segunda-feira, 19 de junho de 2023

Dom Quixote reedita romances de Helena Marques e Lídia Jorge

A Dom Quixote lança este mês novas edições de romances marcantes na carreira literária de Helena Marques (1935-2020) e Lídia Jorge (n. 1946).

Uma edição que assinala os 30 anos de um dos livros mais marcantes na obra de Helena Marques (1935-2020), que se estreou precisamente com O Último Cais, romance que agora é reeditado
(11.ª edição) com um prefácio de João de Melo, que a dado passo escreve: «Sentimo-nos bem no interior deste livro melódico e feminino, cuja escrita vence todos os desafios da linguagem romanesca. Dele nos vem uma pulsão extraordinária, talvez algo excepcional, a qual se traduz num prazer de leitura que se comunica com os sentidos do leitor».
Quando foi publicado, em 1993, O Último Cais, muito elogiado pela crítica e pelos leitores, foi distinguido com os seguintes prémios: Grande Prémio de Romance e Novela da APE; Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa; Prémio Máxima Revelação; Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores.
A obra da autora encontra-se traduzida em alemão, italiano, castelhano, grego, romeno e búlgaro.

«O Último Cais é um texto envolvente, sedutor, pela sua aparente simplicidade. Pela sua beleza. Pela sua força, tecida de pequenas fragilidades, de pequenas fragrâncias de pequenas cintilações musicais...» Maria Teresa Horta


Segundo romance de Lídia Jorge, publicado pela primeira vez em 1982, O Cais das Merendas, vencedor do Prémio Cidade de Lisboa, desenrola-se em torno do tema da identidade no Portugal logo após o 25 de Abril.

Sobre ele escreveu o seguinte Eduardo Lourenço: «O Cais das Merendas não é apenas um dos mais originais romances do pós-25 de Abril. É uma viagem única, uma autêntica radiografia de um mundo – o nosso – colhido ao mesmo tempo na encarnação proliferante do nosso imaginário como retrato da nova quotidianidade nacional e como tempo esperado de todos os cais.»
Esta é a 7.ª edição da obra.

Conhece, aqui, outras duas publicações recentes da editora.

Sem comentários: