quarta-feira, 10 de abril de 2019

Novos livros, da Clube do Autor, de Helena Sacadura Cabral, Laurinda Alves e Bagão Félix

Raízes de Vida
de António Bagão Félix e Ana Paula Figueira
Para esta viagem, Bagão Félix escolheu um caminho, não o das pedras, mas o da botânica, fazendo a ponte entre a cidade dos homens e a aldeia do campo, entre nós e a natureza, entre as palavras e as plantas. Raízes de Vida é um livro sobre os valores que nos vinculam, as atitudes que nos sustentam, os sentimentos que nos envolvem, os gestos que nos elevam e as memórias que nos unem. Nele encontramos um regresso à simplicidade das coisas e à harmonia do mundo natural, um contraponto reflexivo ao ritmo frenético dos tempos atuais.
Ao longo de seis capítulos que foram buscar os seus nomes à anatomia de uma árvore, encontramos reflexões sobre a vida e os homens.
Uma obra que nos faz refletir sobre a essência da vida e o nosso mundo, deixando ao leitor a liberdade para fazer a sua própria interpretação.

«Ter saudade pela ausência é a mais forte presença do que significa a saudade. A saudade não é solidão. É a companhia da presença ausente. Ou a presença da companhia ausente.
A saudade alimenta‑se de um tempo que já foi, mas que se quer que continue a ser. Por isso, a saudade é uma afectuosa comunhão com a ausência, por vezes suave, outras vezes tumultuosa.»

Pela Sextante Editora publicou O Cacto e a Rosa (2010) e Trinta Árvores (2013).

Nunca Estamos Sós
de Laurinda Alves
Laurinda Alves traz-nos uma importante mensagem de esperança e união. Todos juntos, somos uma força. Sabemos o poder invencível desta força que nasce em nós quando nos juntamos para fazer qualquer coisa, quando nos entreajudamos. Conhecemos o poder fabuloso desta força porque a experimentamos. E, no entanto, são incontornáveis as vezes em que nos sentimos sozinhos. Na era da comunicação, em que estamos ligados virtualmente próximos, podemos sentir-nos distantes e viver uma solidão acompanhada, que é a pior forma de solidão.
Olhando para a nossa vida e perscrutando o mundo à volta, percebemos que embora nos sintamos muitas vezes sozinhos e por vezes excluídos e pouco valorizados, raramente estamos sós. Esta certeza obriga a dar passos e a ganhar consciência de que está na nossa mão lutar um futuro melhor. São muitas as pessoas que todos os nos provam que, haja o que houver, nunca estamos sós. E aconteça o que acontecer, é possível fazer a diferença.
Com a sua escrita afetuosa e sincera, Laurinda Alves incita-nos a encarar a vida com um olhar mais positivo, procurando em nós, nos outros e no mundo o poder resgatador da ação e da sabedoria de todos os que nos inspiram.

“O que nos faz agir e transcender a cada dia é a esperança de que alguma coisa se componha, de encontrar sentido para a vida, de evoluir, de saber mais e perceber melhor.”

Da mesma autora: Quero Acreditar (2016) e Eu, Tu e os Outros (2018).


Tempo de Esperança
de Helena Sacadura Cabral 
«Abril é um mês duro para mim. Digamos que até ao dia 24 - em que um filho me morreu nos braços -, é uma caminhada árida. Por isso, este ano resolvi que era chegada a altura de dar uma "virada" ao assunto e convocar para essa data algo que me desse prazer. Foi o que fiz.
Assim, no dia 23 de Abril, véspera dessa fatalidade que me aconteceu, chegará às livrarias um novo livro meu, cujo título Tempo de Esperança, diz muito dessa minha intenção de encerrar um ciclo doloroso. É preciso que chegue uma brisa de bonança que encha o meu e os nossos corações. Espero te-lo conseguido!»

1 comentário:

Nuno Antunes disse...

interessantes sugestões! estou curioso com o livro do bagão felix!