segunda-feira, 5 de junho de 2023

Os próximos livros a publicar pela Kathartika

Após a publicação das biografias de Roger Federer e Stephen Hawking, a editora Kathartika lança este mês o livro biográfico Navalny – O Grande Opositor de Putin (tradução de Tiago Marques) e A Pirâmide Invertida – A História da Tática no Futebol (tradução de Rui Azeredo). Estas obras chegam às livrarias a 7 e a 22 de Junho, respectivamente.
No final da primeira semana de Julho, a editora lançará O Império Amazon – Jeff Bezos
e um Domínio Sem Limites (tradução de Pedro Santos Gomes).

Quem é Alexei Navalny e como seria a Rússia sob a sua liderança? Um retrato fascinante do maior opositor de Vladimir Putin
Em agosto de 2020, Navalny foi hospitalizado em estado grave depois de se ter sentido mal durante um voo para Moscovo. Dois dias mais tarde, as autoridades russas autorizaram a sua transferência para a Alemanha, onde foi tratado, durante 32 dias, por envenenamento por agentes nervosos. O político e ativista regressou à Rússia em janeiro de 2021 sob os holofotes dos media internacionais, e a sua detenção imediata no aeroporto preparou o terreno para um confronto explosivo com Putin.
Mas Navalny não é visto por todos da mesma maneira. Uns consideram-no um herói democrático, outros um traidor, outros ainda um nacionalista perigoso. Este livro explora os lados contraditórios deste homem, que é a segunda figura política mais importante da Rússia — mesmo atrás das grades —, e analisa as muitas dimensões da sua vida pública, as suas investigações sobre a alegada corrupção do Estado russo, as suas ideias para a liderança do país e a sua relação com o Kremlin.
Para se compreender totalmente a Rússia moderna é obrigatório compreender Alexei Navalny.
Da autoria de Jan Matti Dollbaum, Morvan Lallouet e Ben Noble.

Em A Pirâmide Invertida, o britânico Jonathan Wilson conta-nos tudo sobre o desporto mais popular do mundo, o futebol, através de uma viagem pela história da tática, que se inicia com o caos, passa pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chega aos tempos modernos. Wilson mostra-nos, entre outros, a quem o Barcelona de Guardiola deve a sua glória, de onde vem o pragmatismo inglês, a verdadeira natureza do catenaccio, por que razão Riquelme foi o último jogador da velha guarda, como a Europa e a América forjaram as suas identidades ou como o futebol passou do sistema com cinco atacantes para o atual, com apenas um homem na linha da frente.

A obra combina a análise do jogo com um retrato extraordinariamente vivo do futebol e dos seus grandes atores — alguns dos quais nem sempre devidamente reconhecidos.

 

Todos os segredos do crescimento imparável da Amazon e do seu fundador, Jeff Bezos

Em 2013, no seu bestseller A Maior Loja do Mundo, Brad Stone descreveu a ascensão da Amazon, o empreendimento pioneiro que transformou de forma silenciosa o nosso modo de fazer compras online. Desde então, a empresa passou por um crescimento exponencial, inventando novos produtos — como a assistente pessoal baseada em inteligência artificial Alexa e o serviço de armazenamento em nuvem Amazon Web Services — e desestruturando diversos mercados.
O Império Amazon traça um retrato vívido e fascinante da startup de venda a retalho que se converteu numa das entidades mais poderosas e temidas da economia global. O livro foca-se também na evolução do próprio Bezos, mostrando como um dos maiores ícones planetários da tecnologia abraçou não só o comércio global, mas também a política, a indústria cinematográfica e a exploração espacial.

Sem comentários: