quarta-feira, 30 de outubro de 2013

«Inferno», de Dan Brown

Editora: Bertrand
Ano de Publicação: 2013
Nº de Páginas: 551

Publicado originalmente em Maio (em Portugal chegou em Julho), o mais recente thriller de Dan Brown tem como cenários as cidades de Istambul, Veneza e Florença, sendo esta última — cidade-berço de Leonardo da Vinci, Maquiavel e Dante Alighieri — o palco central onde Robert Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, deambulam em busca de pistas sobre a localização de uma tenebrosa ameaça, que promete acabar drasticamente com a sobrepopulação mundial. Contra o tempo ambos terão que decifrar uma série de pistas obscuras deixadas em vídeo, por um cientista obcecado com um escrito do século XIV, de Dante: Inferno, a primeira das três partes da sua magnus opus, A Divina Comédia. Antes de se suicidar, Bertrand Zobrist descobriu algo de muito vaticinador oculto entre os textos alegóricos que o poeta escreveu. O cientista escreveu uma carta à sua ex-amante, informando-lhe sobre o plano maquiavélico que engendrara em laboratório: um vírus que poderá exterminar a praga biológica (tal como o fez a Peste Negra antes do Renascimento), causadora de desequilíbrios ecológicos dantescos, que a Organização Mundial da Saúde simplesmente oculta. Será que os fins justificam os meios? Será que para o bem da Humanidade, os métodos científicos futuristas, mas anti-éticos, poderão justificar uma iminente pandemia?
Em Inferno Dan Brown joga com conceitos de tempo, códigos e símbolos, arte, genética, e através de voltas e reviravoltas no enredo, diverte e põe em suspense o leitor ao longo de mais de 500 páginas. O mentor de Fortaleza Digital continua a preferir escrever capítulos curtos, concisos, bem documentados com descrições de cidades, museus e igrejas interessantes historicamente, que despertam a curiosidade dos leitores em pesquisar os lugares citados ao longo da trama. Depois de lermos Inferno certamente restará nos leitores uma vontade enorme de conhecer Florença. Já é conhecido que este romance será adaptado para o cinema, tal como aconteceu com O Código da Vinci e Anjos e Demónios.

35 comentários:

Arnaldo Santos disse...

Neste livro, refere-se a uma tenebrosa ameaça, que promete acabar drasticamente com a sobrepopulação mundial.
Também, os últimos governos de Portugal e Grécia, particularmente, ameaçam acabar com as suas populações, matando-as à fome, com miséria. Simplesmente criminoso!!!

Fátima Martinho disse...

ainda não li, mas estou ansiosa para o fazer...já o tenho em fila de espera!

Fernando de Sousa Pereira disse...

Li e gostei, surpreendente!

Unknown disse...

Ainda não li, mas sem dúvida que me cativa o livro

Unknown disse...

Para ler!!!!

Jorge Martins disse...

Ainda não li, mas estou em "pulgas" para o fazer...

Jorge Martins disse...

Ainda não li, mas estou em "pulgas" para o fazer...

White Forest disse...

É um dos livros que tenho na mira. Adoro a obra de Dan Brown mas infelizmente ainda não tenho Inferno na minha prateleira.

Unknown disse...

Penso em breve ler este livro mais é um livro que me desperta muita curiosidade.

Sílvia Ávila disse...

Adoro esse livro :)

DanielaMP disse...

Grande livro! Assim como todos os livros deste autor!
Valem realmente a pena! Aconselho vivamente! :)

Unknown disse...

Este é um livro que gostava mesmo muito de ler!

Unknown disse...

Este é um livro que gostava muito de ler!

Catarina Martins disse...

Desiludiu-me um pouco, mais do mesmo no género Dan Brown..

Aldina50 disse...

Quero tanto ler, sou fã do Robert Langdon :)

Nidia Da Silva Abreu disse...

Ainda não li, mas espero poder ler proximamente, porque é um dos que tenho na minha lista! Gosto muito os livros de Dan Brown :)

amtafonso disse...

Excelente livro, adorei.

Rapperk disse...

Gosto bastante deste autor, este infelizmente ainda não li, mas pelo que me andei a informar, sem dúvida que irá ser um dos meus próximos livros =)

Exelente livro.

DanielaMP disse...

Palavras para quê?
Mais uma grande obra de Dan Brown que nos prende do início ao fim!

Unknown disse...

Adorava ler este livro!

Liliana Gonçalves disse...

É dos poucos livros de Dan Brown que ainda não tive oportunidade de adquirir, mas assim que encontrar uma boa promoção compro que estou ansiosa por lê-lo!

diana batista disse...

Gostava de ler pois é o último que falta :)

Marina Maia disse...

Quero muito ler, só me falta este...

Márcia disse...

Deve ser sem dúvida, mais um bom livro deste autor!

Patrícia Xará disse...

Adorei o livro, como todos os do autor. Não estava nada à espera da revelação final mas gostei muito.

dezembro disse...

Gostava muito de ler, aprecio muito o Dan Brown

Jamaica disse...

Ainda não tenho este juntar aos restantes de Dan Brown. Sem dúvida será uma breve aquisição!

gmgm disse...

Gostei. Não sendo dos meus preferidos do autor, sempre é melhor do que o anterior livro do autor em que não surpreendia nada. Por vezes coloco a fasquia demasiado alta por ter gostado muito de ujm livro e depois sinto quando estou a ler, "que é mais do mesmo".

Unknown disse...

Estou à espera que esteja disponivel na biblioteca da minha zona para o requisitar. Tenho muita curiosidade em ler, dado que já li todos os livros do autor.

Carmicita disse...

O único livro que li de Dan Brown foi o Código Da Vinci. Gostei bastante do inicio, mas fiquei decepcionada com o final. Quero ler mais deste autor, para poder ter uma opinião mais fundamentada, este livro parece uma boa opção.

Rita Domingos disse...

Já li as melhores e as piores opiniões sobre este livro.
Eu, como fã de Dan Brown, só posso dizer que, mais uma vez, adorei e recomendo! Este livro tem um excelente ritmo de acontecimentos, como já vamos estando habituados quandos nos referimos a este autor. Muito bom! :D

Isabel cristina Azevedo disse...

Uma das minhas próximas leituras.

Seve disse...

José Rodrigues dos Santos não faria melhor...

* Edméia * disse...


*Gosto de Dan Brown ! Mas, odieiiiiiiiiiiiii o final do Fortaleza Digital !!!

Fiquei FURIOSA com ele !!! >.<

livingbelowtheclouds disse...

Quero tentar ler o "Inferno" antes de ver o filme. Tenho gostado dos livros do autor