Os primeiros volumes da colecção 'Biblioteca da Academia', da Glaciar Editora, foram Os Romances de Machado de Assis e Dialética da Colonização. Actualmente, esta colecção que conta com o apoio da Academia Brasileira de Letras, tem treze títulos. O mais recente, Memórias de um Sargento de Milícias, quase ignorado pelos contemporâneos, é hoje considerado um dos grandes Clássicos da Literatura brasileira.A Colecção
A Biblioteca da Academia é um projeto conjunto da Glaciar e da Academia Brasileira de Letras. Funda-se no desejo de oferecer ao público português uma visão panorâmica altamente representativa da produção literária brasileira por meio das obras dos seus escritores académicos nos campos da ficção, da poesia e do ensaio.Texto de apresentação
«De facto, as Memórias constituem um dos poucos romances cômicos do romantismo nacional, afastando-se dos traços idealizantes que caracterizam boa parte das obras sérias dos autores de então. Publicadas na forma de livro pela primeira vez em 1854-1855, as Memórias são pioneiras em mais de um sentido: trata-se de um dos primeiros romances brasileiros, publicado quando o gênero ainda engatinhava entre nós, após as experiências iniciais de Teixeira e Souza e Joaquim Manuel de Macedo. O modo pelo qual as Memórias pintam a sociedade, representando-a a partir de um ângulo abertamente cômico e satírico, também era relativamente novo nas letras brasileiras do século XIX»
Do prefácio de Mamede Mustafa JaroucheO autor
Manuel Antônio de Almeida, escritor e jornalista brasileiro, militante na imprensa liberal, nasceu no Rio de Janeiro, em 1831 e faleceu em 1861. Além das Memórias de um sargento de milícias, publicadas primeiramente no jornal carioca Correio Mercantil entre 1852 e 1853 e depois em livro entre 1854 e 1855, escreveu também a ópera Dois amores (1961). Participou, com Machado de Assis e outros, da malograda tradução do trabalho O Brasil pitoresco, de Charles Ribeyrolles. Além disso, escreveu artigos e poesias na imprensa, vários deles assinados, mas a maioria sem assinatura, em virtude do anonimato que muita vez predominava nesse meio. Entre 1857 e 1859, exerceu o cargo de diretor da Tipografia Nacional, e foi ali que fez amizade com Machado de Assis. Parece ter passado por grandes apuros materiais. Formado em Medicina, com tese defendida em 1855, jamais praticou esse ofício. O valor de sua obra só foi efetivamente reconhecido no século XX, sobretudo a partir do Movimento Modernista, deflagrado em 1922.
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