segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Novos livros de Julian Barnes e Ali Smith para ler em Novembro


Os Níveis da Vida
de Julian Barnes

Género: Romance
Tradução: Helena Cardoso
N.º de páginas: 112
Data de lançamento: 1 de Novembro

O novo livro de Julian Barnes, publicado já este ano, é sobre balonismo, fotografia, amor e sofrimento; sobre juntar duas coisas, duas pessoas, e sobre separá-las. Um dos jurados que atribuiu a Barnes, em 2011, o Prémio Man Booker descreveu-o como «um incomparável mago do coração». Este livro confirma essa tese.

«Uma escrita tão intensa que é difícil olhá-la de frente.»
The Telegraph
«Uma poderosa reflexão sobre as coisas que nos elevam e as que nos destroem.»
NPR
«Um livro de uma rara intimidade e honestidade sobre o amor e o sofrimento.»
The Times
«Os Níveis da Vida é, simultaneamente, um artefacto superiormente trabalhado e um guia desolado para o território da perda.»
Sunday Times

Julian Barnes nasceu em Leicester em 1946 e foi viver para Londres no mesmo ano. É autor de 20 livros e foi agraciado, em 2011, com o Prémio Man Booker pelo seu romance O Sentido do Fim. Julian Barnes conheceu Pat Kavanagh em 1978.

Pat Kavanagh nasceu na África do Sul e mudou-se para Londres em 1964. Trabalhou em publicidade e, depois, durante 40 anos, foi agente literária. Casou-se com Julian Barnes em 1979, e morreu em 2008.


O Passado é um País Estrangeiro
de Ali Smith

Género: Romance
Tradução: Helder Moura Pereira
N.º de páginas: 288
Data de lançamento: 1 de Novembro

Era uma vez um homem que, certa noite, durante um jantar social, entre dois pratos, subiu as escadas e se fechou num dos quartos da casa. À medida que as horas se transformam em dias e os dias em meses, as consequências deste estranho ato de autorreclusão repercutem-se para o exterior, afetando os donos da casa, os restantes convidados, a vizinhança e todo o país.

Um dos livros mais aclamados de 2011

«Divertido, humorístico, sério, profundamente inteligente e perturbador.»
Guardian
«Aventuroso, intoxicante, deslumbrante. Um romance de ambições sérias e de leitura imensamente divertida.»
Literary Review
«O significado da vida, da História, da nossa presença ou ausência.»
Huffington Post
«Smith tem o poder de fazer acontecer o que quer que seja. É por isso uma das escritoras mais emocionantes da atualidade.»
Daily Telegraph
«O romance mais exuberante que li este ano.»
Nick Barley, Herald Tribune

Ali Smith é uma autora multipremiada (Whitbread, Man Booker, Orange, Saltire Society First Book of the Year, Scottish Arts Council Award) de vários romances e contos. Nasceu em Inverness, na Escócia, em 1962, e vive atualmente em Cambridge. Depois de A Primeira Pessoa e Outras Histórias e Amor Livre e Outras Histórias, bem como após o seu genial romance de estreia Like (com o título Qualquer Coisa Como), a Quetzal publica agora O Passado é um País Estrangeiro (There But For The).

Sem comentários: