Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2022

A participação da elite alemã no Holocausto é abordada no romance «O Engenheiro da Morte»

O gás da morte e a corrupção no interior do regime nazi. Este é o mote de O Engenheiro da Morte, um romance que desvenda a natureza humana. De Marcio Pitliuk, o mesmo autor do romance A Alpinista (Gradiva, 2021).


Sinopse
Hitler avança na conquista da Europa. Crescem os campos de trabalhos forçados e extermínio. É preciso eliminar quem não tem utilidade para o III Reich, e mais ainda os que passaram a ser considerados inferiores, não enquadrados no ideário de pureza da raça. Há que encontrar uma solução económica de grande escala para um problema em escalada. Carl era um simples engenheiro químico numa grande empresa alemã.
Terminada a guerra, abre a porta ao passado à procura de justiça.
Um livro que mostra a importância das grandes empresas na prossecução do ideário nazi. A ficção rigorosamente documentada a lembrar que a memória da guerra não deve ser esquecida.

sábado, 28 de maio de 2022

Novos Retratos da Fundação FMS, nas livrarias a 31 de Maio

A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem como missão estudar, divulgar e debater a sociedade portuguesa. Com liberdade e independência.
Em três novos Retratos, descobre a aventura dos emigrantes portugueses para o meio do Pacífico, o bosque dos carmelitas descalços no Buçaco e os bastidores da vida dos actores em Portugal.

Mandem Saudades, de Mário Augusto
Sabia que o instrumento musical típico do Havai, o ukelele, é o cavaquinho alterado por madeirenses para ali emigrados? Ainda hoje essa herança e muitas outras tradições são acarinhadas por portugueses de terceira e quarta gerações que habitam aquelas ilhas. Este livro conta a história dos seus antepassados, cerca de 27 000 portugueses que, no final do século XIX e até 1913, fizeram uma longa rota de emigração para o meio do Pacífico. Nesta debandada só iam os mais desesperados pela fome e pela miséria, os que nada deixavam para trás. Não podendo pagar de antemão a viagem, aguardava-os um contrato que os prenderia por longo tempo ao duro trabalho nos campos de cana-de-açúcar. Pelo caminho, morriam dezenas de homens, mulheres e crianças, e os que sobreviviam nunca mais esqueciam a terrível travessia. Foi uma diáspora sem retorno, a que este retrato presta hoje uma justa homenagem.

«Esta é uma história de emigração, mas das mais duras. Pela resiliência dos que partiam, é também dos mais bem-sucedidos processos de aculturação da nossa atitude de Portugueses no mundo.»

Jornalista desde 1986, Mário Augusto é autor e apresentador de televisão. Coordena e apresenta o mais antigo magazine de cinema da televisão portuguesa, o Janela Indiscreta. Entre outros, escreveu os livros Como se Fosse Um Romance (2021) e A Sebenta do Tempo (2016).


Ama o precipício: Viagem à Mata Nacional do Buçaco, de Susana Neves
A Mata Nacional do Buçaco esconde muitos segredos. Fundada por Monges Carmelitas Descalços, no séc. XVII, destinava-se a formar uma espécie de «comandos espirituais», monges votados à adversidade extrema. Este livro conta a história deste bosque sagrado, das suas gentes, árvores e plantas.

A autora é escritora, jornalista de investigação na área cultural, investigadora de etnobotânica e fotógrafa de natureza, é autora dos livros Histórias Que Fugiram das Árvores (2012), De Vento em Pipa — Quando a Vinha e o Homem Inventaram Lagoa (2017) e Rafael Bordalo Pinheiro — De Árvore em Punho (2020).


Ser ator em Portugal, de Jacinto Lucas Pires
Este livro foi escrito por um dramaturgo para dar a ver os «bastidores» da vida dos atores em Portugal. Foi composto a partir de vários depoimentos de profissionais, que surgem como personagens sem nome, para representarem em conjunto um certo «ator desconhecido».

O autor escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance, Oração a Que Faltam Joelhos (Porto Editora, 2020), ganhou o Prémio John dos Passos.
Outras publicações ensaísticas da FFMS: Portos em Portugal, de Feliciana Monteiro; O Universo - Do Big Bang aos Buracos Negros, de Paulo Crawford; Galiza, terra Irmã de Portugal, de Rámon Villare.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

10 novos livros com o selo do Penguin Random House

Eis algumas novidades e próximas publicações de ficção e não-ficção para adultos, de chancelas pertencentes ao Penguin Random House Grupo Editorial Portugal.

O Elevador
De volta à ficção, Filipa Fonseca Silva traz-nos uma história de amor e desamor, onde a narrativa é entrecortada pelo diálogo entre dois amantes a tentarem descobrir o que significa uma vida a dois.

O Segredo da Livraria de Paris

Uma encantadora livraria parisiense esconde um segredo trágico capaz de destruir uma família…
De Lily Graham, autora de O Bebé de Auschwitz.

Os Suicidas

Um romance surpreendente na sua estrutura formal, pleno de humor e ironia, que se interroga através de vários episódios inesquecíveis da vida do seu protagonista, sobre as circunstâncias e as razões que podem legitimar o suicídio. Da autoria do jornalista, guionista e escritor argentino Antonio Di Benedetto.

Sonechka
Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século xx — o regime soviético e o seu desmoronamento. Tradução direta do russo por Larissa Shotropa. Leïla Slimani, escritora franco-marroquina, elogia-o, dizendo que é «um livro delicado e poético. Ludmila Ulitskaya transforma uma mulher assaz comum numa heroína.»

A Vida É Maravilhosa: O Caminho para Uma Vida Mais Significativa
Frank Martela é doutorado em Filosofia e investigador na área da Psicologia, tendo-se especializado na questão do sentido da vida. Este seu livro é um guia inspirador que oferece ferramentas práticas e facilmente aplicáveis para uma experiência de vida mais positiva, gratificante e significativa.

Otelo
É uma das mais importantes e belas tragédias de Shakespeare, cuja notável densidade psicológica expõe a queda inevitável de um homem consumido pela paixão e pelo ciúme. Uma tragédia sobre poder, racismo, amor e traição, tão relevante hoje como em 1603, ano em que foi escrita pelo maior dramaturgo de sempre. Tradução de Daniel Jonas.

Sete Dias em Junho

Tia Williams trabalhou durante quinze anos como editora de beleza das revistas Elle, Glamour, Lucky, Teen People e Essence. Actualmente, é diretora editorial da Estée Lauder Companies. Este seu livro foi bestseller do New York Times e finalista do prémio Goodreads.

A Sabedoria das Almas
Michael Newton foi uma das maiores referências no estudo da regressão. Este é o seu legado. Histórias reais onde a regressão a vidas passadas revela o caminho da sabedoria e da cura.

Tudo o Que Restou de Nós

Adam Silvera é autor de vários bestsellers (como No Final, Morrem os Dois). Já trabalhou como livreiro, gestor de comunidades e de redes sociais, e ainda como crítico de livros para crianças e jovens adultos. Segundo o The Washington Post, esta sua obra é «uma complexa e comovente dedicatória ao amor e à amizade.»

Tudo o que aprendi com as minhas filhas
Um livro na primeira pessoa feito de humor e amor.
Com tantas horas diárias de aprendizagem, Catarina Raminhos decidiu compilar as coisas mais importantes que as filhas lhe ensinaram e o resultado é este livro que porá qualquer leitor a chorar: seja com lágrimas de comoção, seja a rir às gargalhadas.

terça-feira, 24 de maio de 2022

A 2 de Junho chegam a Portugal novos policiais a cargo da Bertrand Editora

Da autora de Hex Hall e Vidro Demónio (Edições Gailivro), chega a Portugal um novo livro. Rachel Hawkins, nascida na Virgínia, estudou Género e Sexualidade na Literatura Vitoriana na Universidade de Auburn e vive atualmente no Alabama.

Desaparecida
Com um suspense delicioso, uma graça particular e uma refrescante sensibilidade feminina, Desaparecida vira o tabuleiro na trama habitual do romance proibido e da atração imprudente - e de uma mulher que se recusa a permanecer enterrada.

Críticas de imprensa
«Um gótico sulista para o século XXI, cheio de suspense, voltas e reviravoltas. A história deste triângulo amoroso deixá-lo-á preso da primeira à última página.»
CNN

«Um livro que se lê de um só fôlego. Este gótico moderno e engenhoso faz prova de que mansões com o soalho a ranger que encerram grandes segredos nunca saem de moda.»
Oprahmag.com

«Um thriller delicioso que vai querer ler de uma penada.»
TimeOut


Chris Whitaker é o multipremiado autor de Tall Oaks, All the Wicked Girls e We Begin at the End. Os seus três romances foram acolhidos pela crítica com elogios unânimes. O seu novo livro será publicado na próxima semana.

O Fim é o Princípio
Aclamado como um dos melhores livros de 2021 pela crítica e pelos leitores do Reino Unido, vencedor dos mais prestigiantes prémios literários do género e fenomenal êxito de vendas nos Estados Unidos e um pouco por toda a Europa, este romance brilhante, cuja ação se desenrola entre uma pequena cidade na costa da Califórnia e a vastidão do Montana, surpreende pela forma como, a partir de um crime, cresce para lá da demarcação de um género literário e transforma-se num épico americano sem limites, belíssimo e com uma galeria de personagens, cenários e situações inesquecíveis.


Críticas de imprensa

«Um romance notável e comovente acerca de um crime e da vingança, do amor e da redenção.»
The Guardian

«Aquilo que se nos oferece de novidade é a voz dorida, mas extraordinária, de uma protagonista presa da fúria e da ternura.»
The Washington Post

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Obra ilustrada «Não Te Vás Embora…» explica o processo de luto às crianças

Pela Climepsi Editores, chega-nos um novo livro direcionado para o público juvenil: Não Te Vás Embora… , com texto de Maria do Rosário Dias e ilustrações de Léna Cultru.

«É difícil sentir a dor da perda de alguém que amamos; recusarmo-nos a acreditar; revoltarmo-nos contra a realidade; sentimos que perdemos uma parte de nós; fecharmo-nos sobre nós próprios na busca de consolo ou conforto para amparar a dor da perda; precisamos de um tempo emocional fora do relógio da realidade para metabolizar tudo o que sentimos e precisamos de expressar.
(...) O leitor deste livro ao percorrer a narrativa do monólogo interior da autora Maria do Rosário Dias e as lindíssimas ilustrações de Léna Cultru, poderá, sozinho ou acompanhado, encontrar, de forma simples, mas bela, um guia emocional do caminho do luto. A verdade emocional de cada página, poderá ajudar qualquer um de nós, a reconhecer o que sente, ou poderá vir a sentir emocionalmente na sua vivência afetiva de um luto. O tempo emocional de um luto, é feito de muitas emoções, de avanços e recuos no que sentimos, do pensar que é difícil experienciar tudo aquilo que o coração sente e se interroga, mas a dor de perder quem se ama, vai gradualmente dando lugar à memória sagrada de quem se amou e nos amou.»
Vera Domingos, in Prefácio

Da mesma autora: Carta da Avó Aguarela; Não Tenhas Medo, Eu Estou Aqui!; Longe da Vista, Perto do Coração
 
Outro livro infanto-juvenil publicado recentemente pela editora: Anda Daí, Medo.

«Isto Pode Doer», o segundo romance de Stephanie Wrobel

Stephanie Wrobel, a autora best-seller de A Minha Querida Rose Gold regressa com um tríler sombrio e eletrizante sobre duas irmãs: uma presa nas garras de um culto, a outra na teia das suas próprias mentiras. Isto Pode Doer é editado pela Planeta na próxima terça-feira.
Bem-vindos a Wisewood, onde guardamos os vossos segredos… se vocês guardarem os nossos.

Natalie Collins não tem notícias da irmã há mais de meio ano. Da última vez que falaram, Kit arrastava-se entre dias de trabalho entediantes, noites de borga e crises de choro no duche pela morte da mãe. Nessa altura, Kit disse-lhe que, tinha a certeza, de que a vida tinha algo mais para lhe oferecer… E depois Kit encontrou Wisewood.
Numa ilha privada na costa do Maine, os hóspedes de Wisewood comprometem-se a estadias de seis meses. Durante este período, estão proibidos de contactar com o mundo exterior: não há Internet, não há telemóveis, não há exceções. As regras têm uma razão de ser: manter os hóspedes focados em libertarem-se dos seus medos, para que possam alcançar o seu Eu Maximizado.
Natalie acha que é uma má ideia e desaconselha a irmã a ir, mas Kit está farta do cinismo dela e desaparece do mapa. Seis meses depois, Natalie recebe um e-mail de uma conta de Wisewood, a ameaçar revelar o segredo que ela tem escondido de Kit. Em pânico, Natalie ruma a norte, para encontrar a irmã e trazê-la para casa. Mas está prestes a descobrir que não é assim tão fácil sair de Wisewood.

«Os fãs de Nove Perfeitos Desconhecidos de Liane Moriarty vão adorar.» Newsweek

Novos romances de Lesley Pearse e Nora Roberts

Após, em 2021, ter saído Segredos, as Edições Asa publicam Senhora do Meu Destino, o novo romance de Lesley Pearse, autora britânica de uma vasta obra publicada em todo o mundo e uma das escritoras preferidas do público português.
Ilusões Perfeitas será o segundo romance («Comovente», segundo o Booklist) da escritora norte-americana Nora Roberts que as Edições Chá das Cinco irão fazer chegar aos leitores em 2022.

Esta é a história de três mulheres talentosas e lutadoras.
É a história de Mabel, cujo amor por um homem viciado no jogo quase a leva à loucura. É a história de Amy, que se casa com um homem destruído pela guerra e pelos seus próprios fracassos. E é a história de Tara, que cedo decide quebrar o ciclo de miséria e violência da sua família. E tenciona fazê-lo através da moda, que a fascina desde criança.
Para isso, Tara terá de lutar contra o legado que lhe foi deixado pela mãe e pela avó e enfrentar os perigos do popular bairro londrino onde mora e convive com gangues, patifes, comerciantes e mulheres frívolas.
Mas a maior ameaça à realização dos seus sonhos pode vir de onde menos se espera: ela própria, sobretudo se não contrariar a avassaladora paixão que sente desde sempre pelo encantador - e terrível em igual medida - Harry Collins.
Conseguirá Tara ser senhora do seu destino e viver de acordo com as suas regras?


As vidas perfeitas podem ser uma ilusão...
A família Bigelow parece ter uma vida de sonho. Contudo, as aparências enganam e, por detrás de portas fechadas, Zane e Britt vivem aterrorizados. O pai mantém um controlo férreo sobre a família, e as crianças aprenderam a esconder o medo do resto do mundo. Até ao dia em que Zane comete o erro de discutir com o pai. As consequências separam a família e deixam uma marca indelével.
Anos mais tarde, Zane regressa à cidade onde cresceu determinado a ultrapassar o medo do passado. E basta um olhar para ele perceber que, sob uma aparência alegre e descontraída, Darby McCrae esconde um trauma profundo e doloroso.
Quando as trevas do passado os alcançam, Zane e Darby terão de enfrentar juntos os seus demónios. Conseguirão encontrar forças para superar os medos e defender aqueles que amam?

terça-feira, 17 de maio de 2022

«Reiki para Principiantes» é um dos livros que chega às livrarias esta semana

A Marcador, uma das editoras do Grupo Presença, lança esta semana três novidades: Teorias em 30 segundos, Reflexologia de Mãos para Principiantes e Reiki para Principiantes.

Aqui, num único volume, o leitor tem a oportunidade de espreitar os fascinantes cérebros dos nossos cientistas mais destacados e de compreender os fatores mais determinantes do nosso harmonioso Universo mais depressa do que alguma vez pôde imaginar.


Com ilustrações modernas e divertidas e uma organização intuitiva, este guia acessível para a reflexologia das mãos apresenta uma forma simples e poderosa de cuidados a uma nova geração de pessoas que procuram o bem-estar.


Esta abordagem contemporânea a uma prática ancestral torna o reiki acessível a uma nova geração de leitores.
Originalmente praticado pelos japoneses em inícios do século XX, esta via terapêutica holística obtém resultados impressionantes através da utilização do fluxo de energia subtil das palmas das mãos do «praticante» para influenciar o fluxo energético do «destinatário». 

domingo, 15 de maio de 2022

Novidade Pergaminho: «Não Ponhas Um Ponto Final Onde Deus Pôs Uma Vírgula»

Não Ponhas Um Ponto Final Onde Deus Pôs Uma Vírgula é um dos mais recentes livros de desenvolvimento pessoal lançados pela editora Pergaminho, em meados de Abril. Esta é uma tradução do alemão, assinada por Margarida Pacheco Nunes.

Recorrendo a parábolas das mais diversas tradições espirituais, a alegorias filosóficas e a histórias da literatura mundial, Shiva Ryu, poeta e tradutor, leva-nos a deambular pela demanda do sentido e da beleza da existência, num desafio a reconhecer a riqueza sem limites do momento presente a da dimensão do espírito.
Recentemente publicada em alguns países europeus, a obra deste que é um dos autores de maior sucesso na Coreia do Sul, começa a conhecer um merecido sucesso internacional.

Excertos
«Os conhecimentos que não alcançamos por nós próprios são como asas que não conseguimos abrir. Os problemas da vida têm de ser resolvidos através da vivência.» (p. 22)

«No momento em que nos agarramos às certezas, a vida atira-nos de um penhasco. Se o destino nos deita ao chão, é porque está na altura de iniciarmos uma vida nova. A perda e a despedida têm sempre um sentido (...)» (p. 45)

«A nossa vida pode ser nova, mas a idade da nossa alma, essa não sabemos. Tratar bem dela significa interessarmo-nos pelo estado do nosso interior e compreender que não somos um corpo com uma alma, mas sim uma alma com um corpo.» (p. 113)

sábado, 14 de maio de 2022

«Silêncio», de Susan Cain, está de volta às livrarias


Susan Cain
estudou na Universidade de Princeton e na Harvard Law School. Ensinou técnicas de negociação em empresas e universidades e exerceu advocacia durante sete anos em Wall Street.
É autora de Poder Silencioso (2016) e do best-seller internacional Silêncio (editado pela Temas e Debates em 2012), que regressa aos escaparates das livrarias já na próxima semana.
A autora lançou em Abril deste ano um novo livro, Bittersweet: How Sorrow and Longing Make Us Whole. A edição portuguesa desta nova obra chega a Portugal a 7 de Julho, com o título Agridoce
- Como o pesar, a nostalgia e a saudade nos tornam completos.

Sinopse
Pelo menos um terço das pessoas que conhecemos é introvertido. Estas pessoas são as que preferem ouvir a falar, ler a socializar; que inovam e criam, mas não gostam de se autopromover; que privilegiam o trabalho solitário às sessões de brainstorming coletivo. Embora seja habitual rotulá-los de «silenciosos», é aos introvertidos que devemos muitos dos grandes contributos para a sociedade - dos girassóis de Van Gogh à invenção do computador pessoal.
Esta investigação notável e recheada de histórias pessoais inesquecíveis demonstra até que ponto se subestima a introversão, e como essa atitude conduz ao menosprezo de enormes talentos.
Susan Cain documenta a ascensão do «Ideal do Extrovertido» no século xx e explica o alcance deste fenómeno. Questiona os valores dominantes da cultura empresarial americana, onde o hábito do trabalho em equipa pode matar a criatividade, e onde o potencial de liderança dos introvertidos costuma ser desperdiçado. E recorreu aos dados da investigação mais recente em psicologia e neurociência para revelar as diferenças surpreendentes entre extrovertidos e introvertidos.
Para que não restem dúvidas, conta-nos a história de introvertidos célebres como Lewis Carroll, Gandhi, Albert Einstein, Eleanor Roosevelt e Al Gore.
Este livro extraordinário mudará em definitivo a maneira como vemos os introvertidos e, não menos importante, a forma como os introvertidos se veem a si próprios.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

A história de vida do chefe de Estado ucraniano

A Ideias de Ler (uma das chancelas do Grupo Porto Editora que edita não-ficção) publica Zelensky – O Herói Improvável, um trabalho de investigação da autoria dos jornalistas Andrew L. Urban e Chris McLeod.
A obra tem tradução assinada por Ivan Figueiras e chega às livrarias na próxima semana.

Ver aqui, outros livros que podem interessar.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Novo romance de Fátima Lopes entre as novidades da Planeta

Já são conhecidas as publicações da Planeta para este mês. Entre as novidades, encontramos vários romances, um livro de auto-ajuda e um sobre astronomia

A Besta, de Carmen Mola
Madrid, 1834. A cidade é assolada por uma terrível epidemia de cólera. Mas a peste não é a única coisa que aterroriza os seus habitantes: nos bairros mais pobres e esquecidos da cidade, aparecem cadáveres de meninas desmembradas que ninguém reclama. Tudo aponta para a Besta, um ser que nunca ninguém viu, mas que todos temem.
Quando a pequena Clara desaparece, a sua irmã Lucía, juntamente com Donoso, um polícia zarolho, e Diego, um jornalista hábil e fura-vidas, iniciam uma busca frenética para a encontrar. Pelo caminho conhecem frei Braulio, um monge guerrilheiro, e deparam-se com um misterioso anel de ouro com duas maças cruzadas que todos cobiçam, e pelo qual muitos estão dispostos a matar.

A Lista do Sr. Malcolm, de Suzanne Allain
É uma verdade universalmente conhecida que um solteiro arrogante, que insiste em encontrar uma esposa que preencha os seus exigentes requisitos, merece o que o destino lhe reserva…
O ilustre Jeremy Malcolm está à procura de uma esposa, mas não de uma esposa qualquer. O solteiro mais cobiçado de Londres está determinado a evitar as caçadoras de fortunas e a encontrar a mulher perfeita, aquela que preenche os rigorosos critérios da sua lista.
Após anos à procura, o Sr. Malcolm começa a desesperar. Selina, a humilde filha de um vigário, fica entusiasmada quando recebe o convite de Julia Thistlewaite para a visitar. Mas rapidamente percebe que a amiga a quer usar para se vingar do Sr. Malcolm, por este a ter rejeitado. Selina deve desempenhar o papel da mulher perfeita e conquistar o aristocrata, apenas para depois o desprezar.
A jovem fica relutante em participar no esquema da amiga, sobretudo depois de conhecer o irresistível Sr. Malcolm, que não parece ser o patife que Julia lhe descrevera. Mas, quando o aristocrata a começa a julgar pelos seus padrões inalcançáveis, Selina decide que está na hora de ele revelar o homem que está por detrás… da Lista do Sr. Malcolm.


Grace Kelly - Uma decisão por amor, de Sophie Benedict
1947. Contra a vontade dos pais, a jovem Grace com apenas 17 anos muda-se para Nova Iorque para perseguir o seu sonho: estudar interpretação e tornar-se numa grande atriz. Depressa se vê mergulhada na vida boémia, cultural e artística da cidade e percebe que não é fácil para uma mulher vingar num mundo de homens.
A sua vida caracteriza-se por um desejo inabalável de emancipação: dos pais, da poderosa elite de Hollywood e das expectativas sociais. a bela e talentosa Grace mantém-se fiel a si própria, mesmo quando, graças ao seu empenho, esforço e dedicação, alcança a fama com que sempre sonhou.
No auge da sua carreira, a musa de Alfred Hitchcock conhece o amor da sua vida, o príncipe Rainier do Mónaco. Tem então de tomar a decisão mais difícil da sua vida: será o seu amor por Rainier suficientemente forte para que sacrifique tudo e desista para sempre da sua grande paixão pelo cinema?

Faz o que o Teu Coração Pede, de Fátima Lopes
Sentada no alpendre de sua casa, café bem quente na caneca, caderno aberto numa folha em branco, Sofia pensa na sorte que tem na vida. Sente-se grata. Reconstruiu em Monsaraz a casa que era dos avós, deixou para trás a sua vida em Lisboa, as relações falhadas, renasceu como mulher, trabalhou a sua autoestima, ganhou confiança em si própria e, ao lado de Francisco, encontrou o verdadeiro amor. Tem tudo o que podia desejar. Ou quase tudo. Falta-lhe algo. Um desejo profundo, um sonho adiado: ser mãe.
Mas a vida muda num segundo e tudo aquilo que tínhamos como certo desaparece. Sofia vive ao longo destas páginas grandes desafios, é obrigada a ultrapassar a doença e a morte e percebe que até as relações mais sólidas podem ser abaladas por inseguranças, medos, desconfianças e mal-entendidos.


