quarta-feira, 27 de abril de 2011

A herança de Eszter - Sándor Márai


Sinopse:
Durante vinte anos Eszter viveu uma existência cinzenta e monótona, fechada sobre si própria, esperando a morte e sonhando com o retorno de um amor impossível. Até ao dia em que, inesperadamente, recebe um telegrama de Lajos, o único homem que amou e graças ao qual encontrou, por um breve período, sentido para a sua vida.

Opinião:
Antes de mais tenho de dizer que a capa deste livro é sublime. Consigo visualizar Eszter perfeitamente, na figura.
“A herança de Eszter” é uma história simples, de frágil interpretação, onde os detalhes e acontecimentos de um passado, fazem emergir uma tempestade de sentimentos adormecidos.
A história ensina-nos, o quão difícil é viver na turbulência das nossas próprias emoções, nos estados de alma que não são despojados e na prisão a que a vida pode chegar a ser vivida.
Uma carta anunciando a vinda de alguém a quem não é sabido notícias há muitos anos é o ponto de partida deste romance, tal como no livro “As velas ardem até ao fim”, do mesmo autor.

Sándor tem uma escrita muito própria, de punho forte, que faz embalar o leitor numa lúcida e absorvente viagem.

Depois de “As velas que ardem até ao fim” e “A herança de Eszter”, quero conhecer outros títulos deste autor que, à “segunda tentativa”, convenceu-me do seu brilhantismo.

2 comentários:

Carla disse...

Olá Miguel
Eu descobri este escritor o ano passado na leitura deste livro devo dizer que gostei muito, foi uma maravilhosa descoberta. Ainda tenho por ler cá em casa "As velas ardem até ao fim".
Beijinhos e boa leitura;)
P.S. Adorei "A saga de um pensador".

Nuno Chaves disse...

Olá Miguel vim aqui espreitar esta tua opinião, eu ainda não li este livro que está em fila de espera, mas gostei bastante da tua apreciação. depois de o ler e conto faze-lo em breve, compartilho contigo.
Um abraço.