Páginas

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Livro de Joana Bértholo entre as novidades da Fundação Francisco Manuel dos Santos

O Meu Treinador, de Joana Bértholo
A partir das memórias de uma ex-atleta de natação e triatlo, este livro retrata experiências comuns, positivas e negativas, aos desportistas de alta competição, dos anos 1990 até hoje. O eixo destas vivências é o treinador, que dita tarefas, tempos e objetivos, numa relação formativa, por vezes também destrutiva, que visa a auto-superação e, sempre, o máximo de rendimento e ambição.


Martim Moniz, de José Ferreira Fernandes
Este retrato é uma viagem até ao Martim Moniz, praça confusa e fascinante, do ribeiro de Arroios a polo do fado e do cinema português, dos marialvas e artistas. Um relato de pérolas perdidas e trambolhos urbanos. Da população antiga e, sempre, de recém-chegados. Entre sucessivas mudanças e prudentes ambições, o Martim Moniz saberá, mais uma vez, reinventar-se.


Algoritmos: uma revolução em curso, de Diogo Queiroz de Andrade
Este retrato dá voz a alguns dos investigadores portugueses mais destacados nesta área, ajudando a compreender os impactos positivos e negativos do recurso emergente aos algoritmos. Precisamos de os entender para sermos capazes de os moldar à medida do mundo que queremos construir, até porque se impõe um alerta: esta tecnologia transformadora pode conduzir a humanidade a um futuro tão extraordinário como catastrófico.

O Compadrio em Portugal, de João Ribeiro-Bidaoui
Centrado no compadrio no desempenho de funções públicas, este ensaio também o enquadra no mundo não-público. Partilha cenários que o propiciam, cataloga justificações que se lhe associam e analisa os seus efeitos, sobretudo negativos. Por fim, propõe uma contracultura de censura do compadrio, tanto em público como em privado, enquanto dever de cidadania para todos aqueles que desejem construir uma sociedade mais justa e próspera.


Desertificação em Portugal, de Maria José Roxo
Este ensaio contextualiza e explica a desertificação enquanto fenómeno ambiental complexo, com origem em processos naturais e atividades humanas, a diferentes escalas. Reflete sobre os seus efeitos na degradação dos solos, dos recursos hídricos e da biodiversidade, e nos riscos de despovoamento, mas, de olhos postos no amanhã, aponta estratégias de recuperação e prevenção.

Economia da Educação, de Pedro Freitas
Este ensaio diagnostica o ensino em Portugal, relacionando o investimento feito em educação e a probabilidade de emprego e os salários no mercado de trabalho. Discute as questões mais urgentes que enfrenta o sistema de ensino português e sugere políticas educativas com um impacto positivo no percurso escolar dos alunos, no rompimento de bolhas sociais e na promoção da igualdade de oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário