segunda-feira, 3 de abril de 2023

Este mês nas bancas estarão os livros «Natureza Sagrada» e «Planta Sapiens»

Natureza Sagrada
Recuperar o nosso vínculo com o mundo natural

Desde o princípio dos tempos, a humanidade maravilhou-se com a natureza e viu o seu lado divino. Nos escritos de grandes pensadores de várias religiões, o mundo natural inspirava todos os sentimentos, do medo e da reverência à contemplação serena; Deus, ou seja o que for que represente o sublime para nós, estava presente em tudo. Mas, hoje, quando admiramos uma árvore ou uma paisagem majestosa, raramente vemos a natureza como sagrada.
Karen Armstrong, uma das mais originais pensadoras do papel da religião no mundo moderno, apresenta-nos uma investigação profunda sobre o poder espiritual da natureza - e um apelo urgente para que recuperemos esse poder para a nossa vida quotidiana.

«Karen Armstrong escreveu um ensaio rico e subtil sobre a sacralidade da natureza, repleto de sabedoria intemporal e de uma humanidade profunda, fruto de uma vida de estudo do pensamento religioso.» The Guardian

Planta Sapiens
A inteligência secreta das plantas

Plantas: vivemos rodeados por elas, mas será que as conhecemos?
Este é o livro que muda radicalmente o paradigma de pensamento sobre estes organismos, que podem, afinal, ser sencientes.
O que já sabemos? Décadas de investigação demonstraram que as plantas têm capacidades impressionantes: comunicam entre si, podem manipular outras espécies e conseguem mover-se de formas sofisticadas. Porém, poucos sabem que há novas provas que apontam para um facto absolutamente revolucionário: as plantas podem mesmo ser sencientes.
Apesar de não terem cérebro, as plantas dispõem de um sistema de ligações que não é assim tão diferente da rede de neurónios humana. Sim, as plantas podem aprender, têm memória, e a inteligência permite-lhes adaptar, alterar, antecipar e direcionar os seus comportamentos para objetivos específicos.
Escrito por
Paco Calvo, um dos grandes especialistas da área, Planta Sapiens junta o melhor da filosofia e da ciência para nos dar uma perspetiva completamente nova. Pela primeira vez, percebemos como se aplicam algumas das ferramentas dos estudos de cognição animal para compreender a inteligência das plantas.
Percebemos, também, de que forma as plantas podem contribuir para os avanços tecnológicos - da robótica à inteligência artificial, passando pelo combate às alterações climáticas. E, mais importante que tudo, este livro mostra-nos que as plantas não são objetos ou apenas recursos: as plantas são agentes em si mesmos e para si mesmos. E tanto há para aprender com elas.

«É uma verdadeira alegria ler este livro. O entusiasmo que o autor nos transmite, a par da forma como explica este tema, faz-nos mudar radicalmente a perspetiva sobre as plantas. É um texto que expande muito os nossos horizontes.»
The Guardian

Outros livros que podem interessar: A Vida Secreta das Árvores (Pergaminho, 2016) e Perder o Paraíso - As nossas mentes precisam da natureza (Temas e Debates, 2023); A Sabedoria da Terra (Marcador, 2023).

Sem comentários: