terça-feira, 23 de abril de 2019

«Levaram Annie Thorne», de C. J. Tudor

Editora: Planeta
Data de publicação: 02/04/2019
N.º de páginas: 336
Para escrever o seu segundo romance, a escritora C. J. Tudor baseou-se na sua própria experiência de adolescente que cresceu numa aldeia mineira isolada e fechada, no norte de Inglaterra. Anos mais tarde, enquanto passeava cães (a autora tinha um negócio de passear cães antes de publicar o seu primeiro livro) próximo da mina que entretanto fechara, ela pensava nos túneis subterrâneos que tinham sido cobertos e nas coisas que neles poderiam estar enterradas.
Um tríler negro, um page-turning envolto em intriga e suspense, é o que C. J. Tudor nos apresenta em Levaram Annie Thorne, livro cujos direitos de publicação estão vendidos para 40 países.
O cenário desta história passa-se na pequena aldeia de Arnhill, onde uma criança de oito anos chamada Annie Thorne, depois de dois dias desaparecida, morre vítima de um acidente de carro. Estamos em 1992. Vinte e cinco anos mais tarde, Joe Thorne, o irmão mais velho de Annie, regressa à aldeia por causa de um e-mail anónimo que recebe e que lhe causa estranheza: «Sei o que aconteceu à sua irmã. Está a acontecer de novo.»
Joe, um homem que viveu uma tragédia da qual guarda cicatrizes, vem ocupar na escola da aldeia o lugar da professora que suicidara-se semanas antes, após matar o filho, Ben, de apenas 11 anos, que também foi dado como desaparecido dias antes.
Que acontecimentos macabros estas duas crianças presenciaram, no local onde estiveram desaparecidas? Por que voltaram completamente apáticas e tão diferentes do que eram? Por que morreram Annie e Ben tempos depois de terem regressado às suas casas sãos e salvos? Que maldição povoa Arnhill e que resiste ao tempo?
The Taking of Annie Thorne (título original) é o romance que consagra C. J. Tudor como uma das mais notáveis novas escritoras de tríleres psicológicos. Se O Homem de Giz revelou-se uma lufada de ar fresco neste género literário, neste seu novo livro a autora britânica volta a surpreender os leitores.
Levaram Annie Thorne revela-se um livro escrito com inteligência e astúcia. A estruturação das personagens e de toda a intriga está bem conseguida e em determinadas partes, a autora apresenta pequenos laivos de terror e sobrenatural, o que torna a história mais assombrada e desafiante para leitura.
Salientar a espaventosa campanha de marketing feita pela Editorial Planeta para gerar expectativa em torno deste livro que antecede The Other People, com publicação prevista para 2020.

Excertos
«Arnhill não é uma povoação acolhedora. É fria, amarga e ensimesmada. Fecha-se sobre si e olha os visitantes com desconfiada. É ao mesmo tempo austera, conservadora e indiferente. O género de aldeia que nos sorri quando chegamos e cospe para o chão, enojada, quando nos vamos embora.» (p. 16)

«Uma vida cheia de promessas. Mas a vida é isso mesmo. Uma promessa. Nada de garantido. Todos gostamos de acreditar que temos o nosso lugar no futuro, mas é apenas uma reserva. A vida pode ser cancelada a qualquer momento, sem devolução de custos, apesar da jornada já feita. Mesmo que mal se tenha tido tempo para apreciar a paisagem.» (p. 22)

«As pessoas costumam dizer que o tempo cura tudo. Estão enganadas. O tempo só apaga. (…) Os corações quebrados não se recompõem. O tempo limita-se a triturar-lhes os pedaços até os reduzir a pós.» (p. 55)

«Na vida não há vencedores. A vida é sobretudo perda: da juventude, do aspecto. Mas acima de tudo perdemos o amor. Por vezes penso que não é a passagem dos anos que nos envelhece, mas o desaparecimento das pessoas e das coisas de que gostamos.» (p. 129)

«As pessoas dizem que a vida encontra o seu caminho. Talvez por vezes aconteça o mesmo com a morte.» (p. 324)
A Editora disponibiliza para leitura imediata o 1.º capítulo do livro, aqui.

4 comentários:

Ana Vieira disse...

Gostei bastante do primeiro livro desta autora e estou ansiosa por ler este seu segundo, espero que não desiluda (como aconteceu recentemente, por exemplo e na minha humilde opinião com Karen M. McManus).
Boas leituras!

JoanaPhilipaw disse...

Pela sinopse parece interessante mas está muito caro ainda... (confesso que quando leio a sinopse me faz lembrar o resumo não de um livro mas de um filme)

Ana Patrício disse...

Adorei o primeiro livro e estou ansiosa por ler este!!

Ana Patrício disse...

Adorei o primeiro livro e estou ansiosa por ler este!!