quarta-feira, 7 de junho de 2023

«A Vida Secreta das Árvores», de Peter Wohlleben

Editora: Pergaminho
Data de publicação: 17-06-2016
N.º de páginas: 256

Elas são consideradas popularmente como um dos principais "pulmões" do mundo. Os benefícios para a saúde e bem-estar que o contacto com uma árvore pode proporcionar ao ser humano já foram também comprovados cientificamente (ajuda a combater a ansiedade e depressão, por exemplo). A biofilia cada vez mais tem “chamado” pessoas de todo o mundo para os espaços verdes para se (re)conectarem com a natureza. Se antes, ver uma pessoa a abraçar uma árvore podia parecer estranho, nos dias que correm esse acto já não é assim tão esquisito (é sabido que abraçar árvores traz benefícios para a mente e corpo).
Para os leitores que sentem um apelo para estar na natureza, e para aqueles que ainda não sentiram esse “chamamento”, e desejam colher informações, em específico, sobre as árvores – esses seres enormes que lutam pela sobrevivência ao longo de séculos e superam todo tipo de dificuldades –, encontra-se nas livrarias um livro ideal: A Vida Secreta das Árvores.
Nesta obra bestseller internacional, um dos silvicultores mais notáveis da Alemanha revela que as árvores são mais do que seres estáticos; elas são seres sociais que sentem dor, têm memória, se unem às outras, entreajudando-se, através das raízes, etc.
Logo nos primeiros capítulos, Peter Wohlleben aborda a linguagem e as mensagens químicas das árvores, além de informar que elas se sincronizam e se entreajudam: quando uma árvore está doente, as outras árvores vizinhas enviam água e nutrientes através das suas raízes, por exemplo.
Uma das muitas curiosidades apresentadas neste livro, é que as árvores bastante danificadas são precisamente aquelas que florescem com mais frequência.
A Vida Secreta das Árvores é um livro sedutor e fascinante, muito informativo e elucidativo, que revela um autor muito entusiasta pela natureza. Após ficarmos a conhecer os imensos atractivos das árvores, dadas a conhecer neste livro, iremos passar a ter uma nova percepção sobre estes seres inebriantes que habitam nas florestas.
Peter Wohlleben, actualmente com 60 anos, começou a escrever livros sobre silvicultura e ecologia em 2007, mas só em 2015 (após quinze obras editadas) é que alcançou o reconhecimento mundial com este The Hidden Life of Trees. No nosso país, além deste livro (disponível também em edição de bolso), nos escaparates livreiros é possível encontrar A Vida Secreta dos Animais (2018), A Sabedoria Secreta da Natureza (2019) e As Lições das Árvores (2022).

4 comentários:

Silvana Rodrigues disse...

Boa tarde , estou a participar no Passatempo do Facebook

Muito obrigada pela oportunidade .

Arnaldo Santos disse...

Um livro aliciante para quem gosta (e TOD@S deveriam gostar) da natureza e, também, para quem anda distraído sobre as árvores e a natureza que é fundamental à vida dos seres vivos e do próprio nosso Planeta. Aconselho vivamente a que leiam este livro.

Marta disse...

Fiquei com vontade de saber mais.

Jorge Martins disse...

A ler brevemente