sexta-feira, 28 de abril de 2023

Está quase a sair uma nova biografia de Stephen Hawking

A editora Kathartika vai publicar, a 18 de Maio (com tradução portuguesa assinada por Elsa T. S. Vieira), a mais recente biografia do físico, cosmólogo e escritor britânico Stephen Hawking (1942-2018), reconhecido internacionalmente pela sua contribuição à ciência. O autor, Charles Seife, escreve sobre física e matemática há quase três décadas, tendo assinado inúmeros artigos em revistas científicas de renome.
Este professor de jornalismo norte-americano é autor de sete livros: Zero (2000); Alpha & Omega (2003); Decoding the Universe (2005); Sun in a Bottle (2008); Proofiness (2010); Virtual Unreality (2014); Hawking Hawking: The Selling of a Scientific Celebrity (2021).


Sinopse
Em Stephen Hawking: Como Vender uma Celebridade Científica, o jornalista científico Charles Seife mostra-nos como Stephen Hawking passou a ser considerado um dos maiores génios da humanidade. E não foi a física que o fez alcançar os píncaros da fama! Embora estivesse confinado a uma cadeira de rodas e dependesse permanentemente dos cuidados de um grupo de pessoas dedicadas, Hawking era um mestre a cativar aqueles que o rodeavam, usando-os para alcançar os seus próprios objetivos.
Nesta biografia, Seife apresenta-nos a história de um homem cujo brilhantismo científico foi igualado por uma capacidade extraordinária de construir o próprio mito.

Elogios da imprensa
«A melhor biografia alguma vez publicada do cientista mais famoso das últimas décadas. O livro humaniza Hawking, mas revela-nos a essência trágica da sua celebridade.» Science

«Seife levou a cabo um trabalho notável ao documentar a vida de Stephen Hawking tal como ela realmente aconteceu.» The New York Times

«Grande preocupação com o rigor histórico, mostrando o verdadeiro homem para além da marca e do mito!» Carlos Fiolhais

Outros livros de e sobre o biografado: A Minha Breve História; Hawking: O Homem, o Génio e a Teoria de Tudo; Breves Respostas às Grandes Perguntas; Viagem ao Infinito.

Sem comentários: