quatro estações do ano.


Opinião:
As 4 estações do ano são o pano de fundo para as 4 acções que se desenrolam neste filme. A felicidade de Tom e Gerri, um geólogo e uma psicóloga, contrasta com a infelicidade dos seus visitantes. São eles também que dão suporte emocional, no decorrer de todo um ano, aos seus familiares e amigos.

A história de Mary, amiga e colega de Gerry é aquela que mais sobressai em “Another Year”.Ela é uma mulher madura que no percurso da vida depara-se com a solidão e por estar em estado de carência a todos os níveis, encontra no álcool o seu escape. Mary é a personagem que aparece na Primavera, mas durante todo o resto do ano, marca presença na casa dos amigos, pois tal é a sua escassez de amor.

É no Verão que bate á porta de Tom e Gerry, Ken, o amigo de longa data de Tom. Ken é alcoólatra, solteirão e infeliz com e na vida e também busca um pouco de aconchego emocional no lar dos amigos.

Joe é o filho independente e durante o Outono aparece na casa dos pais com a nova conquista amorosa, Katie. Mary ao ver a felicidade estampada no rosto do casalinho fica ainda mais deprimida e até rancorosa e mostra-se incapaz de o não demonstrar, pois a alegria dos outros só faz sobressair a sua própria infelicidade.

Finalmente no Inverno o “casal de terapeutas” é outra vez o muro de suporte que apoia o irmão de Tom, Ronnie, que acaba de ficar viúvo e é convidado a passar uns dias com o casal, para amenizar a sua perda e ganhar ânimo para continuar com a sua vida.

O filme é um estudo melancólico que analisa a sociedade e os seus problemas mais comuns, sendo a solidão, o alcoolismo e a morte alguns dos fios condutores.

4 comentários:

Carla disse...

Olá Miguel
Ainda não tinha conhecimento deste filme, mas gostei muito do que li. Por isso vai certamente fazer parte da minha listinha de filmes a ver.
Beijinhos e boas leituras;)

Miguel Pestana disse...

Inclui este na tua lista, recomendo.

é um filme leve de se ver mas é de uma sensibilidade profunda.

Bons filmes, boas leituras ;)

Unknown disse...

Boas, obrigado pela visita ao meu blog.
Em relação ao livro sobre Marx, é da editora Bertrand e o livro lê-se bastante bem, não é pesado nem aborda o lado cientifico-filosófico de Marx mas sim o seu lado humano. Gostei bastante de o ler.
Abraço e parabens pelo teu blog, está muito bom.
Nuno (Pipas)

Miguel Pestana disse...

Obrigado Nuno pela atenção.