segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

«Mimi e Rogério – Uma Surpresa para o Pai Natal», de Laura Owen e Korky Paul


Editora: Gradiva
Data de publicação: Outubro 2018
N.º de páginas: 128

A série infanto-juvenil que desde 1987 celebra a amizade, companheirismo e diversão entre uma bruxa e o seu gato, tem um novo volume alusivo à época natalina. Depois de em 2016 ter sido lançado pela Gradiva Mimi e Rogério Ajudam o Pai Natal (obra mais indicada para o público infantil), chega-nos agora uma história mais longa, em formato mais pequeno, cujo leitor-alvo é o juvenil.
A premissa desta nova aventura de Mimi e Rogério surgiu de modo inopinado, quando ambos estavam escrevendo as suas cartas para o Pai Natal, e a bruxa se lembra do seguinte: quem dá presentes ao Pai Natal?
«É tão triste pensar no pobre Pai Natal a pendurar a sua meia todos os anos e todas as manhãs de Natal encontrá-la ainda vazia. E isso depois de ter enchido multimilhões de outras meias com presentes?»
Assim, após um plano ser delineado, ambos decidem ir a uma escola e coligir ideias que as crianças têm para presentes a oferecer ao Pai Natal. São exemplos uma bola de futebol coberta de açúcar, faróis para o trenó e luvas com patas de gatinho. Ao irem a uma loja para comprarem esses presentes, eles escolhem também um urso de peluche, mas sendo «demasiado pequeno para uma pessoa grande como o Pai Natal», Mimi decide fazer uso dos seus poderes e… abracadabra!, surge uma ursa polar gigante que os acompanha até o Polo Norte. De trenós repletos de presentes, os três partem numa viagem «magnifitástica» e «esplendidástica» rumo à casa do Pai Natal. Será que o senhor com barbas brancas gostará da surpresa preparada por este par de aventureiros irresistíveis?
Mimi e Rogério – Uma Surpresa para o Pai Natal (publicado originalmente em Inglaterra a 4 de Outubro deste ano sob o título Winnie and Wilbur: The Santa Surprise), é um livro repleto de aventuras divertidas protagonizadas por um duo (criado por Valerie Thomas) que há mais de 30 anos tem encantado crianças e adultos em todo o mundo. Laura Owen, que escreve livros infantis há cerca de vinte anos, com mais de oitenta livros publicados, consegue nesta obra evocar o espírito natalício, adicionando suspense e adrenalina ao longo dos 11 capítulos.
Esta história não seria a mesma sem o trabalho artístico do premiado ilustrador de livros infantis Korky Paul, que preparou para esta história de Natal ilustrações que resumem bem o périplo de situações inusitadas que surgem página após página.

1 comentário:

Fernanda Costa disse...

Estes livros para os mais novos estão cada vez mais deliciosos e cativantes. Boa forma de incentivar à leitura.