Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Dezasseis anos depois chega a sequela de «P.S. - Eu Amo-te»

A Suma de Letras relançou, no dia 21 de Janeiro, P.S. - Eu Amo-te, o romance mais conhecido de Cecelia Ahern, que há muito se encontrava esgotado e arredado das livrarias. Já na próxima terça-feira a editora apresenta aos leitores portugueses A Última Carta, a sequela da história de amor eterna e inesquecível que conquistou milhões de leitores em todo o mundo, e que só em Portugal, desde Janeiro de 2004 (data em que foi publicado), até à data, vendeu mais de 57 000 exemplares.
A escritora irlandesa publica, com grande sucesso, um romance por ano. Alguns dos seus romances são Para Sempre, Talvez, Se Me Pudesses Ver Agora, Um Lugar Chamado Aqui e Os Imperfeitos (este foi o seu livro mais recente traduzido para português, em 2017, pela Editorial Presença).
Algumas pessoas esperam a vida inteira para encontrar a sua alma gémea, mas não é o caso de Holly e Gerry. Conheceram-se quando eram estudantes mas sentem que se conhecem desde sempre; foram feitos um para o outro. Cada um termina as frases do outro e, mesmo quando discutem, fazem-no a rir. Ninguém os pode imaginar separados.
Até que o inesperado acontece e Holly pensa que não pode viver sem Gerry. Três meses depois da morte deste, recebe um pacote misterioso. Gerry deixou uma série de cartas, uma para cada mês após a sua morte, nas quais, com ternura, sabedoria e humor, a encoraja a seguir em frente.
Holly perceberá, carta após carta, que a vida é para ser vivida… mas que tudo pode ser muito mais bonito se houver um anjo que nos faça companhia.


Faz sete anos que o marido de Holly Kennedy morreu — seis, desde que ela leu a sua última carta, na qual ele lhe pedia que encontrasse coragem para forjar uma nova vida. Holly orgulha-se da forma como tem evoluído e crescido. Até que recebe a mensagem: «Precisamos desesperadamente da sua ajuda, Holly. Estamos a ficar sem ideias e...» — ela respira fundo, em busca de energia — «… todos nós estamos a ficar sem tempo.» Os membros do Clube P. S. Eu amo-te, inspirados nas últimas cartas do seu marido, Gerry, querem que Holly os ajude a escrever as suas próprias mensagens de despedida para os que lhes são queridos. Holly vê-se atraída, de novo, para um mundo que se esforçou tanto por deixar para trás. Relutante, começa a relacionar-se com o clube, mesmo quando a amizade deles ameaça destruir a paz que ela acredita ter alcançado. Porque cada uma dessas pessoas espera de Holly a ajuda para deixar algo significativo àqueles que mais ama, ela embarcará numa jornada notável que a desafiará a questionar se abraçar o futuro implica trair o passado e o que significa amar alguém para sempre…
«Uma história maravilhosa, encorajadora e comovente que vai por os leitores a chorar, mas os deixara, sem dúvida, de alma cheia.» Irish Independent

«Tocante, cheio de humor... vital. Ahern escreve com honestidade e empatia. Senti um nó na garganta quando terminei de ler.» Irish Times

«Este livro, como o primeiro, falou diretamente ao meu coração. Talvez seja a forma realista e a simplicidade das observações de Ahern que o torna tão impactante.» Irish News

«Os fãs de PS - eu amo-te, estão de sorte. O calor emana das páginas deste romance adorável e inspirador.» Good Housekeeping

Dois novos livros escritos por quatro psicólogos portugueses

Tem pouco tempo que foi publicado pela Matéria-Prima o livro Dar a Volta, da especialista em Psicologia Clínica e de Saúde Filipa Jardim da Silva. Além de psicóloga clínica, é também formadora e coach. Tem como missão potenciar mudança e desenvolvimento pessoal: «Porque um desejo não muda nada, mas uma decisão consciente pode mudar tudo», afirma a fundadora e diretora clínica do projeto Filipa Jardim da Silva – Psicologia Clínica, Coaching e Formação. É também co-autora, com Mauro Paulino, Carina Lobato de Faria e Rute Brites, do livro editado este mês Intervenção em Psicologia Clínica (Pactor).

Dar a Volta responde aos anseios de todos os que, parados numa vida ou num contexto que já não faz sentido, procuram um guia que os ajude a pensar onde estão e a desenhar um caminho diferente de futuro.
Assente em ciência e prática clínica, este é um livro fundamental para criar mudanças positivas, sólidas e duradouras nas vidas de todos nós.
Um mapa para aumentar o foco, ganhar motivação, traçar um plano e agir de forma mais consciente e eficaz.
Ao utilizar os princípios e procedimentos psicológicos para entender e intervir nas questões emocionais, intelectuais e/ou comportamentais do indivíduo, a Psicologia Clínica requer uma prática fundamentada em evidência científica.
Começando pela definição e evolução histórica da Psicologia clínica, este livro aprofunda os aspetos centrais do método clínico e dos modelos de consulta psicológica. Privilegiam-se recomendações práticas (e.g., presença digital, imagem profissional, marcação de consulta), com particular enfoque na relação terapêutica e a sua relevância para o sucesso da intervenção psicológica, sustentadas numa conduta profissional ética em respeito aos Princípios Gerais e Princípios Específicos do Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Este é um livro repleto de exemplos ao longo dos vários capítulos, disponibilizando ao leitor a partilha de quatro casos clínicos, dois deles centrados no processo de avaliação e estabelecimento do plano terapêutico e os outros dois no processo de intervenção e as suas complexidades. Destina-se sobretudo a psicólogos e estudantes de Psicologia, podendo também ser útil a psiquiatras e estudantes de Psiquiatria que trabalhem em articulação com psicólogos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

«Voando Sobre a Vida», um livro-testemunho inspirador de um doente oncológico que é médico

Voando Sobre a Vida é um impressionante e inspirador testemunho de um doente oncológico que também é médico. Estas são as confissões de Miguel Mota Carmo, um prestigiado professor cardiologista português, também professor universitário de medicina, que partilha sem rodeios a quebra da sua invencibilidade e dá por si estendido na realidade nua e crua que aflige diariamente milhares de portugueses.

«Nós, médicos, somos invencíveis. Formamos uma classe que se tem como superior e acima de tudo e, por vezes, de todos. Mas a realidade é bem diferente. A minha experiência “do outro lado” foi impressionante em termos de sofrimento, mas também de relações humanas. Uma viragem na perspetiva que tinha do mundo, das relações pessoais e profissionais. Um reacreditar de que existe algo superior que nos ajuda nos momentos de desespero. Uma abertura a terapêuticas não clássicas passando pelas mais sobrenaturais. Uma sedimentação forte das relações familiares e com alguns amigos.»

Excerto do Prefácio do Padre Vítor Melícias:
«Não é muito frequente um médico escrever sobre a sua própria doença. Muito menos vivendo-a por dentro, sofrendo-a intensamente passo a passo e, finalmente, vencendo-a em circunstâncias heroicas. É emocionante. (...)
Neste impressionante testemunho de vida vivida nas suas expressões mais violentas, o Doutor Mota Carmo (...) ensina-nos, nessa cátedra e cartilha que é a experiência pessoal, a ressituar a hierarquia dos valores e o sentido mais profundo e positivo da própria vida.»

Outro livro que pode interessar: Sendino Está a Morrer

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Edição especial dos clássicos «Mulherzinhas» e «Boas Esposas»

Mulherzinhas e Boas Esposas, de Louisa May Alcott (1832-1888), ganham uma edição especial com o cunho da Oficina do Livro.
Estes dois livros, publicados em 1868 e 1869, respectivamente, deram origem à adaptação cinematográfica com estreia marcada para esta quinta-feira em Portugal. O filme 'Mulherzinhas' (trailer) tem seis nomeações para os Óscares da Academia deste ano e conta com Saoirse Ronan, Emma Watson e Laura Dern no elenco.
Esta caixa com estes dois romances da autora americana que sonhava ser actriz chega hoje às livrarias.

Sobre os livros
As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy conhecem algumas dificuldades depois da partida do seu pai para a guerra e dos problemas económicos que a família enfrenta. Mas o espírito lutador e de união que reina entre todas ajuda-as a seguir em frente.
Juntas vivem histórias em que o amor e a coragem se revelam mais fortes do que todas as dificuldades que têm de enfrentar, mas quando a tragédia lhes bate à porta, descobrem que o melhor conforto é terem-se umas às outras e poderem estar juntas.
Bem-vindos à história de vida da família March!

Outras edições
Mulherzinhas e Boas Esposas encontram-se publicados também pela Guerra & Paz; Mulherzinhas tem edições da Relógio d'Água e Bertrand Editora.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

«Uma Mensagem Através da Vedação», uma história verídica decorrida nos tempos de guerra

Para os leitores que leram O Diário de Anne Frank, O Tatuador de Auschwitz, Também Me Salvaste, As Gémeas de Auschwitz, Do Holocausto à Salvação, A Bibliotecária de Auschwitz, A Bailarina de Auschwitz, Sonata em Auschwitz, O Diário de Helga, A História de Irena Sendler e muitos outros livros sobre o Holocausto (hoje assinala-se o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, uma data em memória das vítimas de um dos períodos mais negros da História), as Edições Desassossego vão publicar a 31 deste mês um livro notável sobre uma história de amor que sobreviveu a todas as contrariedades. Uma Mensagem Através da Vedação é narrado através dos relatos de fugas audaciosas, traições, tortura e retaliação; é um testemunho extraordinário de duas pessoas comuns que viveram as inimagináveis dificuldades do bárbaro regime de Hitler. É da autoria do neozelandês Doug Gold.

Sinopse
O amor mais inesperado floresce nas horas mais negras.
Na Europa ocupada pelos nazis, dois estranhos conhecem-se por acaso. Um deles é uma resistente eslovena, que atira um bilhete amarrotado através de uma vedação de arame farpado e foge por entre a neve. O outro é um prisioneiro de guerra. O olhar de ambos cruza-se brevemente, mas é o suficiente para transformar as suas vidas para sempre. Através da história verídica de Josefine Lobnik, uma resistente política que ajudou soldados e prisioneiros de guerra a escapar aos nazis, e de Bruce Murray, um soldado neozelandês que foi capturado na Grécia e enviado para a Eslovénia, Doug Gold apresenta-nos um retrato dramático das relações em tempo de guerra e da destruição que assolou a Europa e o mundo.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Editorial Planeta publica novas edições de livros de Patrícia Jarimba

Desde o início deste mês que está disponível uma edição aumentada do livro Uma viagem de Cura pelo seu Interior, da autora na área da espiritualidade e esoterismo Patrícia Jarimba. Esta nova edição do guia prático de saúde espiritual inclui prefácio e capítulos novos.
Da autora madeirense, especializada em Baralho Cigano, Reiki, Leitura de Aura, Numerologia e Terapia dos Anjos chegará a 4 de Fevereiro, também com a chancela da Planeta, a 5ª edição, aumentada, de A Magia do Baralho Cigano (inclui oferta de baralho de 36 cartas).
https://www.facebook.com/planetaportugal/photos/pcb.2782724481771390/2782716568438848/?type=3&theater
O Oráculo Sagrado da Deusa é o seu livro mais recente, publicado em Outubro de 2019.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Livros das autoras inglesas Harriet Tyce e C. J. Tudor saem no início de Fevereiro

A 3 de Fevereiro chega a Portugal aquele que é já considerado o tríler mais chocante de 2020. Trata-se do romance de estreia da advogada criminal londrina Harriet Tyce, que a imprensa (Cosmopolitan) diz ser a nova Paula Hawkins. Laranja de Sangue foi originalmente publicado há quase um ano e tem-se revelado um verdadeiro êxito internacional. Segundo a Publishers Weekly, esta é «uma história viciante que conduz a um final perturbador e gratificante.»
Após o sucesso de O Homem de Giz (2018, actualmente na 6.ª edição) e Levaram Annie Thorne (2019, 2.ª edição impressa), a Planeta publica no próximo dia 4 de Fevereiro o novo tríler da britânica C. J. Tudor, autora com obra publicada em 45 países. O livro Os Outros já foi lido e elogiado pelos escritores de tríleres psicológicos J.P. Delaney («C. J. Tudor conseguiu de novo. Um fascinante e arrepiante pager-turner.») e Alex Michaelides («Muito agradável e deliciosamente assustador. Fiquei viciado na sua emocionante abertura e durante todo o resto da história.»).

Texto sinóptico
«SÓ MAIS UMA NOITE. DEPOIS ACABO COM ISTO.»
A vida de Alison parece perfeita. Tem um marido dedicado, uma filha adorável, uma carreira em ascensão como advogada e acaba de lhe ser atribuído o primeiro caso de homicídio. Só que Alison bebe. Demasiado. E tem vindo a negligenciar a família. Além de que esconde um caso amoroso quase obsessivo com um colega que gosta de ultrapassar os limites.
«EU FI-LO. MATEI-O. DEVIA ESTAR PRESA.»
A cliente de Alison não nega ter esfaqueado o marido e quer declarar-se culpada. No entanto, há algo na sua história que não parece fazer sentido. Salvar esta mulher pode ser o primeiro passo para Alison se salvar a si própria.
«ESTOU DE OLHO EM TI. SEI O QUE ANDAS A FAZER.»
Mas alguém conhece os segredos de Alison. Alguém quer fazê-la pagar pelo que fez. E não irá parar até ela perder tudo o que tem.

Prólogo
«Primeiro acendes um cigarro, o fumo elevando-se em espiral em direção ao teto. Atinge o fundo da garganta à primeira inalação, para depois se esgueirar para os pulmões e infiltrar-se na corrente sanguínea com um ligeiro formigueiro. Pousas o cigarro no cinzeiro e começas a montar o cenário. Ajoelhado nas costas do sofá, amarras a corda à estante, com o fumo a subir-te ao rosto e a fazer-te arder os olhos.
Em seguida, enrolas um lenço de seda à corda, para a tornar mais macia, e dás-lhe um ou dois puxões, para te certificares de que está presa. Já fizeste isto antes. É um gesto muito praticado e ensaiado. Medido até alcançar a calibração perfeita. Só até certo ponto, não mais além. Não há queda. Apenas se pretende um pouco de morte.
O ecrã está montado, o filme que escolheste a postos para começar.
E o toque final, a laranja-de-sangue que puseste num prato. Pegas na faca, uma faca afiada com o cabo em madeira e a lâmina de aço meio descolorada, e crava-la na peça de fruta. Uma metade, um quarto. Um oitavo. A casca da laranja-de-sangue, a parte branca, a polpa escorrendo vermelha nas extremidades, as cores do pôr do Sol.
São todas as texturas de que necessitas. A pungência do fumo no ar, as figuras dançando no ecrã diante dos teus olhos. O amortecimento sedoso contra a rugosidade da corda. O pulsar do sangue nos teus ouvidos, à medida que estás cada vez mais próximo, o citrino adocicado na língua para te trazer de lá para cá, antes do ponto sem retorno.
Corre sempre bem. Sabes que estás em segurança, sozinho. Atrás da porta trancada, apenas tu e esse êxtase glorioso que estás prestes a atingir.
A poucos batimentos de distância.»

Outra próxima novidade da Topseller: As Cartas Perdidas de Auschwitz, de Anna Ellory.

Texto sinóptico
Uma rapariga pálida num quarto branco…
Ao conduzir uma noite para casa, Gabe vai atrás de um velho carro, quando vê a cara de uma menina aparecer na janela.
Ela diz uma palavra: papá.
É a sua filha de cinco anos, Izzy.
E nunca mais a vê.
Três anos mais tarde, Gabe passa os dias a conduzir na auto-estrada à procura do carro que levou a filha, recusando-se a desistir. Apesar de todos pensarem que Izzy está morta.
Fran e a filha, Alice, também estão na auto-estrada.
Não estão à procura. Estão em fuga. Tentando manter-se um passo à frente das pessoas que lhes querem fazer mal. Porque Fran sabe a verdade. Ela sabe o que aconteceu à filha de Gabe.
Sabe quem é o responsável e o que lhe farão a si e a Alice se a apanharem.

Outra novidade da Editorial Planeta: O Verdadeiro Michael Swann, de Bryan Reardon.

Livros que inspiraram alguns filmes nomeados para os Óscares deste ano

Mulherzinhas, de Louisa May Alcott
O Irlandês, de Charles Brandt

Dois Papas, de Anthony McCarten
O Céu Numa Gaiola, de Christine Leunens (deu origem ao filme Jojo Rabbit)

Novo livro para quem é - ou pretende vir a ser - vegetariano

Sandra Gomes Silva é nutricionista especialista no tipo de dieta vegetariana, que ela própria também segue. Dedica-se à área da nutrição clínica, assim como à consultoria e à formação, em específico neste tema. É autora do site ovegetariano.pt e a partir do dia 28 deste mês será autora de um livro que tem o mesmo título que a sua plataforma digital. O Vegetariano tem a chancela da Oficina do Livro.

Sinopse
Guia essencial para uma alimentação vegetariana saudável, saborosa e descomplicada.
Escolher uma alimentação vegetariana ou de base vegetal é um passo que implica uma mudança empenhada e consciente, que irá trazer benefícios, mas que também acarreta riscos se não for efetuada da melhor forma.
A nutricionista Sandra Gomes Silva, ensina-lhe como começar, com dicas práticas, listas dos alimentos base e outros, os nutrientes mais importantes e tudo o que precisa de saber para ser um vegetariano saudável, feliz e que desfruta desta alimentação de forma descomplicada.
Mais ainda com algumas receitas!

Sandra Gomes Silva é co-autora dos manuais editados pela Direção-Geral da Saúde sobre alimentação vegetariana:
- Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável;
- Guidelines for a healthy vegetarian diet;
- Alimentação Vegetariana em Idade Escolar;
- Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva: Princípios Base.
Outro livro que pode interessar: É Vegan, É Fácil.


Novos romances da Planeta e Topseller

O Verdadeiro Michael Swann, de Bryan Reardon (Ed. Planeta)
E se descobrisse que alguém que ama poderá ter morrido num ataque terrorista? E se essa pessoa fosse acusada desse crime?

«Reardon escreve um livro intenso, com cenários assustadoramente plausíveis, uma narrativa por vezes dolorosa e uma mensagem final que é particularmente relevante nos tempos que correm.»
Library Journal

«Um livro com suspense sombrio, que manterá os leitores interessados.»
Booklist


As Cartas Perdidas de Auschwitz, de Anna Ellory (Ed. Topseller)
Poderá o amor iluminar os tempos mais sombrios?

«Um romance extraordinário e intenso que me prendeu e comoveu até ao final.» Mary Chamberlain, autora de A Costureira de Dachau
«Uma leitura cativante, aterradora e comovente.»
Jill Mansell

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

«Casamentologia» é o título de um novo livro sobre felicidade conjugal

Belinda Luscombe é uma premiada ensaísta e jornalista da revista Time. Venceu o prémio de Print Coverage on Family Issues do Council on Contemporary Families pela sua reportagem sobre o casamento para a Time. Da sua autoria, será publicado no início de Fevereiro, pelas Edições Chá das Cinco, o livro Casamentologia - A Ciência e a Arte de Permanecer Juntos, um guia divertido e moderno para a felicidade entre casais.

Ao longo dos tempos, o conceito de casamento evoluiu de algo que era expectável para algo que é, atualmente, desnecessário. A sociedade e a tecnologia foram alguns dos responsáveis por esta transformação, mas será o casamento assim tão dispensável?
Belinda Luscombe, jornalista e especialista na área das relações, apresenta-nos um olhar divertido e fundamentado sobre o estado das nossas relações, como elas se transformaram desde o tempo dos nossos pais e o que essas mudanças significam para a felicidade da mais íntima e importante das nossas relações.
Em Casamentologia, a autora revela os seis grandes erros que podem levar à rutura do casamento contemporâneo. Apresenta factos, desconstrói mitos e oferece técnicas simples para melhorar um relacionamento a longo prazo, quer a relação em causa esteja à beira do colapso ou apenas precise de uma manutenção aos alicerces. A boa notícia é que permanecer juntos numa relação é mais fácil do que parece.

Serão lançadas edições especiais da saga 'As Crónicas de Gelo e Fogo'

Edições especiais e limitadas em capa dura da série bestseller escrita por George R. R. Martin, 'As Crónicas de Gelo e Fogo', são publicadas pela Saída de Emergência.
A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo dão entrada nas livrarias no último dia de Janeiro.

No final de Fevereiro estão previstos saírem outros dois volumes: A Fúria dos Reis e O Despertar da Magia.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Violência doméstica é um dos assuntos abordados no romance «O Fadário das Mulheres Insolentes»

O Fadário das Mulheres Insolentes é o mais recente livro do autor Afonso Valente Batista. É um livro profundo, intenso e perturbador sobre a violência silenciosa que se abate sobre as mulheres que não deixa de confrontar o leitor com o outro lado da vida – aquele que ele não deseja ver. A edição esteve a cargo da Parsifal.

Sinopse
Num lugar esquecido do mundo, Leocádia e Leonilde têm a ousadia de enfrentar a brutalidade, a malvadez e a desumanidade dos maridos; Leôncia combate, corajosa, a prepotência fidalga do barão, senhor de todos os teres e haveres e entusiasta de conhaque francês e da ordem do Estado Novo.
Estas são algumas das personagens que a seu tempo não deixarão de chegar e de surpreender o leitor, dando convergência narrativa a diferentes histórias de mulheres que ousam enfrentar a hipocrisia de uma época que continua a permitir a miséria, o abuso e o absurdo da violência doméstica e do feminicídio.

Outros livros do autor
Publicados pela Parsifal: A Rebelião (2018) e O Marujo (2017).
Publicados pela Glaciar: A Liturgia do Silêncio (2016), O Acontecimento (2014), A Indiferença é Morrer Com a Solidão aos Pés da Cama (2014) e O Muro (2013).
Publicado pela Livros d'Hoje: Descubra o Líder que Há em Si (2011)
Publicado pela Chiado: A Voz das Pedras (2011)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

«O Lado Negro da Mente» é um livro de uma reconhecida psicóloga forense britânica e chega em Fevereiro a Portugal

Kerry Daynes é psicóloga forense com mais de vinte anos de experiência. É consultora do governo britânico para casos de alto risco, cujo trabalho levou-a das celas de prisões de alta segurança a salas de interrogatório da Polícia, às alas de hospitais psiquiátricos e ao banco de testemunhas do tribunal, na qualidade de perita, contribuindo para solucionar casos abandonados, trazer os culpados à justiça e até prevenir ataques violentos. Foi vítima de um stalker, uma experiência que a fez ter uma nova perspectiva sobre os procedimentos policiais, o sistema prisional e as marcas psicológicas que ficam nas vítimas de crimes violentos. 
«Toda a minha carreira se baseia no trabalho que desenvolvo com indivíduos que cometeram crimes graves e no apoio que presto às vítimas na sua tentativa de superar o trauma. Vítima ou criminoso, lido com seres humanos nos seus momentos de maior desespero», refere a autora de O Lado Negro da Mente, livro com tradução portuguesa elaborada por Rute Mota e que a Bertrand Editora publica a 7 de Fevereiro.
Sinopse
Bem-vindo ao quotidiano de uma psicóloga forense. Não há dois dias iguais. Não há pacientes previsíveis. O trabalho é muitas vezes perigoso e quase sempre inquietante.
Kerry Daynes trabalha de perto com alguns dos criminosos mais violentos e desafiantes das prisões e hospitais psiquiátricos do Reino Unido - e também com as vítimas dos seus crimes. O seu dia é passado olhos nos olhos com o lado negro da mente humana, a tentar entender as ações brutais de homens e mulheres que foram condenados pelo sistema judicial e a ajudá-los a encetar o caminho para se tornarem cidadãos respeitadores da lei.
Mas olhar para o abismo todos os dias tem os seus custos, e o testemunho lúcido e rico de Daynes mostra-nos os perigos pessoais e profissionais que ela incorre e as experiências e pessoas que mais a influenciaram como psicóloga forense. O Lado Negro da Mente é uma viagem inesquecível às causas do comportamento humano mais extremo e a um conjunto de sistemas mal adaptados para lidar com ele.

Elogios da imprensa internacional
«Fascinante e assustador. O Lado Negro da Mente é um vislumbre arrepiante do mundo de criminosos, monstros e pessoas marginalizadas e incompreendidas.»
Prof. Dame Sue Black

«Daynes partilha revelações fascinantes sobre as motivações dos criminosos e sobre como podem ser tratados. Este livro é divertido, sábio e totalmente absorvente.»
Jake Kerridge, escritor e crítico literário

«Kerry Daynes explora a mente dos psicopatas neste fascinante livro de memórias.»
Katya Edwards, Daily Mail

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O livro que inspirou o filme «Jojo Rabbit»

No próximo dia 30 de Janeiro, chega às salas portuguesas a adaptação cinematográfica do livro bestseller internacional O Céu Numa Gaiola, com o título Jojo Rabbit (está nomeado em 6 categorias).
Este romance de Christine Leunens, editado pela Presença a 9 de Janeiro, é tido como «comovente, perturbador, com alguns laivos de humor negro, que examina as verdades e as mentiras que nos mantêm vivos.»
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, em Viena, Johannes Betzler, um membro fanático da Juventude Hitleriana, é ferido num ataque aéreo. Forçado a viver confinado à casa dos pais, descobre que estes escondem ilegalmente uma rapariga judia. A ideia de uma fugitiva silenciosa e vulnerável a viver por trás de uma parede falsa na sua própria casa horroriza-o. Após a repulsa inicial, cedo Johannes sente-se obcecado por Elsa.
Subitamente, os pais desaparecem sem deixar rasto, e Johannes é a única pessoa que sabe da existência de Elsa. Dividido entre a responsabilidade pela sobrevivência da rapariga e a sua lealdade à pátria, a perceção que Johannes tem da realidade começa a dissolver-se no mundo em explosão do Terceiro Reich e no labirinto moral de situações impossíveis.

Elogios da imprensa
«Perguntamo-nos por que razão este assunto - ao mesmo tempo belo, estranho e terrível - nunca foi abordado antes. (...) este livro fascina e deixa em nós uma rara impressão de estranheza e poder.»
Le Nouvel Observateur
Dois Papas é o título de outro livro que inspirou outro filme nomeado para os Óscares deste ano.

Novidade Lua de Papel: «A Matriz Divina», de Gregg Braden

A Lua de Papel vai voltar a disponibilizar nos escaparates das livrarias o livro A Matriz Divina, do físico americano Gregg Braden, um dos escritores mais bem-sucedidos ao combinar ciência e espiritualidade.

Texto sinóptico
Descubra a rede de energia que une todas as coisas: tempo, espaço, crenças e milagres.
Em 1944, Max Planck, o “pai” da teoria quântica, chocou o mundo ao afirmar que na origem de tudo estava uma matriz, o berço das estrelas e do ADN da vida. Experiências científicas posteriores provaram que a “matriz divina” imaginada por Planck existe mesmo.
Para libertarmos o poder da matriz temos de perceber como funciona, temos de saber “falar” uma língua que ela reconheça e compreenda. Durante mais de 20 anos, Gregg Braden, um designer de sistemas informáticos aeroespaciais, procurou compreender essa linguagem. Investigou em antigos mosteiros do Egito, Peru e Tibete, reviu textos perdidos dos primeiros cristãos, e percebeu que os segredos da matriz estavam já codificados em muitas das nossas tradições.
Conforme viria a aperceber-se, todos nós temos o poder de interagir e comunicar com a matriz. E a relação que estabelecermos com ela vai determinar a nossa saúde, o nosso sucesso profissional e até a qualidade das nossas relações. Porque é na nossa ligação à “fonte” que vamos buscar a capacidade de gerar alegria e curar o sofrimento.
Descubra neste livro extraordinário o pensamento de Gregg Braden, e o modo como consegue criar uma teoria unificadora da ciência, da espiritualidade e dos milagres usando a linguagem de A Matriz Divina.

Outros livros do autor publicados em Portugal: Entrelaçados, O Ponto de Viragem, Verdade Profunda, O Mistério de 2012 e O Código de Deus.

Uma das últimas publicações de 2019 e a primeira de 2020 da Self

Em Como Fazer Acontecer encontrarás histórias inspiradoras, exercícios e ferramentas que podem desenvolver em ti uma vontade incontrolável de fazer com que as coisas aconteçam na tua vida. É da autoria de Guillermo Echevarría, especializado em coach individual e de equipas.

Sinopse
Este é o livro certo para pessoas que desejam mudar algo na sua vida.
Não importa o que fazes ou a idade e formação que tenhas. Para fazer acontecer, é fundamen­tal treinar para seres maior do que os teus desa­fios, e, assim:
Transformar imprevistos em oportunidades.
Lidar com pessoas difíceis.
Dizer coisas incómodas de modo construtivo.
Crescer profissionalmente mesmo que não reconheçam o teu valor.
Superar a autossabotagem e a procrastinação.
Reorganizar a tua vida e construir um futuro que te apaixone.
Mudar mais depressa e com menos stress.
Inspirar‑te para seres a melhor versão de ti próprio.


Do consultor, coach, formador e fundador da FailProof Business Academy, Pedro Colaço, a editora Self publica no próxima dia 21 Falhar para Acertar, um livro sobre como encarar, aceitar e tirar proveito/lições dos obstáculos, adversidades e vicissitudes da vida. O autor tem como missão ajudar pessoas e negócios a enfrentarem e superarem os seus desafios. Nesta obra, são apresentadas histórias, percursos e acções de empreendedores que ultrapassaram os seus falhanços e aprenderam com eles.
Sinopse
Criar um negócio não é tarefa fácil. Se fosse, não havia falhanços.
Ninguém gosta de errar. Mas compreenda que errar é, muitas vezes, um processo necessário para podermos estar certos. Você não deve ter medo de falhar. Deve sim, ter medo de não aprender com os seus falhanços e de voltar a repeti-los.
Todas as pessoas que pensam criar um negócio têm receios, dúvidas e incertezas. E todos os que já criaram negócios sentem necessidade de se manter alerta para reagir às adversidades e adaptar a novas realidades. Este é um livro sobre ação.

Com este livro vai poder:
Perder o medo de falhar e compreender melhor o papel do falhanço.
Ter melhor noção do seu poder e de como utilizá-lo em benefício próprio.
Descobrir um método para construir e desenvolver negócios de sucesso.
Saber quais as áreas-chave para si e perceber como se inter-relacionam.
Conhecer as principais causas de fracasso das empresas.
Vídeo de apresentação do livro.

O livro que deu origem ao filme «Dois Papas»

O filme Dois Papas é um drama fictício lançado em 2019, dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (Ensaio Sobre a Cegueira, O Fiel Jardineiro). Anthony Hopkins e Jonathan Pryce protagonizam o filme da Netflix, que este ano está nomeado para os Óscares nas categorias Melhor Actor, Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Adaptado.
Este filme teve origem no livro homónimo de Anthony McCarten (argumentista premiado de A Teoria de Tudo e A Hora Mais Negra), que foi publicado em Portugal pela Editora Objectiva no passado mês de Maio. Dois Papas está a ser relançado, com nova recapagem, e conta uma narrativa apaixonante sobre dois dos homens mais influentes do mundo. Lê aqui a sinopse do livro.
O Céu Numa Gaiola é o título de outro livro que inspirou outro filme nomeado para os Óscares deste ano: Jojo Rabbit.

Alguns dos primeiros livros infantis deste ano

Estes são cinco novos livros infantis que até ao findar de Janeiro chegam até aos leitores mais pequenos (e não só).
O Pequeno Guerreiro, de Ricardo Alcántara e Gusti (Kalandraka)
A imaginação transbordante da infância reflete-se em O pequeno guerreiro, que remete para outro clássico dos mesmos autores, O pirata valente. Desta vez, as peripécias do pequeno João ambientam-se no longínquo Faroeste, visível através da estética dos icónicos westerns. O protagonista mostra de novo a sua ilimitada capacidade para transformar qualquer objeto no arco e flecha mais certeiro ou no cavalo mais veloz e viver a mais intrépida aventura… até ao momento em que a voz da mãe ressoa como um trovão, fazendo-o regressar à realidade. 
Folheia algumas páginas deste álbum, aqui.

Pede um Desejo, de Chris Saunders (Minotauro)
Uma vez por ano, os desejos lançam-se no ar, cheios de esperança, com uma luz sempre a brilhar: O Coelho apanha um desejo pela primeira vez. Tem tanta sorte que consegue logo três! Mas, sem a certeza sobre que maravilhas pedir, pede ajuda aos seus amigos para se decidir. Com os conselhos do Rato, da Raposa e do Urso, o Coelho descobre que pensar nos outros pode trazer a melhor riqueza de todas!


O que Fazer com um Problema?, de Kobi Yamada e Mae Besom (Zero a Oito)
Para que servem os problemas?
Desafiam-nos, moldam-nos e ajudam-nos a descobrir o quão fortes, corajosos e capazes somos.
Apesar de nunca os querermos, os problemas arranjam uma forma de nos transformar.
Esta é uma história sobre um problema que não se resolve sozinho e um menino que decide encará-lo. 
O Muro no Meio do Livro, de Jon Agee (Nuvem de Letras)
História muito simples e inteligente que provoca a discussão de temas importantes.
O muro no meio do livro é, supostamente, para proteger um lado do livro do outro lado. Supostamente.

À Procura de Ontem, de Alison Jay (Fábula)
Um rapaz decide ir à procura de ontem, pois foi o seu melhor dia de sempre. Para isso, usa todo o seu conhecimento científico na tentativa de voltar ao passado, mas sem sucesso.
É então que vai ter com o avô e lhe pede ajuda. Este vai mostrar-lhe que mais importante do que voltar a ontem é viver plenamente o hoje. Todos gostamos de guardar as boas recordações de experiências passadas, mas o melhor ainda pode estar para vir. Há que aproveitar tudo o que de bom o dia de hoje nos pode trazer.