Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

«O Processo», de Franz Kafka

Editora: Presença
Data de publicação: 21/08/2024
N.º de páginas: 248

Para assinalar o centenário da morte de Franz Kafka, autor de língua alemã considerado como um dos mais influentes da primeira metade do século XX, a Editorial Presença lançou há cerca de um mês uma nova edição, com uma novíssima tradução, de O Processo, publicado originalmente há quase 100 anos (em 1925).
O romance, que poderá incluir-se no género de parábola, tem como figura central Josef K., funcionário bancário, que insolitamente é informado de que está preso e que terá que se apresentar em tribunal. Essa informação surpreende Josef, quando este numa manhã é aturdidamente acordado, por dois polícias, à porta do seu quarto. O motivo de tal intimação, do seu acusador ou do acto ilícito que porventura cometera é-nos, ao leitor, e é-o, ao senhor K., uma incógnita, que deambula indecifrável.
K. vê-se então envolvido num labiríntico e o claustrofóbico processo que o desgasta fisicamente e psicologicamente. O mais caricato é que ele desconhece o crime de que é acusado, e nem com a contratação de um advogado, a angústia do pacato bancário é amenizada. O Processo é uma obra que aprofunda o nosso entendimento sobre a lucidez, a nossa e a dos outros, e leva-nos a questionar sobre a burocracia dos procedimentos judiciais.
Ao longo de toda a narrativa, a prosa do autor de A Metamorfose é expressa em tom misterioso, de absurdeza e de surrealidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário