terça-feira, 9 de abril de 2019

Em Abril nas livrarias com o cunho da Kalandraka

Faz precisamente neste mês 19 anos que pela primeira vez foi publicado em Portugal, pela Editorial Caminho, o clássico infantil Agora não, Tiago, do escritor e ilustrador inglês David McKee (n. 1935). No início da segunda metade deste mês, pela Kalandraka, o livro ficará novamente disponível nos escaparetes da secção infantil das livrarias. Referir que deste autor, desde 2015, a Nuvem de Letras tem vindo a publicar vários títulos (19, até ao momento) seus, como O Elmer e a Borboleta (2019), O Elmer (2017) e O Dia do Elmer (2015).
Sinopse
Este clássico de 1980 é uma inquietante e divertida história para primeiros leitores, e simultaneamente uma chamada de atenção para os adultos, tão ocupados com os seus afazeres que não atendem o suficiente às necessidades - não tanto materiais, mas sobretudo afetivas - dos seus filhos.
Por mais que Tiago alerte os pais de que está um monstro no jardim prestes a devorá-lo, nenhum deles lhe faz caso. Para cúmulo do absurdo, o monstro chega a ocupar o lugar dele em casa, sem que nenhum dos progenitores se aperceba, continuando, aliás, a ignorá-lo, tal como antes faziam com Tiago.
Um texto com frases curtas, descritivas ou dialogadas, confere agilidade à narrativa, ilustrada com imagens expressivas e cores intensas, ao longo de vinhetas que contrapõem a atitude apelativa de Bernardo para com os seus pais face à indiferença – e inclusive o enfado – destes ao serem interrompidos.
Sob esta aparente simplicidade, subjaz uma história incómoda, tão real na altura como agora, e, talvez, ainda mais oportuna. De leitura obrigatória para refletir sobre a (falta de) comunicação.

Do mesmo autor de Bocas (2008), Nascer - Animais Extraordinários (2009) e Olhos - Animais Extraordinários (2016), chega um novo livro infantil: Viajantes - Animais Extraordinários. O espanhol Xulio Gutiérrez (n. 1958) é licenciado em Biologia, foi professor do Ensino Secundário e é autor de mais de vinte livros sobre natureza. Viajantes - Animais Extraordinários tem ilustrações de Nicolás Fernández e será publicado no dia 26 deste mês e terá o selo da Faktoria K de Livros.
Sinopse
A maioria dos animais é sedentária: vive sempre no mesmo sítio ou faz pequenas deslocações. Mas a lenta evolução dos continentes, as alterações climáticas e as transformações do meio envolvente levam muitas espécies a viajar para sobreviver...
Este livro permite acompanhar os animais que – por terra, mar e ar – fazem as viagens mais longas e arriscadas. Uns empreendem travessias de milhares de quilómetros, atravessando continentes e oceanos, entre o local onde passam o inverno e a sua residência de verão, ou desde as zonas de nidificação às de alimentação. Outros efetuam trajetos curtos, expondo-se, porém, a todo o tipo de perigos e vicissitudes. Estas deslocações constituem assombrosas aventuras que põem à prova a resistência de cada criatura, a sua obstinada determinação e capacidade de orientação. Todas perseguem o mesmo: procurar sustento onde possam enfrentar os seus predadores ou defender-se das adversidades do meio envolvente… Sobreviver, ainda que, em muitos casos, as migrações dos animais selvagens saiam caras em vidas!
Viajantes reúne a experiência migratória de doze espécies que respondem à chamada atávica da natureza: desde a corrida temerária do lemingue à parcimónia da tartaruga-boba, passando pelo heróico regresso do salmão ao rio onde nasceu ou à nuvem colorida formada pelas borboletas-monarca.
Com a Árvore da vida como ponto de partida, esta obra científica apresenta um esquema dos principais grupos do Reino Animal para se centrar nos protagonistas: localização no mundo, habitat, habilidades físicas... No final, incorpora fichas técnicas com curiosidades e o seu estado de conservação no planeta. Este sexto título da série Animais Extraordinários continua a surpreender não só pela informação interessante e acessível que oferece, como também pelas suas espetaculares ilustrações naturalistas.

Sem comentários: