Sinopse
Todos nós tememos as catástrofes que assolam a humanidade nos nossos dias. As constantes notícias sobre atentados terroristas, genocídios, instabilidade política e económica, desastres ambientais e novas doenças e pandemias podem levar-nos a perguntar: estaremos realmente a testemunhar o fim do mundo?
Neste livro, a célebre médium Sylvia Browne ajuda-nos a não temer o fim dos tempos. Demonstrando que o conhecimento é poder, analisa a forma como diversos povos e religiões consideram o fim do mundo, desde as antigas crenças sobre o Juízo Final até as previsões de profetas de diversas tradições.
Desde as profecias antigas dos Incas até à pandemia de 2020, O Fim dos Tempos esclarece todas as suas dúvidas sobre o fim dos dias e o que está por vir.
Uma leitura fascinante e perspicaz, ideal para todos aqueles que já se perguntaram o que o futuro nos reserva e o que podemos fazer para impedir uma catástrofe.
Páginas
quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
Está quase a chegar «O Fim dos Tempos», com previsões e profecias sobre o fim do mundo
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
Sobre uma pandemia mortal escreve Nora Roberts no seu novo romance
Em meados do Janeiro, a Chá das Cinco lança um novo livro de Nora Roberts, o primeiro título (Year One, 2017) da trilogia 'Crónicas da Escolhida'.
"O Primeiro Ano se equipara em intensidade a grandes clássicos apocalípticos como The Stand, de Stephen King." – The New York Times
"Eletrizante e arrebatador… Um romance intenso, hipnotizante e intrigante que sem dúvida vai ampliar ainda mais a legião de fãs de Nora Roberts." – Kirkus Reviews
Texto sinóptico
Chamam-lhe Flagelo – uma pandemia mortal que começa numa fria véspera de ano novo na zona rural da Escócia. A doença surgiu de repente e disseminou-se rapidamente. Poucas semanas depois, a rede elétrica falhou, a lei e o governo colapsaram, e mais de metade da população mundial foi dizimada.
Enquanto as pessoas adoecem e morrem, o terror e a loucura estendem-se por todo o planeta. Mas entre as ruínas e o caos há uma centelha de esperança: um grupo de sobreviventes aparentemente imunes ao vírus inicia uma viagem em direção ao desconhecido. Ninguém sabe como terminará, nem se haverá sobreviventes. A única coisa que se sabe é que alguns deles desenvolveram estranhos poderes que talvez os possam ajudar a instaurar uma nova ordem.
Porque se o mundo antigo chegou ao fim, o que se segue é um novo começo. Começa agora o Primeiro Ano.
Outra novidade de Janeiro da SdE: Femicídio.
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
«Femicídio» é o título de um novo romance policial que vem da Suécia
Pascal Engman é jornalista e já foi um dos repórteres mais destacados do Expressen. Desde a sua estreia na literatura em 2017, tem sido reconhecido unanimemente pela crítica pela sua elevada capacidade de transformar a realidade numa narrativa de relevância incrível num tempo cada vez mais brutal.Femicídio, o seu mais recente romance, o terceiro, será publicado em Portugal pela Saída de Emergência.
«Um dos melhores romances policiais suecos que li nos últimos anos... impossível de largar.» Camilla Läckberg
«Uma leitura negra sobre o caminho para onde o ódio nos conduz.» Fantastika BerättelserSinopse
Não há mulheres inocentes.
Com o feminismo e o movimento #metoo a ganharem força, está a crescer igualmente uma rede digital de homens que odeiam as mulheres. Eles autodenominam-se «Incels», refugiam-se nos recantos mais obscuros da Internet e estão unidos no seu desejo de vingança contra as mulheres que nunca olharam para eles.
A norte de Estocolmo, uma mulher é encontrada morta no seu apartamento, num ataque brutal que aponta para um único suspeito. No entanto, quando a detetive Vanessa Frank assume a investigação fica com a sensação de que está em falta um elemento fundamental.
Quando a investigação começa a apontar para o possível envolvimento da sinistra rede de Incels nos crimes, Vanessa questiona-se se o ódio destes misóginos os poderá levar a um ataque em massa, imprevisível e num lugar supostamente seguro para as mulheres…
Outra novidade da SdE: O Primeiro Ano, de Nora Roberts.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
O novo livro de Margarida Rebelo Pinto
A autora de Sei Lá (1999) está de regresso com um novo romance. A Certeza do Acaso é «um romance sério e maduro que reflete o limbo e a incerteza do mundo atual, alertando para o perigo das relações impossíveis que deixam vidas encalhadas e corações em estado de sítio.»
Neste seu 18.º romance, Margarida Rebelo Pinto faz-nos reflectir que «todos precisamos de sonhar para viver, mas às vezes é preciso mudar de sonhos.»
sábado, 26 de dezembro de 2020
O livro que deu origem a 'Gambito de Dama', a série mais vista de sempre da Netflix
The Queen's Gambit / Gambito de Dama é a minissérie mais vista de sempre na Netflix. O romance homónimo que inspirou esta série foi publicado em 1983, e desde essa data tornou-se um livro de culto para jogadores de xadrez em particular e amantes do grande romance americano em geral. Um segredo que, de repente, explodiu no final de 2020, com a estreia da série baseada nesta história, conquistando o mundo inteiro em tempo recorde.
Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), a protagonista, já é um ícone na mente de milhões de fãs de Gambito de Dama: órfã, solitária, viciada em várias drogas, competitiva, frágil, óptima. Uma Mozart do xadrez cuja inteligência lhe traz sucessos e problemas.
Este romance viciante, acelerado e com uma tensão que não diminui a cada jogo, a cada viagem, a cada momento de abandono da protagonista, que sempre oscila entre o sucesso e o abismo, ficará no coração dos leitores.
À venda a partir do dia 23 de Março.Walter Tevis (1928-1984) foi um escritor e contista norte-americano. Além de Gambito de Dama - que será publicado em Portugal no início de Fevereiro -, outros seus livros foram adaptados para o cinema: Desafio à corrupção (1959), O homem que caiu na Terra (1976) e A cor do dinheiro (1984).
Elogios da crítica:
«Apaixonante. Uma leitura viciante.»
Financial Times
«Hipnótico.»
Newsweek
«Beth Harmon é uma criação inesquecível - e Gambito de Dama é a obra mais consumada e comovente de Walter Tevis.»
Jonathan Lethem
«Gambito de Dama é puro entretenimento. É um livro que releio frequentemente... pelo puro prazer e pela habilidade do autor.»
Michael Ondaatje
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
«A Varanda», de Melissa Castrillón
Um livro recomendado para pais e educadores que querem abordar com as crianças o tema da mudança. É este o propósito do álbum ilustrado A Varanda, da autoria da designer e ilustradora Melissa Castrillón.
Depois de ilustrar cinco livros para crianças com texto de outros autores, como If I Had a Little Dream, Yellow Kayak e Un silenzio perfetto, e de se estrear como autora-ilustradora (em Maio de 2019) com Mighty Min, esta artista inglesa apresenta o seu novo livro, publicado originalmente em Setembro do ano passado.
A menina protagonista desta história muito parca em texto, tem bochechas rosadas e cabelo escuro curto e vive feliz no campo, onde a natureza a presenteia com flores e jardins belos. A alegria e bem-estar desta criança é ameaçado quando, num dia, o carteiro traz uma carta para a sua mãe, informando-a de que foi admitida num novo emprego… na cidade.
As palavras «adeus» e «esperança» acompanham as ilustrações em que a viagem desta família – pai, mãe e filha – rumo ao “desconhecido” se inicia.
Chegados ao alvoroço da cidade, repleta de edifícios, a família instala-se no apartamento e arrumam os seus pertences. A varanda da casa é o compartimento da casa onde a menina se sente mais confortável. Ela, para amenizar a estranheza que o seu novo meio lhe proporciona, planta uma semente num vaso na pequena varanda. Assim que a flor floresce dia após dia, ganhando proporções descomunais, chamando a atenção da vizinhança, o seu medo e descontentamento face à mudança, vai-se desvanecendo.
Uma história enternecedora que vai fazer reflectir pequenos e graúdos sobre a importância de se aceitar as mudanças e tirar proveito das vicissitudes.
É muito raro livros infantis terem tão pouco texto. A Varanda prova que uma bela história pode ser contada quando o ilustrador transmite sentimentos e emoções somente através das ilustrações, com lápis, pincéis e paletas. A linha, o traço curto e cores quentes predominam toda a parte gráfica deste álbum, que revela uma mensagem poderosa, acessível a leitores de uma ampla faixa etária.
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
É reeditada a fábula «Viagem ao País da Manhã», de Hermann Hesse
A Cavalo de Ferro volta a reeditar uma das obras maiores de Hermann Hesse. Fica disponível a 13 de Janeiro Viagem ao País da Manhã, livro «escrito como uma fábula e com um desfecho inesperado e surpreendente (...) encoraja o leitor a desconfiar da realidade visível, propondo-lhe, ao invés, por meio de um nomadismo radical e interior, uma viagem perpétua em busca da autenticidade, da pureza do espírito e da união com o todo universal.
Sinopse
H. H., protagonista desta aventura inaudita, é convidado a integrar uma Ordem secreta e a participar numa viagem única, cujo fim não é alcançar um destino geográfico, mas outra dimensão da realidade. Os participantes nesta viagem atravessam o tempo e o espaço, rumo ao «País da Manhã», encontrando pelo caminho muitas personagens, reais e ficcionais. Contudo, a harmonia inicial quebra-se, degenerando em conflito. O grupo rompe-se e os seus membros separam-se, prosseguindo o caminho por sua conta. Só anos mais tarde H. H. terá consciência do seu próprio papel no falhanço da expedição.
Deste autor Nobel de Literatura, a editora tem publicado Uma Biblioteca da Literatura Universal.
Duas publicações que sairão em Janeiro pela Editora Nascente
A 13 de Janeiro próximo, a Nascente publica Curados: A Ciência Revolucionária por Detrás das Histórias de Cura Espontânea, um livro pioneiro que analisa recuperações inexplicáveis de condições médicas potencialmente fatais, incluindo o cancro.
O autor, Jeffrey Rediger é médico, mestre em teologia, psiquiatra na Harvard Medical School e diretor clínico no Hospital McLean, em Massachusetts, uma das instituições psiquiátricas mais antigas e respeitadas dos Estados Unidos, líder na pesquisa inovadora em neurociência.
Para Bessel van der Kolk, médico psiquiatra especialista mundial nos efeitos do trauma, e autor do livro O Corpo Não Esquece (Lua de Papel, 2020), este é «um trabalho fantástico. Repleto de ciência inovadora e de casos reais poderosos e surpreendentes. Oportuno e muito bem escrito. Toda a gente deveria ler este livro.»
Para a comunidade médica, as recuperações «milagrosas» são casualidades e, como não se encaixam no seu quadro de referências, são arquivadas e esquecidas.
Em 2003, o Dr. Jeffrey Rediger iniciou um rigoroso trabalho de investigação sobre a remissão espontânea que incluiu entrevistas a sobreviventes de doenças incuráveis. Curados apresenta a sua maravilhosa jornada de pesquisa e revela as suas extraordinárias conclusões.
Cada uma destas fascinantes histórias mostra-nos a importância de criar um ambiente biológico na preparação de um caminho para a cura. O Dr. Rediger revela-nos os padrões que estão por detrás destas curas incompreensíveis e os princípios físicos e mentais a que chama os «quatro pilares» da saúde: o sistema imunitário, a nutrição, a resposta ao stress e a identidade.
No mesmo dia chega às livrarias uma nova edição, revista e aumentada, de Vencer a Depressão com a Psicologia Positiva, de Miriam Akhtar, escritora, jornalista e investigadora britânica.
Nesta obra, o leitor poderá conhecer a ciência da felicidade e aprender técnicas que funcionam como antidepressivos naturais.
Cuide da sua saúde mental, concentre-se nos seus pontos fortes e aprenda a ser feliz.
O nosso século está mergulhado numa calamidade em forma de doença mental. A depressão afeta 350 milhões de pessoas em todo o mundo e, na Europa, é Portugal o país com a prevalência mais alta. Quem já sofreu de depressão sabe que a medicação nem sempre é a melhor solução. Então, qual é? A resposta está na psicologia positiva e neste livro.
Em vez de procurar identificar a causa do mal-estar e reduzir os níveis de stress e ansiedade, a psicologia positiva, enquanto estudo científico, tem como principal objetivo elevar os níveis de felicidade e bem-estar, transformando a energia negativa numa atitude positiva perante a vida.
Com uma abordagem inovadora, as técnicas usadas neste livro irão não só ajudá-lo a ultrapassar a depressão, como a reduzir as hipóteses do seu aparecimento ou de ter uma recaída.
domingo, 20 de dezembro de 2020
Novo livro do autor de «A Arte Subtil De Saber Dizer Que Se F*da»
O autor americano do sucesso de vendas internacional A Arte Subtil De Saber Dizer Que Se F*da, um dos livros mais vendidos em 2018 e 2019, e que liderou as listas em Portugal e no Brasil durante o primeiro semestre deste ano, está de volta com um novo livro.
A Arte Subtil de Saber Seduzir (Models: Attract Women Through Honesty, 2011), um «livro revolucionário que explica a sedução sem mentiras nem manipulação», chega a Portugal em meados de Janeiro de 2021.
De Mark Manson está publicado também no nosso país Está Tudo F*dido (2019).
As técnicas de sedução tradicionais são uma treta. Para Mark Manson, a sedução é um processo emotivo e não físico ou social, um processo que envolve criar empatia com as mulheres em vez de as impressionar. O que importa é a intenção, a motivação e a autenticidade. Para melhorar a sua vida amorosa, deve melhorar a sua vida emocional – a forma como se sente e como se exprime perante os outros.
Divertido, irreverente e atrevido, A Arte Subtil de Saber Seduzir não é apenas mais um livro com técnicas de sedução e frases feitas prontas a usar. É um guia honesto sobre a forma como um homem pode atrair uma mulher sem fingir comportamentos, sem mentir e sem imitar os outros.
Livro compila vários ensaios de George Orwell
Do autor de 1984 e O Triunfo dos Porcos, a 14 de Janeiro chega às livrarias George Orwell - Ensaios, uma colectânea de ensaios do escritor, jornalista e político inglês que nasceu em 1903 e faleceu em 1950.
O Orwell ensaísta que o público português conhece é essencialmente o Orwell político. Sem descurar essa dimensão incontornável do autor, a presente coletânea pretende dar a conhecer várias das suas outras facetas que frequentemente ficam esquecidas ou são menosprezada.
Assim, a coletânea inclui ensaios sobre o policial, a literatura infantojuvenil e outras manifestações da cultura de massas, bem como outros sobre a natureza, o imperialismo e as questões identitárias.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Está prestes a sair a biografia política de Joe Biden, o próximo Presidente dos EUA
No mesmo dia em que chega às livrarias portuguesas Kamala Harris - Uma Vida Americana, a Actual Editora publica o livro Joe Biden - Do Homem ao Presidente, da autoria de Evan Osnos, um dos mais talentosos repórteres da The New Yorker.
O livro é, segundo pode-se ler no texto sinóptico, um "retrato revela a longa e agitada carreira de Biden no Senado, os oito anos como vice-presidente de Obama, a sua travessia no deserto político depois de ser preterido por Hillary Clinton, em 2016, a decisão de desafiar Donald Trump e a escolha da senadora Kamala Harris como sua companheira de corrida."«Joe Biden é um hábil retrato do homem e do político, apresentando uma imagem do candidato democrata algo inesperada.» The Washington Post
Novos livros com o selo da editora Caleidoscópio
Estas são duas novidades da ORO, uma chancela da ressurgida editora Caleidoscópio.
de Leonor Senna
Leonor Senna narra acontecimentos e episódios vividos ao longo de nove décadas, que nos agarram ao texto, quer num clima divertido, quer dramático, quer intensamente romântico, sem no entanto abdicar das normais referências biográficas.Vamos conhecendo uma personagem de convicções precocemente vanguardistas, defensora dos direitos humanos, da liberdade política e religiosa não fundamentalista, da igualdade mental dos sexos, e que aproveita a diversidade e os opostos do seu meio familiar, superando circunstâncias adversas com uma coragem e força pouco comuns.
Vamos encontrando referências aos usos, costumes e políticas das várias épocas atravessadas, que ora nos fazem sorrir, ora indignar.
Porém, a coerência que procura manter nem sempre é possível na simultaneidade de um espírito aberto, sensível e aventuroso, e somos surpreendidos por ousadas aventuras de perigo e de paixão.Este livro, que aborda pedagogias, economias, e interessantes percursos turísticos e gastronómicos, transmite uma mensagem de alegria, esperança, amor abrangente, e a convicção da importância de cada um na construção de um futuro sociopolítico mais equitativo e defensor da natureza.
Esta biografia, rica em situações ora simples, ora complexas, não deixará ninguém indiferente.«Finalmente vem a lume a biografia de uma das mais extraordinárias mulheres da sociedade portuguesa, Leonor Senna. (...) Foi das primeiras mulheres a formar-se em Arquitectura e conta-nos, nestas linhas, como conseguiu manter as rédeas das suas ideias progressistas, artísticas, mas sobretudo sociais e culturais, num mundo dominado pela vontade masculina.» Joana Mello
de Laura do Céu
Nesta sua estreia literária, Laura do Céu, pseudónimo de Soraia Simões de Andrade, procura uma linguagem ficcional a partir da autobiografia, entendida não como representação mimética de um percurso de vida da autora, mas como a ficcionalização da trajetória que a consciência subjetiva da narradora empreende em busca de compreensão do seu lugar no mundo.Dois eixos me parecem igualmente determinantes e imbricados na estruturação desta narrativa: a reflexão sobre a dimensão proteica da perda, codificada nas perdas pessoais da narradora, na fabulação do corpo em perda e do confinamento hospitalar, e nos caminhos que essas perdas abrem em termos da autocompreensão e da afirmação do sujeito da escrita; e a coincidência desse processo de descoberta e afirmação pessoais com o lento despertar da consciência cívica e da liberdade criativa e do lazer numa jovem democracia na periferia da Europa.
O episódio da professora Cassilda e de como ela deixa de reguar os seus alunos é talvez o melhor indício da importância deste registo, como o metrónomo, com a sua história anticolonial, é o objeto que melhor marca um tempo fora dos gonzos, as ressurgências palimpsésticas da moralidade patriarcal na confluência do mundo rural e da urbe provinciana. A unir estes dois eixos está o trabalho romanesco sobre o nome próprio, e que cimenta a dimensão autobiográfica ficcional desta narrativa: a autobiografia é sempre o relato da conquista de um nome.
O nome é o pior de todos os epítetos dispensados pelos colegas de escola à pequena Zoraide, e deixou de ser um problema apenas no culminar de um ato de coragem em que ela se insurge contra o abuso físico e psicológico da professora sobre os alunos, um dos rostos serôdios do outro tempo, e assim afirma e institui a consciência de um novo direito.
