quarta-feira, 12 de abril de 2023

«A Mensagem das Lágrimas», de Alba Payàs Puigarnau

Editora: Pactor
Data de publicação: Fevereiro de 2023
N.º de páginas: 224
A perda é uma experiência universal. Mesmo sabendo que, em algum momento da nossa vida, iremos nos deparar com uma separação, doença ou morte, nunca estamos preparados para vivenciar a experiência da perda; é algo deveras confrangedor.
Como processar um luto e fazer a adaptação a um mundo sem a presença do ente querido? Esta é tida como uma das fases mais difíceis de enfrentar para o ser humano: é uma experiência de perda de contacto com os outros e consigo mesmo, que confronta o homem com a sua própria finitude. A psicoterapeuta espanhola Alba Payàs Puigarnau (n. 1956) conta com 30 anos de experiência de trabalho com pessoas e famílias enlutadas. É autora do guia A Mensagem das Lágrimas, que se tornou um sucesso de vendas internacional e chegou finalmente aos leitores portugueses.
Entre as diversas temáticas pertinentes abordadas nesta obra, constam alguns exemplos de como a pessoa reage a este período complexo, dolente: respostas físicas (náuseas, perda ou aumento de apetite, etc.), respostas emocionais (tristeza, solidão, etc.), respostas mentais (incapacidade de concentração, confusão, etc.) e respostas comportamentais (apatia, estimar objetos de recordação, etc.).
Desfazer-se logo dos pertences pessoais da pessoa falecida ou só após passados meses/anos? Evitar tudo o que recorde a pessoa ou pelo contrário, estar em contacto permanente com os seus objectos, roupas, etc.? A especialista em luto responde a estas questões num dos capítulos.
Alguns mitos e crenças do luto não foram esquecidos de ser abordados: Será que o tempo cura tudo? Regressar rapidamente ao trabalho logo após os dias de luto (dias de nojo) para se distrair, é realmente a melhor opção a tomar? Alba Payàs Puigarnau aborda também os mecanismos de coping de evitamento-protecção, acrescenta que as oscilações de peso e de humor são normais durante o processo (que é único e pessoal) e sublinha a importância dos amigos, familiares e colegas de trabalho quando alguém está a vivenciar uma perda significativa.
Nas últimas páginas do livro, a autora fala-nos sobre recordar e esquecer, e sobre perdão e gratidão, para que possamos voltar a caminhar, com coragem e esperança.
A Mensagem das Lágrimas é um livro rico em informação, com ferramentas para a gestão do sofrimento, que contempla vários relatos tocantes de pacientes que vivenciaram o luto. Uma leitura reconfortante, recomendável para o público em geral e profissionais de saúde.

Excertos
«As mensagens contidas nas lágrimas falam-nos de assuntos pendentes de relação, do espelho partido, do futuro que nunca viveremos como o nosso ente querido e da despedida.»

«Viver a ausência de um ente querido é uma experiência que pode deixá-lo exausto: perde a sua vitalidade, a sua energia, a sua alegria – é devastador!»

«Algo misterioso acontece quando verbalizamos o que se passa dentro de nós, como se o nosso olhar iluminasse os cantos da nossa casa interior, e pudéssemos ver as nossas emoções negativas exatamente como são: a tristeza, a saudade, a raiva, o medo… Quando resistimos a olhar para dentro, deixamos essa casa às escuras, sem luz e, por sua vez, essas emoções crescem e podem chegar a devorar-nos.»

«Ninguém pode escapar à experiência de vida humana que acontece quando os laços afetivos são quebrados. Se não quisermos passar pelo processo desagradável de sofrer a perda de pessoas significativas das nossas vidas, devemos evitar relações.»

«Desde os nos primeiros anos de vida, vemo-nos refletidos nos olhos dos nossos pais (ou dos adultos que cuidam de nós) e é, a partir dessa imagem e das relações que desenvolvemos com as pessoas que nos rodeiam, que construímos o nosso mundo interior de sentimentos, pensamentos, crenças e valores que irão moldar a nossa personalidade.»

2 comentários:

André Silva disse...

Só com a capa já fiquei convencido.

Monica disse...

título muito interessante, fiquei curiosa para ler