O fascinante novo livro do silvicultor e ecologista alemão Peter Wohlleben, autor de A Vida Secreta das Árvores e de A Vida Secreta dos Animais, chega a 20 deste mês às livrarias, numa tradução assinada por Margarida Pacheco Nunes.
Sinopse
Seremos nós a controlar as nossas vidas - ou será que, como todos os outros animais, somos guiados pelos nossos instintos? Esta parece ser a hipótese mais válida, pois, incapazes de projetar o futuro a longo prazo, tratamos apenas das nossas necessidades mais imediatas, saqueando os recursos do planeta e avançando a passos largos para a extinção.
Peter Wohlleben oferece-nos uma perspetiva única sobre a verdadeira natureza humana. Através de surpreendentes comparações com os mundos da flora e da fauna, demonstra que o homem não é de todo o ápice da evolução, mas que temos ainda muito que evoluir. Só compreendendo a natureza humana e aceitando a influência tremenda que tem em nós, poderemos abrir novos caminhos, em direção a um futuro que valha a pena viver.
Excerto
«As questões relacionadas com a nossa natureza animal são cruciais na luta contra as alterações climáticas e a destruição do ambiente. Atualmente, estamos a tentar resolver todos os problemas prementes como se fôssemos superiores às outras espécies devido às nossas capacidades intelectuais. No entanto, quando nos apercebemos de que, em última análise, continuamos todos no mesmo barco, devemos pensar urgentemente noutras estratégias de solução.»
Também a 20 de Junho, será publicado, pela Temas e Debates, o livro Os Mentirosos da Natureza e a Natureza dos Mentirosos.
Páginas
▼
Sem comentários:
Enviar um comentário