quarta-feira, 17 de abril de 2019

«Eu sou Dinamite!», uma nova biografia sobre Nietzsche

Com tradução assinada por Artur Lopes Cardoso, Eu sou Dinamite! é o título de uma nova biografia sobre Friedrich Nietzsche, filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano nascido em 1844 e falecido no ano 1900.
O livro é da historiadora da arte, romancista e biógrafa inglesa Sue Prideaux (n. 1944), autora também de biografias sobre Edvard Munch e August Strindberg.
«Magistral. O que distingue esta biografia de Nietzsche das publicadas anteriormente é a sua intimidade vibrante. Trocando o rigor filosófico pela presença humana, aproxima-nos mais de Nietzsche do que todas as que a precederam.» The Los Angeles Review of Books

«A biografia pela qual Friedrich Nietzsche implorava desde o dia em que perdeu a razão e abraçou um cavalo numa praça de Turim em 1889. Prideaux apresenta-nos o mais apaixonado dos poetas-filósofos sob uma luz calma e firme, com resultados surpreendentes.»
John Banville, The Guardian

«Esta biografia é uma verdadeira revelação [...]. Eis Nietzsche como nunca o vimos [...]. A grande qualidade deste livro é fazer-nos assistir à edificação da sua filosofia.»
Kathryn Hughes, The Guardian

«Uma biografia exemplar [...]. Nietzsche emerge das névoas da ignorância e do rumor, numa evocação vívida [...] Um retrato atento e escrupuloso.»
Parul Seghal, The New York Times

«Diversificada e sensível [...]. Uma biografia acessível de um homem habitualmente visto como ameaçador.»
The Economist

Sem comentários: