segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Novidade PACTOR: «Perfis Psicocriminais», de Barra da Costa


Perfis Psicocriminais
Do Estripador de Lisboa ao Profiler
de José Martins Barra da Costa
Edição: 2013
Páginas: 328
Editora: Pactor
ISBN: 9789896930295
Sinopse
Esta obra apresenta-se como um forte contributo para a elaboração de perfis criminais, analisando os problemas de validade científica dos mesmos, tendo em conta as principais metodologias de investigação criminal e do criminal profiling, bem como os processos de análise de dados que podem ser utilizados para a obtenção de informação de natureza preditiva, com relevância para os contributos da Psicologia.

Trata-se de um estudo de casos múltiplos, complementado com recurso a fontes documentais, a uma entrevista semiestruturada e a um sistema de criminal profiling (tipos indutivo e dedutivo).

No final da obra, é proposto um guião completo a usar na construção de perfis em homicídios múltiplos.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
- Conceitos de violência e de perigosidade;
- Teorias explicativas do comportamento criminal;
- Características de personalidades desviantes;
- Psicopatia e assassinos em série;
- Métodos científicos e não científicos de perfis criminais.
José Barra da Costa
Antigo Inspector-chefe da Polícia Judiciária. Doutor em Psicologia (Universidade de Aveiro), mestre em Relações Interculturais (Universidade Aberta), pós-graduado em Ciências Criminais (Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz) e em Estudos Psicocriminais (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa), e licenciado em Antropologia (ISCTE), antes de Bolonha. Formador na Escola Prática da GNR, SINAPOL/PSP e CRIAP. Professor Auxiliar no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (licenciatura em Psicologia Criminal e mestrado em Psicologia Forense) e na Universidade Lusíada, Porto (licenciatura em Criminologia e mestrado em Direito). Profiler Criminal. Cronista em jornais e analista criminal em programas televisivos. É um dos autores do livro Profiling, Vitimologia e Ciências Forenses - Perspetivas Atuais, publicado também pela PACTOR.
Mais informações sobre este e outras obras da PACTOR visita: www.pactor.pt



Sem comentários: