quarta-feira, 26 de abril de 2023

«Quem Sai aos Seus», de Liane Moriarty

Editora: ASA
Data de publicação: Janeiro de 2023
N.º de páginas: 528
Joy era muito nova quando se casou com um jovem jogador de ténis atraente chamado Stan Delaney. Foram durante muitos anos treinadores de uma academia de ténis que abriram assim que o marido se lesionou gravemente e ficou impossibilitado de participar na alta competição, para seu grande descontentamento. Agora, cinquenta anos passados, ambos se reformaram e esperam a chegada de netos, mas os filhos Amy, Logan, Brooke e Troy não conseguem manter relações amorosas estáveis: «Estão a castigar-nos por alguma coisa? Porquê? Por vos obrigarmos a jogar ténis?»
Numa noite, o casal septuagenário é confrontado com uma jovem desconhecida, aparentemente desorientada, que lhes bate à porta, com um sangramento na face, afirmando ter sido vítima de violência doméstica. Ambos decidem acolhê-la no seu lar, para desagrado dos filhos, que a julgam uma golpista.
Tempos depois, Joy Delaney desaparece misteriosamente de casa, enviando para a família uma mensagem de texto com pouco nexo. Os filhos ficam preocupados com o sumiço, mas relutam em avisar a polícia, porque eles sabem que o principal suspeito poderá ser o pai deles… e não têm certeza da sua inocência. Mas os dias passam…. E quando os inspectores começam a fazer perguntas, logo fica claro que todos os membros da família têm histórias para contar.

«Pessoas que eram pacientes e bondosas em algumas circunstâncias tornavam-se cruéis e violentas.»

Apples Never Fall
(Set. 2021) é o título original deste nono romance da escritora australiana Liane Moriarty, que nele, dá vida a uma galeria de personagens psicologicamente bem elaboradas. Com pano de fundo em Sydney, este é um drama familiar misturado com mistério, cuja narração é contada intercaladamente, entre 2019 e 2020. A autora sabe manter o leitor focado na história que urdiu, através de uma escrita sublime, como é seu apanágio. Uma série de questões relevantes são abordadas neste livro, como envelhecimento, violência doméstica e saúde mental.
Se Liane Moriarty tropeça na história de Quem Sai aos Seus é somente no final, que surpreende, mas não satisfaz.
Os direitos para televisão deste livro já foram adquiridos, após o sucesso das adaptações para séries das obras Pequenas Grandes Mentiras e Nove Perfeitos Desconhecidos.

Sem comentários: