Sara Larcher é Terapeuta Sistémica e Integrativa, formada em Psicologia, com especializações em Psicologia Positiva, Constelações Familiares e Sistémicas, Terapia Transgeracional e Psicogenealogia. Com uma vasta experiência em terapia transgeracional e psicogenealogia, a autora explica o impacto que o contexto familiar exerce sobre as pessoas.
Explorando a herança que nos é deixada, Eu Sou Porque Eles Foram (a editar pela Pergaminho a 16 deste mês) debruça-se sobre a importância das raízes da família, a alma da família e o impacto que tem nas nossas escolhas de vida. Ao longo do livro, o leitor inicia a sua jornada e é incentivado a conhecer o seu legado ancestral e a sua história, através de exercícios práticos.
Com recurso a testemunhos reais, escritos diretamente por quem já iniciou a jornada sistémica, esta obra oferece uma introdução à Terapia Transgeracional e à Psicogenealogia, esclarecendo como podemos descobrir as nossas heranças psicológicas – e o que fazer com elas.
«Estamos todos interligados e conectados. As feições, as profissões, os talentos, os feitios passam de geração em geração. Os traumas, as dores, os segredos, as exclusões também. Repetimos padrões, por amor e lealdade invisível, muitas vezes, do mesmo modo e nas mesmas datas. E, até serem trazidos à consciência, os mesmos factos repetem-se, uma e outra vez.
Não somos assim tão livres como julgamos. Carregamos histórias que não são nossas (...)
Quando nascemos, não somos um livro em branco. Antes de nós, viveram milhares de antepassados, com as suas histórias e vivências, alegrias e dores.
Nós somos porque eles foram.
São tantos os exemplos. As mesmas profissões, que se repetem de geração em geração, como forma de reparar um trauma. Uma avó que morre a dar à luz, registando no sistema familiar que dar à luz é perigoso, pelo que as gerações seguintes preferem não ter filhos ou têm um medo enorme de engravidar. Acidentes que se repetem na mesma data e com as mesmas características.
Significa isto que o teu destino é reviver as experiências e legados disfuncionais dos teus antepassados? Claro que não! Podes sempre dar um novo significado à tua história. Mas, para isso, precisas de conhecer a tua herança.
E essa é a proposta que te trago.»
Outro livro que pode interessar: Herança Emocional (Ed. Alma dos Livros, Out. 2023).
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário