quarta-feira, 16 de outubro de 2013

«O Carteiro de Fernando Pessoa» chega esta semana às livrarias


O Carteiro de Fernando Pessoa
de Fernando Esteves Pinto
Data de Publicação: 17/10/2013
Páginas: 218
Editora: Parsifal
ISBN: 9789899852105
Pág. do livro no FB
Sinopse
Num edifício da Rua Coelho da Rocha, em Lisboa, onde vive Fernando Pessoa, um cadáver é encontrado em circunstâncias misteriosas. Ao lado do corpo, cuidadosamente disposto em cima da cama, foi encontrado um fato de homem, incluindo chapéu e sapatos. Porém, não são visíveis quaisquer sinais de violência. Estaremos perante um suicídio? Perante um crime passional?
Nas relações entre os habitantes e os peculiares visitantes do edifício – um polícia reformado obcecado pela vigilância, um carteiro submisso com uma amante no prédio, uma mulher enlouquecida pela paixão ou um poeta com várias personalidades – pode estar a chave do enigma.
 
Obra intensa para saborear demoradamente, jogo constante de sombras e luzes, certezas e dúvidas, exaltações emocionais e estados depressivos, O carteiro de Fernando Pessoa explora a complexidade das relações humanas e a inquietação afectiva provocada pelo estado amoroso, consagrando Fernando Esteves Pinto como um dos mais singulares narradores da actualidade.

«Apropriar-se de sentimentos que só a Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz diziam respeito é, independentemente dos motivos, uma atitude que ambiciona a desqualificação privada dos visados (…) As cartas de amor eram a sua única consolação para reduzir a mágoa que sentia por nunca ter sido amada.» (excerto)
«Ainda não eram dez horas da manhã quando Fernando Pessoa ouviu bater à porta. Estava no cumprimento das suas dissimulações infindáveis, tão seguro do que poderia sentir caso viesse a ser outro em conflito com a sua própria existência. Sentia no corpo uma página imensa de poemas por escrever, havia no cinzeiro cigarros apagados que podiam significar o tempo discursivo entre bloqueios impostos pelo pensamento.» (excerto)

Sobre o autor: Nasceu em Cascais em 1961. Colaborou no DN Jovem e no Jornal de Letras. Em 1990 recebeu o Prémio Inasset Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura. É publicado em Espanha por revistas literárias e editores independentes. Em 1998 obteve uma bolsa de criação literária pelo Ministério da  Cultura /Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Co-fundador e coordenador do “Sulscrito” – Círculo Literário do Algarve. Co-fundador e coordenador do projecto Literário Palavra Ibérica. A sua obra, entre poesia, conto, ensaio e romance, encontra-se publicada também em Espanha, México e Marrocos.

Romances publicados: Conversas Terminais (Campo das Letras, 2000), Sexo Entre Mentiras (Leituras.com.Net, 2005) e Brutal (Ulisseia, 2011).

Sem comentários: