Como já nos habituou, em A Breve Vida das Flores e Três, no seu novo romance, Valérie Perrin, uma das mais importantes escritoras no actual panorama literário francês, deslumbra-nos com a sua enorme sensibilidade ao tratar os temas mais delicados das nossas vidas. Os Esquecidos de Domingo é um romance em que a melancolia e a graça andam de mãos dadas e nada é deixado ao acaso do destino.
Aos 22 anos, Justine vive com os avós e o primo, Jules, desde que os pais de ambos morreram num acidente. Os dias de Justine parecem suceder-se sem que nada se altere: trabalha nas Hortênsias, um lar de idosos na pequena aldeia onde habita, e adora conversar com os residentes. Entre eles, está Hélène, uma centenária cujo sonho sempre foi aprender a ler.
Justine e Hélène criam um profundo laço de amizade, alimentado pelas horas que passam a escutar-se e a partilhar memórias e sentimentos. E eis que, enquanto as conversas se multiplicam, três coisas acontecem: Justine começa a interrogar-se sobre a morte dos pais, compra um caderno no qual começa a escrever regularmente, e, no lar, surgem estranhos telefonemas que vão provocar uma pequena revolução nas Hortênsias… De que forma se entrelaçam as histórias? Como podem as antigas e novas memórias fazer Justine mudar o rumo da sua vida?
Críticas de imprensa
«Um livro que nos lembra - como só Valérie Perrin consegue fazer - que o amor verdadeiro dura para sempre. Que grande romance.» Paris Match
«Justine é uma protagonista tão original que nos cativa imediatamente. E o universo desta história, surpreendente, prova mais uma vez o talento da autora. Valérie Perrin é uma contadora de histórias ímpar.» Elle
«Em tudo o que lemos e vemos, há indulgência e delicadeza.» The Guardian
Outra novidade de Novembro da Editorial Presença: Ao Paraíso, de Hanya Yanagihara.
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário