Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

Novidade infantil: «A Almofada Mágica do Coelho Tomás»

As psicólogas e investigadoras Filipa Pimenta e Ivone Patrão, e a editora PACTOR Kids, apresentam o 5.º livro da sua colecção infantil: A Almofada Mágica do Coelho Tomás. Uma obra para crianças a partir dos três anos sobre a importância que uma boa noite de sono tem para o seu desenvolvimento. 

Esta é uma história divertida sobre a importância do sono e da promoção de comportamentos saudáveis, como a alimentação e o exercício físico. Com ilustrações assinadas por Mónica Catalá, este livro inclui sugestões e dicas para os pais e uma actividade para desenvolver na escola.   

Sinopse
O coelho Tomás é bastante irrequieto e curioso. O coelhinho gosta de passar o seu dia cheio de energia na escola, mas quando chega à sua Toca, o Tomás sente-se cansado e, embora ainda tenha vontade de brincar, a verdade é que vai ter de deixar o seu sono chegar para a sua almofada fazer magia. 

Conhece os títulos anteriores desta série infantil muito pedagógica, clicando aqui e aqui.

Novo romance de Florencia Bonelli é lançado pela Planeta

Florencia Bonelli, uma das autoras mais vendidas do género romântico, propõe-nos no seu novo romance, uma história contemporânea sobre como o primeiro amor é transcendental e profundo.
O Feitiço da Água dará entrada nas livrarias a 5 de Abril, pela primeira vez com o selo da Planeta.
Por dentro do Terceiro Reich - Memórias é um testemunho valioso de Albert Speer (1905-1981), um homem que durante 12 anos esteve ao lado de Adolf Hitler. Como seu amigo próximo, como arquiteto do regime, como ministro do Armamento e, por fim, como seu crítico. Speer traça, nestas memórias, um retrato completo e único do regime nacional-socialista e do seu líder. Estas memórias são um documento único para compreender um período fulcral da nossa história recente.
Esta obra tem o cunho da Crítica, uma chancela da Planeta.

Outra novidade da Planeta para este mês: Especialista em Pessoas, de Tiago Brunet.

terça-feira, 29 de março de 2022

Obra de historiador da arte faz uma síntese sobre a arquitetura portuguesa


Paulo Pereira é historiador da arte, mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e doutor em História da Arquitetura pela FAUTL.É professor auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Publicou o volume Arte Portuguesa - História Essencial (Temas e Debates, 2011). Publicou também a coleção Decifrar a Arte Portuguesa (Círculo de Leitores, 8 vols., 2014) e a coleção Arte e Ciência (Círculo de Leitores, 5 vols., 2018).

Arquitetura Portuguesa - História Essencial é o seu mais recente livro, que a Temas e Debate publicará em meados de Abril.

«Os interessados em história da arquitetura, profissionais ou amadores, alunos ou professores, não possuíam à sua disposição uma síntese substancial apta a ser consultada para a recolha de informação essencial e até para conhecer problemáticas pendentes neste domínio. O mundo complexo em que vivemos, a projeção da arquitetura como um produto da humanidade ao longo do tempo, carecia de uma explicação que tendesse para o global, e isto muito particularmente em Portugal. […] E assim, apresento aqui, sempre com um agradecimento especialíssimo aos que produziram saber nesta área - dos quais dependo em boa parte - a síntese das sínteses sobre a arquitetura portuguesa, organizada de forma cronológica.»

domingo, 27 de março de 2022

Novos livros de Literatura de Viagem

Os primeiros títulos que inauguram a colecção Viagens, das Edições Desassossego, sairão a 7 de Abril.
O Odor da Índia
, de Pier Paolo Pasolini

A cada momento há um cheiro, uma cor, um sentido que é a Índia.
Em 1961, Pasolini visitou a Índia pela primeira vez. As emoções e sensações vividas são tão intensas que o levam a escrever este diário de viagem. Pasolini vagueia atentamente pela caótica realidade que encontra, uma Índia que é terna e bárbara, mágica e miserável, oprimida por tradições em declínio e, ainda assim, vibrante de cor e vida. Os templos de Benares, as noites de Bombaim, todo o encanto de uma terra fascinante e, ao mesmo tempo, o horror da existência que aí nos conduz são transmitidos com a originalidade de um dos maiores escritores italianos.

O Leopardo-das-Neves
, de Peter Matthiessen

Uma extraordinária odisseia espiritual de um homem em busca de si mesmo.
Em 1973, Peter Matthiessen e George Schaller viajaram até às remotas montanhas do Nepal para estudarem o Carneiro-azul e observarem o raro e mítico Leopardo-das-neves. Matthiessen estava igualmente numa jornada espiritual para encontrar o lama de Shey no Mosteiro de Cristal.
Com o desenrolar da viagem, Matthiessen descreve o seu caminho interior e exterior, aprofundando a compreensão budista da realidade, do sofrimento, da impermanência e da beleza.
Um relato extraordinário de uma viagem física e espiritual que se converteu numa verdadeira peregrinação pela essência da vida.

sexta-feira, 25 de março de 2022

As novidades de Março da Pactor

Além da obra infantil A Almofada Mágica do Coelho Tomás, listo os títulos dos novos lançamentos da Pactor Editora, cujas informações mais gerais, podem ser consultadas aqui.

Educação para a Paz Global Sustentável
de Hermano Carmo, Fernando Serra e Helena Águeda Marujo

Estruturado em duas partes, a primeira dedicada aos fundamentos de uma educação para a paz e a segunda às diferentes vertentes de intervenção, este livro pretende constituir-se como um manual de apoio, não só nos estudos de educação para a paz, mas também no domínio dos direitos humanos e da cidadania.

Neurociências e Inteligência Emocional
de João Ascenso

As Neurociências assistiram a uma evolução científica enorme nos últimos 20 anos, graças aos estudos que utilizam o método de ressonância magnética funcional e que permitem estudar conceitos clássicos da Psicologia com base cerebral, particularmente as emoções e a inteligência emocional.
Estes avanços permitiram compreender melhor os mecanismos cerebrais das emoções e da inteligência emocional, como o processo de autoconsciência emocional, as bases neurais do self, o autocontrolo emocional, os relacionamentos humanos e a sua relação com o cérebro.
O presente livro apresenta, de forma clara, simples e estruturada, uma compreensão de como as Neurociências ajudaram no entendimento dos mecanismos neurais de todas as emoções e de todos os mecanismos cerebrais associados à inteligência emocional (...)

Marine Antunes explica, no seu novo livro, como descomplicar o cancro


A Marcador lança a 6 de Abril Manual para Descomplicar o Cancro, de Marine Antunes, autora do projeto 'Cancro com Humor', que  tem vindo a ajudar doentes oncológicos através dos seus livros (Cancro com Humor, Cancro com Humor 2 e Teorias de uma (NOT) Atinadinha), palestras motivacionais e, claro, do seu humor.

Sinopse
DESCOMPLICAR. É essa a missão deste livro. Roubar-te sorrisos ou até gargalhadas é um objetivo também. E é por isso que ao longo destas páginas irei apresentar-te diferentes e distintos profissionais de saúde da área da oncologia que admiro muito e que convidei para descomplicarem comigo. E tornar mais fácil não significa ser leviano e muito menos desinteressado.

Se o cancro é uma doença tão dura, não devemos pelo menos tentar que a informação seja comunicada de forma leve? Se complicarmos o cancro, não complicamos também a vida da pessoa que é diagnosticada com ele?
Com a participação de três oncologistas, Diogo Branco, Joana Augusto e Joana Febra, da enfermeira oncologista Sara Torcato, de Andreia Costa, sobrevivente oncológica e enfermeira, da psicoterapeuta Tânia Costa, da nutricionista Magda Roma e de Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Pergaminho lança guia ilustrado inspirador, de mestre budista

Shinsuke Hosokawa é sumo sacerdote de um templo zen budista em Tóquio, e autor de vários livros de divulgação do zen, todos grandes sucessos de venda internacionais. Sabedoria Zen para Mentes Ansiosas, que a Editora Pergaminho agora publica, é um desses títulos.

Sinopse
Não existe cura para a ansiedade Porque não existe cura para a vida.

Não há remédio para a mente inquieta Porque a mente é inquieta por natureza.
Há apenas duas coisas: O Aqui. O Agora.
Uma recolha de ensinamentos simples que permitirão reencontrar a calma e a harmonia que já residem no fundo do seu coração, e estão apenas obscurecidas pela ansiedade e pelo excesso de pensamentos.

Excerto
s
«Nada é certo e nada é permanente na vida. Nada é imutável e eterno.»

«Tenta lidar com os outros com flexibilidade… Tenta, para viver, adaptar-te aos outros.»

«Faz com que cada dia seja importante, pois não sabemos o que nos traz o amanhã.»