Neste mês, para assinalar os 500 anos do seu nascimento, chegam às livrarias duas biografias de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental.
Da autoria de Carlos Maria Bobone, sai pela Dom Quixote no dia 9, Camões – Vida e Obra. Esta é «uma visão geral da vida do autor de Os Lusíadas que faz interpretação provocadora da poesia e conclui: "Camões não é só um poeta, mas uma cultura e tornou-se na gramática literária e histórica de um país".»
A Contraponto publica a 20 de Junho, Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões, da autoria de uma das mais reconhecidas romancistas portuguesas da actualidade, Isabel Rio Novo (que também assinou a biografia de Agustina Bessa-Luís, em 2019). Fruto de um trabalho de cinco anos, que obrigou a autora a mergulhar a fundo em todas as biografias antigas e recentes, na pesquisa de fontes conhecidas e na reunião de informação que estava dispersa, a biógrafa aventurou-se a navegar pela vida do poeta e dá a conhecer o homem por detrás do mito.
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário