sexta-feira, 2 de junho de 2023

«O Novo Medo dos Outros», uma obra de referência escrita por especialistas em perturbações sociais


Em O Novo Medo dos Outros, os psiquiatras e especialistas em situações sociais Christophe André, Patrick Légeron e Antoine Pelissolo desvendam tudo o que precisamos de saber sobre a ansiedade, a timidez e a fobia social, num livro oportuníssimo (traduzido por Ana Pinto Mendes) que a Temas e Debates já fez chegar às livrarias.
Esta versão radicalmente nova de um livro que se tornou um clássico, o psiquiatra Antoine Pelissolo junta-se aos dois especialistas no estudo das manifestações da ansiedade social para revelar as causas e os mecanismos elementares que regem o aparecimento de fobias sociais – como fatores genéticos, processos biológicos e neurobiológicos, modos de educação, pressões culturais ou elementos da história individual –, bem como os tratamentos atualmente disponíveis, numa obra enriquecida ainda com critérios de diagnóstico, questionários para avaliar o grau de ansiedade social e conselhos práticos. 

«Que esta obra possa ajudar as pessoas que receiam excessivamente o olhar dos outros a libertarem-se dos seus medos, bem como ajudar as pessoas que lhes são próximas a compreendê-las e apoiá-las melhor.» [do Prefácio]

Sinopse
Porque nos sentimos stressados antes de um encontro com pessoas que não conhecemos ou de uma apresentação no trabalho? Quais as situações sociais mais intimidantes? Em que momento este stresse passa a ser fobia social? Como podemos ajudar uma criança com fobia na escola?
Com base na investigação mais recente, este livro ajuda a compreender os mecanismos psicológicos e comportamentais de diferentes formas de ansiedade social. Ajuda a diferenciar entre o que é normal e o que é menos normal, e proporciona soluções concretas e conselhos. Dos mesmos autores do best-seller O Medo dos Outros, este livro é um contributo essencial para o conhecimento das perturbações sociais pelo público em geral.

• Os nossos medos sociais e as suas manifestações
• Dos medos normais aos medos patológicos
• Porque temos medo dos outros?
• Como vencer o medo dos outros
• Avalie o seu medo dos outros
• Critérios de diagnóstico da fobia social
• Compreender a fobia social: o que deve saber
• Combater a fobia social no dia a dia: o que deve saber

Outra publicação recente da Bertrand Editora: Mini Traumas Exigem Grandes Soluções.

Sem comentários: