domingo, 7 de abril de 2019

«O Teu Olhar Ilumina o Mundo», de Susanna Tamaro

Editora: Presença
Data de publicação: 06/02/2019
N.º de páginas:136
Susanna Tamaro aponta 1978 como o ano em que começou a escrever. Todavia, só em 1989 saiu o seu primeiro livro, Com a cabeça nas nuvens. Até 2013, e com mais de vinte obras publicadas, esta escritora italiana muito pouco tinha falado à imprensa sobre a sua vida pessoal. Foi só através dos livros autobiográficos Todo o Anjo é Terrível (2013) e O Coração Também Pensa (2016) que os leitores começaram a conhecer a pessoa por detrás da escritora.
Neste seu mais recente livro, publicado em Itália em Setembro último sob o título Il tuo sguardo illumina il mondo, a escritora nascida em Trieste confessa que o escreveu para saldar uma promessa que fez ao seu amigo Pierluigi Cappello, nos derradeiros últimos momentos da sua vida (o poeta morreu em Outubro de 2017). Embora esta carta longa e íntima seja escrita e dirigida em grande parte a esse grande amigo, muitos dos diálogos apresentados são reminiscências, desabafos e partilhas suas sobre os anos da sua infância, adolescência e vida adulta até ao presente.
Se nos dois títulos acima já referidos, a autora já nos tinha confessado situações gravosas por que passou, neste, ela vai mais além, e de forma catártica, nos conta sem filtros outras situações dilacerantes, protagonizadas pela sua mãe, pai, padrasto, entre outros.
«Vivia na violência, no ódio, ninguém se importava comigo», conta-nos, lembrando-se da fase final da sua adolescência, em que começou a desenvolver um traço de personalidade borderline, e por isso frequentou consultas de psicologia e psiquiatria. Sobre a sua relação com drogas, álcool, suicídio e depressão também Tamaro fala.
Antes de dar por concluída a escrita do livro, Susanna Tamaro revela aos leitores e ao mundo, pela primeira vez, que sofre de um distúrbio neurológico (diagnosticado muito tardiamente), a sua «cadeira de rodas invisível», que a faz viver desde muito jovem num mundo à parte, só seu.
Entre confissões íntimas e dolorosas, Tamaro ameniza o teor denso dessas partilhas salteando a narrativa transcrevendo poemas de Pierluigi e evocando o mundo que os unia: «O nosso mundo era esse. O fogo e a pedra, a água e a neve.»
O Teu Olhar Ilumina o Mundo é um livro escrito com uma delicadeza, sinceridade e despojamento incomparáveis, como Susanna Tamaro sempre nos habituou. Nesta obra, a autora de Vai Aonde te Leva o Coração faz uma reflexão sobre a vida, a morte, a resiliência, a fragilidade e sobre a importância do silêncio.
Nós, leitores habituais dos romances desta italiana, depois de lermos o que ela nos conta em O Teu Olhar Ilumina o Mundo, não vamos olhar para a sua extensa obra da mesma maneira.


Excertos
«A neve impõe um silêncio súbito, e era desse silêncio que precisávamos e sentíamos nostalgia.» (p. 17)

«A vida é um cavalo desenfreado que nos leva para onde quer.» (p. 68)

«Quem é o poeta senão alguém que segura uma lanterna e que, apontando um feixe de luz para um detalhe, nos diz: “vêem?”
Escrever quer dizer isto. Trazer para a luz as coisas escondidas.» (p. 97)

«Toda a vida lutei contra a complexidade dos meus distúrbios, contra os enormes obstáculos que semeavam os meus dias. Durante décadas, culpabilizei-me por não conseguir ser como os outros, por não ser capaz de enfrentar coisas que as outras pessoas consideravam normais.» (p. 107)

«Ser diferente não é uma vontade, mas uma natureza que se tem ou não se tem. E, muitas vezes, ser diferente quer dizer uma só coisa: ser mais sensível.» (p. 114)

6 comentários:

Marisa Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marisa Pimenta disse...

Um livro a ler futuramente

Marisa Pimenta disse...

Um livro a ler futuramente

Marisa Pimenta disse...

Um livro a ler futuramente

Catarina Fonseca disse...

Muito bom

AnaJoão* disse...

Adorei o livro ☺️