O motivo da escrita como costura merece atenção especial: costura entre o vivido e o diário, e entre o diário e a sua distensão crítica na efabulação. Este é um motivo que conjura uma das figuras mais poderosas do livro, a da cicatriz que a mãe exibe à filha sempre que lhe ralha, como marca de que o nascimento é para esta narradora uma história sem remate anunciado.
Biografia de Kamala Harris é publicada em Portugal
Chega a Portugal na segunda quinzena de Janeiro a biografia da primeira mulher negra a candidatar-se a vice-presidente dos Estados Unidos. Kamala Harris - Uma Vida Americana é da autoria de Dan Morain, jornalista que acompanhou de perto a carreira da advogada e política norte-americana Kamala Harris, desde o seu mandato no Ministério Público em São Francisco até à sua nomeação como procuradora-geral da Califórnia, passando pela sua eleição como senadora da Califórnia, em 2016.Sinopse
Uma biografia reveladora, descrevendo como a filha de dois imigrantes na Califórnia segregada se tornou um dos atores políticos mais poderosos do país. Há muito pouco de convencional em Kamala Harris, e, no entanto, a sua história representa o melhor da América.
Neste livro, o jornalista Dan Morain descreve a carreira de Harris desde que, enquanto procuradora do Ministério Público, teve de lidar com casos de abusos de crianças e homicídios, até à sua recente eleição. Morain conduz-nos através dos anos de Harris na Procuradoria Distrital de São Francisco, explora o seu audacioso apoio ao então desconhecido Barack Obama e mostra como teve de conquistar a pulso o seu lugar no Senado dos EUA.
Analisa o seu fracasso como candidata presidencial e a campanha de bastidores que empreendeu para conseguir o lugar de vice-presidente. Pelo caminho, pinta um quadro vívido dos seus valores e prioridades.
Joe Biden - Do Homem ao Presidente é outra novidade da Actual Editora.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
«Mimi e Rogério - A Volta ao Mundo», de Valerie Thomas e Korky Paul
Editora: Gradiva
Data de publicação: Setembro 2020 N.º de páginas: 28 |
Chegou recentemente às livrarias uma nova história da Mimi e do seu fiel companheiro. Como é apanágio desta série de sucesso, em Mimi e Rogério - A Volta ao Mundo os leitores podem esperar aventuras endiabradas e inóspitas, conspiradas por esta dupla que tem encantado os leitores desde 1987.
A bruxa e o seu grande gato preto, o Rogério, estão a visitar uma biblioteca. Mimi depara-se com um livro com imagens magníficas de animais e tem uma ideia: «Vamos viajar pelo mundo e conhecer todos os animais deste livro». Após requisitarem o livro à bibliotecária, levam-no consigo, e assim iniciam uma viagem ao redor do mundo.
Mimi agita a sua varinha mágica e diz a palavra mágica «Abracadabra» e, num traz, girafas, camelos, cangurus e outros animais aparecem, enquanto vão virando as páginas. No entanto, como sempre, as suas aventuras não são sempre isentas de percalços e sustos, principalmente para o gato, que é alvo de algumas investidas por parte dos animais selvagens esfomeados.
Em Mimi e Rogério - A Volta ao Mundo (tradução portuguesa assinada por Helena Rafael), Valerie Thomas (através do texto) e Korky Paul (autor das ilustrações) guiam-nos pelo mundo animal, um tour completo, repleto de emoção e diversão. É uma nova história da simpática bruxa que nunca deixa de surpreender, e que vai encantar os mais pequenos.
Outro livro desta série alusivo ao Natal, também publicado pela Gradiva: Mimi e Rogério – Uma Surpresa para o Pai Natal (2018).
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
Livro com dicas úteis para quem quer tirar fotografias com câmara digital e smartphone
A editora FCA Design acaba de publicar o livro Fotografia Com Câmara Digital e Smartphone, escrito pelo engenheiro e fotógrafo Alexandre Barão, com revisão técnica do fotógrafo e realizador de moda João Carlos, e ilustração de Filipe Duarte.
A fotografia é uma realidade ao alcance de todos e o smartphone é o instrumento mais utilizado para tirar e publicar imagens. Partindo deste argumento, este novo livro une conceitos estéticos e estratégias técnicas através de uma escrita didática, simples e acessível, para todos os que pretendem aprender um pouco mais sobre o mundo da fotografia digital. Inclui, por isso, mais de 300 fotografias de exemplo, 100 dicas e 80 ilustrações, entre outros conteúdos de relevo.
A obra fornece aprendizagens completas e transversais a todo o processo fotográfico, em vertentes como o campo da composição da imagem, luz e cor, exposição e profundidade de campo, técnicas fotográficas criativas, diferentes áreas da fotografia e divulgação de trabalhos fotográficos.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
Os primeiros romances que a Presença nos reserva para 2021
As primeiras novidades literárias de 2021 da Editorial Presença já são conhecidas. Trata-se de A Estrada de Prata e Luzes do Sul.
O primeiro, é o romance de estreia da sueca Stina Jackson, um livro «envolvente e perturbador», segundo o Guardian. A tradução para português esteve a cargo de Elin Baginha.
Após O Livreiro de Paris, a escritora Nina George apresenta-nos «um romance poético sobre a alquimia da literatura e os diversos tipos de amor.»
A filha de Lennart desapareceu há três anos numa zona remota do norte da Suécia. Desde então, Lennart percorre de carro a Estrada de Prata sob o sol da meia-noite, procurando desesperadamente a sua filha - ao mesmo tempo que tenta encontrar-se a si próprio, encontrar redenção.Entretanto, Meya, de 17 anos, chega à cidade em busca de um novo começo. Tem a mesma idade da filha de Lennart - uma jovem à beira da idade adulta. no entanto, para Meya, existem perigos neste local isolado.À medida que a escuridão do outono se aproxima lentamente, as vidas de Lennart e Meya cruzam-se de forma trágica e assustadora, como nunca poderiam ter imaginado.
«Os livros não são para cobardes.» Quando o comerciante de velharias Francis Meurienne inaugura, em 1968, a Biblioteca Itinerante Philis, em Nyons, tem de enfrentar inesperadamente a desconfiança inicial da população da Provença. Tem sempre a seu lado uma menina de doze anos, com um dom singular: Marie-Jeanne consegue ver o Amor, literalmente, e que corações estão destinados uns aos outros.
Mas como irá usar essa dádiva?
E como poderá a magia dos livros ajudá-la nessa missão?
Nina George presenteia-nos com o livro que, no seu bestseller O Livreiro de Paris, constitui a âncora de salvação de Monsieur Perdu e lhe indica o caminho a seguir.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
«Mitologia Grega e Romana», o grande clássico da literatura mitológica agora editado em Portugal
No primeiro mês de 2020 foi publicado em Portugal pela Antígona Dicionário da Mitologia Grega e Romana, do historiador e latinista francês Pierre Grimal (1912-1996). Agora, no último mês do ano, a A Esfera dos Livros recupera uma obra imprescindível e de referência da literatura mitológica: Mitologia Grega e Romana, de Pierre Commelin (1837-1926). Este autor foi um dos grandes tradutores e escritores da sua geração, traduzindo as grandes obras dos autores clássicos.
A mitologia faz parte do nosso imaginário coletivo e da nossa cultura. Presente na arte, na literatura ou na música, atravessa os lugares mais profundos da nossa consciência e a experiência do ser humano através de grandes histórias.
Este livro, publicado no final do século XIX, profusamente ilustrado e considerado um dos grandes textos clássicos nesta matéria, aproxima pela primeira vez o leitor português da história da origem dos tempos, dos deuses do Olimpo, das divindades, do mundo infernal ou dos heróis e das lendas do mundo antigo, com um estilo claro e simples que nos ajudará a perceber e aprofundar os grandes acontecimentos e as personagens da mitologia grega e romana.
Outras publicações recentes da editora: biografias de Sá Carneiro e Salazar.