Páginas

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Acaba de ser publicado livro essencial para educadores de crianças altamente sensíveis

Karina Zegers de Beijl, autora holandesa de Pessoas Altamente Sensíveis, publicado em Maio de 2020 pela editora A Esfera dos Livros, é, no mundo de língua castelhana, representante da psicóloga clínica e investigadora Elaine Aron – que a certificou – e actualmente dedica-se ao aconselhamento sobre o traço da alta sensibilidade e realiza encontros e conferências sobre o tema. A autora, nascida em 1952, é uma das principais divulgadoras do traço também conhecido como sensibilidade de processamento sensorial (SPS), tendo fundado em 2012 a Associação de Pessoas Altamente Sensíveis de Espanha (APASE).

No seu novo livro, Crianças Altamente Sensíveis (traduzido por Inês Sousa), explica como as características deste traço se manifestam de várias formas nas crianças e como estas podem ser apoiadas de um modo carinhoso para se tornarem adultos emocional e mentalmente equilibrados. Crianças Altamente Sensíveis inclui um teste de alta sensibilidade em crianças, baseado no teste clássico criado por Elaine Aron e publicado no seu livro Highly Sensitive Child.

«Este é um livro imprescindível para qualquer pessoa envolvida na educação de uma criança altamente sensível, especialmente agora que sabemos, graças a várias investigações, que estas crianças, embora mais vulneráveis aos efeitos de um ambiente negativo, também reagem de forma muito mais positiva do que as outras se crescerem numa família positiva, carinhos a e respeitadora. Frequentemente dotadas de empatia, ética e talentos invulgares, as crianças PAS são um recurso inestimável para as suas famílias, mas certamente também para o mundo em geral.» Dr.ª Elaine N. Aron - autora de Pessoas Altamente Sensíveis (Ed. Lua de Papel, 2021)

Excertos
«Este nosso planeta é habitado por 7500 milhões de seres humanos. (...) Estima-se que 20% deles partilhem o traço de elevada sensibilidade, também conhecido - no meio científico - como a SPS ou traço da Sensibilidade de Processamento Sensorial.»

«Neste livro, vamos ver como reconhecer a criança PAS e como compreendê-la. Vamos ver quais são as chaves para poder ajudá-la e acompanhá-la para que se torne num adulto equilibrado, capaz de tirar o máximo proveito do seu modo de ser. Ao mesmo tempo, espero sinceramente que o conteúdo ajude a PAS adulta a ir, passo a passo, reestruturando a sua infância, revisitando-a através dos olhos de alguém com o mesmo traço.»

Sem comentários:

Enviar um comentário