Novidades de não-ficção: Agora é o Momento de Seres Feliz, de Curro Cañete; Qual é o Nosso Lugar no Universo?, de David Sobral.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Nova obra poética com o selo da Modocromia: «Caminho dos Sentimentos», de Agostinho Lopes

Caminho dos Sentimentos
de Agostinho Lopes

«[...]
Agostinho Lopes eterniza, num íntimo contraste, os mais profundos sentimentos da vida: amizade, dor, compaixão, dúvida, solidão, alegria, tristeza, ciúme, paixão, amor, amor e amor. Interliga a vida com o mar, o céu, o sol e o luar. A arte de sonhar de Agostinho Lopes somada à sua natural habilidade de jogar com as palavras consegue enlevar-nos a tal ponto que quase nos sentimos convidados a entrar na sua alma como reais protagonistas. Activando o nosso ser sensorial obriga os sentidos, emoções e sentimentos a aflorar a nossa pele. Sentimos no ar o cheiro, o calor, a euforia, o medo, e sem parecer redundante o amor, o amor e o amor. A cena é viva e parece mesmo real. Tendo eu cruzado e convivido com o meio artístico e cultural em mais de cinquenta países, percebi e considero que toda esta obra é única, mas existem aquelas que são mais únicas, e este livro é digno desse epíteto.
[...]» Do prefácio de Renato Freire 

Outra publicação recente da Modocromia: Não partas antes de mim, de Olga Coimbra.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Grupo LeYa publica vários livros sobre a Rússia e a Ucrânia

Volodymyr Zelensky - Biografia, de Sergii Rudenko
Obra revela, em 36 capítulos, as diferentes etapas da vida de Volodymyr Zelensky, começando pela sua infância em Kryvyi Rih e terminando com a guerra russo-ucraniana de 2022.
Ucrânia - 35 pontos fundamentais para entender a invasão russa, de Rui Cardoso
Um dos mais brilhantes jornalistas e comentadores de assuntos internacionais, reúne um conjunto de aspectos decisivos sobre a invasão russa da Ucrânia neste livro destinado a uma melhor compreensão da guerra com contornos especialmente brutais que, no final de Fevereiro, eclodiu em plena Europa, deixando o mundo ocidental entre a estupefacção e o choque.


A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador, de Darryl Cunninghamm
Mais um retrato gráfico brilhante de Darryl Cunningham, o premiado ilustrador britânico para quem Putin só tem uma ambição na Ucrânia: restabelecer a época dourada do poderio soviético. "O medo foi assimilado e todos são agora seus inimigos".

A Mais Breve História da Rússia, de José Milhazes
Inclui dezenas de fotografias e mapas – além de uma cronologia e de bibliografia aconselhada para quem quiser saber mais – para ficar a conhecer a geografia, os povos, as grandes figuras, efemérides e feitos.

Os primeiros volumes de 'Admirável Mundo do Romance', a nova colecção da Guerra & Paz

Da nova colecção da Guerra & Paz Editores, 'Admirável Mundo do Romance', que incluirá «novelas, romances ou contos da primeira metade do século xx, com o propósito de manter viva junto dos leitores a literatura moderna», eis de seguida os primeiros títulos que já estão à venda.

Ethan Frome
Uma obra-prima de literatura americana da autora vencedora de um Pulitzer, Edith Wharton, é um clássico da literatura feito de personagens presos em circunstâncias das quais parecem incapazes de escapar.
Passado na sombria e austera paisagem invernal da Nova Inglaterra, na cidade fictícia de Starkfield (um não-inocente campo árido), Ethan Frome é um livro sobre os infortúnios na vida e no amor da personagem que lhe dá o nome.
Neste romance, Wharton capta maravilhosamente, com a sua habitual contemplação irónica, os impulsos e as fraquezas da natureza humana, dando luz à hipocrisia da sociedade e explorando de forma ousada as consequências que advêm do conflito entre o dever e o desejo.
Escrito com grande simplicidade, este poderoso e funesto romance tem sido considerado uma das maiores obras de Edith Wharton.

Críticas
«Henry James [e] Edith Wharton [são agora] reconhecidos exactamente por aquilo que são: gigantes, iguais, os deuses tutelares e benignos da nossa literatura americana.»
Gore Vidal

«O assombroso feito de Wharton foi falar de uma dor imensa com pureza e simplicidade… sendo equiparável até com O Monte dos Vendavais
Harold Bloom



Maggie, uma Rapariga das Ruas
Esta é a história de uma bela e ingénua jovem rapariga que vive nos subúrbios da Nova Iorque do final do século XIX.
Um retrato chocante e inexoravelmente honesto do lado mais sórdido da cidade, Maggie é actualmente considerada como uma obra expressionista e absurdista, «um estranho poema visionário», como afirma Paul Auster, de «narrativa pura, sem análises sociais, sem pedidos de reforma e sem reflexões psicológicas que expliquem porque é que as personagens fazem o que fazem».
Numa escrita caracterizada por uma intensidade vivaz, pelo uso de diversos dialectos e pela ironia, Maggie, Uma Rapariga das Ruas exibe brilhantemente a genialidade de Stephen Crane.

Críticas
«Pela primeira vez na ficção americana, não é dito ao leitor o que pensar – apenas lhe é pedido que se deixe envolver e que, depois, tire as suas próprias conclusões.»
Paul Auster


Os Mortos
É universalmente reconhecida como uma das melhores obras de James Joyce, tanto pelo estilo quanto pela intensidade poética e simbolismo.
A sua prosa dá vida à temática da mortalidade humana, numa epifania, como lhe chamava o autor, que deambula entre a vida, a morte, os que foram, os que estão e os que hão-de ir, sobre o amor e as suas múltiplas formas e sobre a identidade irlandesa.
Adaptada ao teatro por Hugh Leonard, em 1967, ao cinema, em 1987, num filme realizado por John Huston e, em 1999, adaptado para musical, com Christopher Walken na produção original, é uma história repleta de camadas. É um jantar de fim de ano, de família, amigos e mesa farta, um prenúncio que nos trazem os mortos que ficam connosco e vivem em nós mesmo quando são só sombras, mesmo quando «Um por um, todos eles se iam tornando sombra.»

Críticas
«Um dos maiores contos alguma vez escritos.»
T. S. Eliot

«James Joyce foi o mestre agonista, atrevendo-se mesmo a contender com Dante e Shakespeare pelo lugar de escritor mais importante.»
Harold Bloom


Próximas novidades da colecção: Falso Amanhecer, de Edith Wharton; As Caves do Vaticano, de André Gide.

domingo, 1 de maio de 2022

Acaba de chegar às livrarias uma nova edição do bestseller «A Biologia da Crença»

Obra absolutamente pioneira e um bestseller desde a sua publicação, A Biologia da Crença é um livro revolucionário no campo da Biologia moderna. Esta nova edição revista e atualizada pelo autor, Bruce H. Lipton, e com uma nova tradução, com o selo da Lua de Papel, já se encontra disponível nas livrarias.

Como libertar o poder da consciência, da matéria e dos milagres. Bruce H. Lipton tinha sete anos quando pela primeira vez pôs os olhos num microscópio. Foi amor à primeira vista. Anos mais tarde, já professor de Medicina na Universidade do Wisconsin, sentiu esmorecer a sua paixão pela vida das células: o pai tinha morrido, ele estava a divorciar-se e não progredia nas investigações… Foi o melhor que lhe aconteceu. Farto de tudo, tirou um ano sabático e foi dar aulas numa pequena universidade na ilha de Montserrat, nas Caraíbas.
Naquele cenário paradisíaco foi capaz, finalmente, de relaxar e pensar. Teve então uma epifania e fez a descoberta que viria a mudar o mundo da Biologia: não são os genes nem o ADN a controlar o nosso corpo; antes pelo contrário, o comportamento das nossas células é controlado por sinais exteriores à própria célula - incluindo as mensagens energéticas que emanam dos nossos pensamentos.
A descoberta, fundamental para a Epigenética, ocuparia toda a sua vida a partir daquele momento. As implicações são extraordinárias a todos os níveis. Ou seja, sabemos agora que os nossos pensamentos e ações podem mudar a essência do ser humano - temos o poder de alterar o que julgávamos impossível: o nosso próprio ADN.

Outro livro que pode interessar: Os Códigos da Sabedoria, de Gregg Braden.