segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Al Gore (Biografia)

Jornalista, político e activista ambiental, Albert Arnold Gore Jr. nasceu a 31 de Março de 1948, em Washington. Al Gore foi o quadragésimo quinto vice-presidente dos Estados Unidos da América. Em 2007 foi laureado com o Prémio Nobel da Paz.
Os primeiros anos da sua vida foram passados no Estado de Tennessee, onde frequentou a escola St. Albans, entre 1956 e 1965. Após graduar-se, ingressou-se na prestigiada Universidade de Harvard, uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo. Sua tenção inicial era estudar Letras mas acabou estudando Política. Foi em seu último ano em Harvard que começou a interessar-se por problemas do meio-ambiente. Apesar de ser contra a guerra Al Gore alistou-se no exército depois de graduar-se em Harvard, em 1969. Ao voltar do Vietname, o ambientalista americano iniciou seus estudos em Direito. Em 1984 foi eleito Senador da República e decorria o ano de 1993 quando Al Gore tomou posse como 45º vice-presidente dos Estados Unidos, formando parte do governo de Bill Clinton — cargo que exerceu durante oito anos. Gore foi candidato do Partido Democrata à Casa Branca para as eleições presidenciais de novembro de 2000, enfrentando o candidato republicano George W. Bush, que no final ganhou a luta após uma eleição extremamente polémica. Dois anos mais tarde, Gore condenou fortemente a política de Bush no Iraque, chamando-lhe "uma distração" e acusando Bush, de prejudicar a imagem dos EUA no exterior. Afastado da política, Al Gore concentrou-se em sua luta contra as mudanças climáticas, tornando-se desde então um dos grandes defensores do meio ambiente e representante de uma corrente alarmista que tenta condicionar as consciências de cidadãos, jornalistas, cientistas e políticos. Em Agosto de 2005, Al Gore fundou uma televisão: Current TV, uma rede de televisão por cabo e satélite, vencedora de um Emmy, dirigida a jovens. Em 2006, Al Gore protagonizou um documentário ambientalista intitulado “An Inconvenient Truth” (“Uma Verdade Inconveniente”), em que o espectador acompanha o esforço e a luta de Al Gore, para travar o aquecimento global e alertar para o problema, sensibilizando a comunidade mundial e evitando tratar a questão como se de política se tratasse, mas antes considerando-a como um desafio para a Humanidade. O documentário venceu dois Óscares, em 2007. Nesse ano o ecologista, então com 49 anos, recebeu o Prémio Nobel da Paz, por sua contribuição para a reflexão e ação global sobre a mudança climática. Também em 2007, foi agraciado com o Prémio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional. Al Gore dirige uma organização sem fins lucrativos concebida para ajudar a resolver a crise climática — a Aliança para a Protecção do Clima. É presidente da Generation Investment Management, uma empresa cuja actividade assenta numa nova abordagem ao investimento sustentável. É membro do Conselho de Administração da Apple Computer, Inc. e consultor sénior da Google, Inc. Tem viajado para todos os cantos do mundo para espalhar a consciência de que o aquecimento global tornou-se uma verdadeira emergência planetária e inspirar a população a pas-sar à acção, pois todos os habitantes da Terra são co-responsáveis por esse flagelo.
Al Gore é autor de livros best-sellers. Para o leitor que queira conhecer a sua obra completa, que comprova os seus esforços para consolidar e disseminar o conhecimento relativo às alterações climáticas, em Portugal Al Gore tem publicadas as seguintes obras: ‘Uma Verdade Inconveniente’ (Esfera do Caos, 2006), ‘O Ataque à Razão’ (Esfera do Caos, 2007), ‘A Nossa Escolha’ (Esfera do Caos, 2009), e ‘A Terra em Equilíbrio’ (Estrela Polar, 2009). Ter ganhado um Nobel não o tornou vulnerável de críticas pelos meios de comunicação, associações e até políticos. Acusaram-no de usar a mudança climática para lucrar, através das palestras, conferências e livros que lançou.
Al Gore tem quatro filhos e dois netos. Em Junho de 2010, Gore e a sua mulher, Mary Elizabeth "Tipper" Aitcheson, após 40 anos de casamento, puseram fim à relacção.

“Temos de tornar a salvação do Ambiente no objectivo central da nossa civilização.” Al Gore
(Texto publicado na secção 'Biografia', na edição de Setembro de 2013, da Revista Progredir)

 

Sem comentários: