Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Dois novos livros de desenvolvimento pessoal

No segundo dia de Junho dá entrada nas livrarias os livros Pequenos Hábitos e 13 Coisas que as Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem.
O reconhecido guru do hábito mostra como se pode ter uma vida mais feliz e saudável, começando por pequenas mudanças. Com descobertas inovadoras em todos os capítulos, este livro ensinar-lhe-á as formas mais simples e comprovadas de transformar a sua vida.
Se quer perder peso, livrar-se do stress, dormir melhor ou ser mais produtivo todos os dias, este livro de BJ Fogg vai ajudá-lo.

O segredo dos fortes não está naquilo que fazem. Está antes naquilo que deixam de fazer.
Exatamente três anos depois de ter perdido a mãe, Amy Morin perdeu também o marido. Tinha apenas 26 anos. A tragédia fez com que a autora - psicoterapeuta de profissão e professora universitária - se interessasse pessoalmente pela força mental. O que leva algumas pessoas a resistirem melhor do que outras aos dramas do quotidiano?
Ao observar centenas de pacientes, apercebeu-se de que o elo comum entre as pessoas mentalmente mais fortes não era o que faziam - mas sim aquilo que deixavam de fazer.
Não sentiam pena de si próprias; Não se preocupavam em agradar a toda a gente; Não se prendiam ao passado. Mais tarde, e perante uma nova tragédia, Amy escreveu uma carta a si própria, onde sintetizou as 13 Coisas que as Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem.

Novos livros de auto-ajuda: «Zen pra C*ralho» e «Como Deixar-se de Masturbações Mentais e Disfrutar da Vida»


Zen pra C*ralho
O caminho para a serenidade está mesmo à tua frente, e está pejado de palavrões. Quando a meditação e os mantras pacificadores não são suficientes, tens sempre este livro para te ajudar a mandar f*der tudo aquilo que te aborreça.
Em cada página deste livro de Monica Sweeney, encontrarás estratégias para que te marimbes para as pessoas que não te fazem bem e saibas reconhecer aquelas que te tornam melhor pessoa. Liberta-te de m*rdas graças a estas atividades catárticas pra c*ralho e alcança um estado que se pareça o mais possível com a felicidade.
Pinta, rabisca ou larga uma bomba de boas vibes na tua vida, e mantém-te Zen pra C*ralho!

Da Introdução
«Bom dia, alegria! Quero apresentar-te uma forma muito especial de positivismo: um tipo de positivismo que inspira uma alegria vertiginosa, uma catarse estimulante e asneiredo em barda. Nas páginas deste livro vais encontrar boas oportunidades para te libertares de todas as tretas, para prestares homenagem aos teus pontos fortes, peculiaridades e espetacularidade individuais, e para agitares bandeirinhas coloridas num louvor a todas as merdas boas que existem à tua volta.»


Como Deixar-se de Masturbações Mentais e Disfrutar da Vida
Atrás deste título provocador, esconde-se um manual pronto a usar que qualquer neurótico, ou aspirante a neurótico, deve ter sempre à mão. Aqui encontra técnicas de ioga, budistas e zen, praticadas há vários séculos pelos orientais - que, claro, também têm a sua dose de neurose -, mas que podem ser facilmente importadas pelos coitados dos ocidentais. A neurose e, em especial a sua forma mais difundida, a neurose depressiva, que afeta atualmente grande parte da população, inunda-nos de medos e angústias que nos impedem de desfrutar da vida e das relações com os outros. Se aprendermos a controlar o pensamento neurótico e pouco a pouco voltarmos à realidade da qual temos estado afastados, saberemos como eliminar esses inúteis pensamentos obsessivos, as chamadas masturbações mentais, que nos impedem de alcançar o equilíbrio e de nos sentirmos em sintonia connosco próprios.
Giulio Cesare Giacobbe, um conceituado psicoterapeuta italiano, apresenta-nos diversas técnicas para atingir este objetivo.

- Uma masturbação mental é pensar em coisas que não têm qualquer tipo de relação com a realidade. - As masturbações mentais são produzidas por si mesmas.
- O pensamento, frequentemente, é uma masturbação mental.
- O pensamento que não se concretiza numa ação é uma masturbação mental.
- O pensamento originado por problemas imaginários é a mais perigosa das masturbações mentais.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

A hipnoterapeuta Rosa Basto escreveu um livro com conselhos sobre como lidar com a ansiedade

Rosa Basto é licenciada em Psicologia e hipnoterapeuta. É presença assídua na TVI com a rubrica de Hipnose Clínica no programa “A Tarde É Sua”. A experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos de atendimento em consultório, permitiram a criação de um método de trabalho único (Terapia Diamante®), que reúne as técnicas mais adequadas e eficazes para o tratamento de inúmeros problemas do foro emocional, como a ansiedade, o tema principal do livro Comece a Viver Agora, que será publicado no início da segunda semana de Junho pela Editora Planeta.

Sinopse
Por vezes sente um nó na garganta, um aperto forte no peito?
Uma súbita falta de ar e palpitações que não consegue controlar?
Tem fobias que não consegue explicar e vive obcecado por pensamentos negativos e ruminantes que o impedem de viver a sua vida?
Há solução! Pode deixar de viver assim, para começar a viver agora!
Com conselhos assertivos, exercícios que usa diariamente nas suas consultas, metáforas para refletir e estratégias práticas, Rosa Basto vai ajudá-lo a identificar os sintomas, a origem da ansiedade e a libertá-la.
Nas páginas deste livro encontra exercícios de respiração, aprende a escolher as palavras que usa no dia a dia de forma positiva, a trabalhar a sua autoestima e confiança, a libertar-se da raiva, dos medos, das crenças limitadoras que o impedem de sonhar e de aproveitar a vida!
Depois de ler este livro a sua vida vai mudar. Vai conseguir ver o mundo com outros olhos.

«A ansiedade é um verdadeiro flagelo nos dias de hoje, bloqueando a vida de muitas pessoas. Como profissional de excelência que é, Rosa Basto consegue, com o seu Protocolo Diamante®, ajudar muitas pessoas a voltar a viver. O empenho que põe no que faz e a alegria que sente em ajudar os seus pacientes faz toda a diferença. É por isso que este livro é um manual valioso para aprender a lidar com a ansiedade. Vai ver que depois de o ler nada será como dantes.» Fátima Lopes
«Trabalhar algo nosso com a Rosa é fazer uma viagem pelo Eu, onde visitamos lugares onde nunca estivemos. O trabalho da Rosa liberta-nos de grilhões que não sabíamos ter. É absolutamente fascinante.» Nuno Eiró

Excertos
«A Perturbação de Ansiedade está entre as condições psiquiátricas mais prevalentes na maioria das populações de todo o mundo. E Portugal não foge à regra.
A ansiedade é uma emoção humana normal; todos nós sentimos ansiedade quando confrontados com situações que consideramos ameaçadoras ou difíceis. É um fenómeno natural, importante e funcional. Passa a ser disfuncional e patológico quando a intensidade aumenta e nos leva a ter medo de tudo. Tudo o que é em excesso faz-nos mal e prejudica a nossa saúde. A ansiedade, quando disfuncional, é considerada negativa e apresenta-se como uma antecipação de ameaça futura. Vem carregada de maus presságios onde o medo se antecipa a quase todos os pensamentos e comportamentos.»

«Nas minhas clínicas, observo que uma grande parte dos pacientes, devido à trajetória da sua vida, adquiriram muitos medos e, com eles, uma baixa de autoestima. Esta é uma das consequências mais visíveis nas pessoas que tentam sempre agradar aos outros. Para fazer face ao mundo e esconder os seus maiores receios, vestem «máscaras» para enfrentar aquilo que mais os atormenta.»

terça-feira, 26 de maio de 2020

Está quase a aterrar um novo livro da colecção 'Uma Aventura'

Uma Aventura Voadora é o volume n.º 62 da conhecida colecção de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e chega às livrarias no dia 2 de Junho.

Um príncipe das arábias decide visitar a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, arte que sobremaneira ele aprecia, e decide fazer um concurso com falcões cujo prémio é uma joia valiosíssima.
Os ladrões decidem roubar a joia, mas, como se encontra muito bem guardada, não a conseguem roubar. A alternativa é raptar o filho do príncipe e pedir um resgate.
Vamos ver como atuam os nossos heróis para resolver mais este crime.

Da mesma colecção: Uma Aventura na Madeira (2016)

«Pelos Caminhos Assombrados de Portugal» intitula-se o novo livro de Vanessa Fidalgo

Vanessa Fidalgo (n. 1978) é jornalista e viu o seu primeiro livro publicado em 2012: Histórias de um Portugal Assombrado, que tornou-se num caso de sucesso, permanecendo várias semanas nos primeiros lugares das tabelas de vendas. Seguiram-se os livros 101 Lugares Para Ter Medo Em Portugal, Seres Mágicos em Portugal, Avistamentos de Ovnis em Portugal e Lugares Abandonados de Portugal (todos editados pela A Esfera dos Livros). Pelos Caminhos Assombrados de Portugal é o título do seu novo livro, que a Editora Desassossego disponibiliza nas livrarias a partir de 5 de Junho.

Sinopse
Da curiosidade, da singularidade e da profícua imaginação popular nasceram a maioria das histórias que povoam a nossa tradição oral. Transmitidas de boca em boca e depois de geração em geração até aos dias de hoje, as histórias de fantasmas, bruxas e antigos heróis – que ninguém sabe ao certo se realmente existiram – tornaram-se parte imprescindível da identidade de uma comunidade .
Num país onde é quase impossível encontrar uma aldeia ou encruzilhada que não tenha uma lenda povoada de detalhes misteriosos e criaturas sobrenaturais – nem que seja um simples “bicho papão” para amedrontar os forasteiros –, Pelos Caminhos Assombrados de Portugal propõe uma visita a muitos dos cantos e recantos de Portugal onde a memória popular não falhou e onde, sem receios nem vergonhas, há um povo que continua a identificar-se com a sua história, as suas tradições populares e a mais peculiar herança dos seus antepassados: o seu património oral.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

«A Arte de Ganhar Dinheiro» é um dos próximos livros de não-ficção que está quase a chegar


Consciência Quântica, de Amit Goswami
A física quântica não é apenas o futuro da ciência, é também a chave para a interpretação e compreensão do universo, de Deus, da consciência, da vida, da morte e do sentido da existência.

«Amit Goswami é uma daquelas joias raras. Traz uma compreensão profunda da realidade através de uma síntese entre ciência e espiritualidade. Contribuiu, e muito, para a minha própria compreensão da natureza da existência.» Deepak Chopra
Homo Biologicus, de Pier Vincenzo Piazza
Piazza é um intrépido explorador da evolução e da biologia, oferecendo-nos uma leitura totalmente nova do ser humano, das suas motivações e dos seus excessos. Só ligando os pontos, como o autor faz neste livro, é possível ver a nossa história como um todo, com as implicações revolucionárias que isso nos traz. Uma mudança de paradigma que pode abrir novas portas à nossa evolução.
«Este livro cativará todos os leitores que se questionam acerca da relação entre corpo e mente, natureza e cultura, biologia e psicologia.» Sciences Humaines
A Arte de Ganhar Dinheiro não nos diz apenas como ganhar dinheiro; fala-nos também do melhor modo de viver uma vida feliz e com propósito, ter sucesso e encontrar a verdadeira satisfação financeira através da nobreza de coração. Os ensinamentos aqui contidos são intemporais. P. T. Barnum foi um empreendedor astuto. Um dos seus princípios passava por tratar cada cliente com o máximo respeito - e provou ser um homem extremamente atencioso. Tornou-se num dos mais bem-sucedidos de sempre. Ainda que os seus conselhos se aproximem do senso comum, mais parece que andam arredados da prática corrente nas instituições, nas empresas ou na vida.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

«Cura - O Poder da Mente», de Kelly Noonan Gores

Edição: Lua de Papel
Data de publicação: 19-02-2020
N.º de páginas: 272
De que forma os nossos pensamentos, crenças, emoções e escolhas de vida influenciam a nossa biologia? Foi esta a premissa que esteve na génese de ’Heal’, um documentário assinado por Kelly Noonan Gores lançado em 2017 e que é um sucesso na Netflix.
O livro Cura - O Poder da Mente baseia-se nesse trabalho documentarista, que tem intervenções de 20 personalidades de reconhecida reputação mundial nas áreas da espiritualidade, biologia, física quântica, neurociência e medicina holística. São exemplos: Deepak Chopra, Bruce Lipton, Greeg Braden, Joe Dispenza e Marianne Williamson.
Logo nas primeiras páginas, os peritos afirmam que todos temos mais controlo sobre a saúde e a vida do que nos fizeram crer: «A maioria das curas começa na mente», «Simplesmente tomar um comprimido, ou vários, para aliviar o problema não é sinónimo de curar. Para tratar verdadeiramente, devemos mudar a nossa forma de pensar, agir e sentir.»
Quase todos os especialistas são unânimes a afirmar que a raiz de quase todas as doenças (cerca de 90% daquilo que leva o paciente ao médico) está relacionado com o stresse, provocados por traumas, emoções negativas, crenças subconscientes, etc.
O efeito que os nossos pensamentos negativos têm nos milhares de células do nosso corpo é de tal forma impactante, que simplesmente mudando o nosso mindset (a atitude mental com que abordamos a vida), muitas doenças crónicas podem ser totalmente reversíveis. No livro, são relatados casos de doentes oncológicos em estado terminal, que apresentaram uma remissão radical na doença, e curaram-se. É possível o nosso corpo mudar e curar-se, se reeducarmos a nossa forma de pensar, é o chavão repetido em todos os capítulos deste livro-entrevista.
Um dos pontos essenciais da obra é a afirmação, apoiada nas mais recentes descobertas das neurociências e da epigenética (área da biologia que estuda mudanças no funcionamento de um gene que não são causadas por alterações na sequência de DNA), de que já não somos vítimas da nossa hereditariedade, como sempre nos fizeram crer: «o efeito placebo é extraordinariamente poderoso porque demonstra que a crença muda a biologia.»
Temos muitas aprendizagens a retirar de Cura - O Poder da Mente, entre as quais, a de que a conexão do espírito-corpo-mente não deve ser, nunca, desvalorizada.
Em súmula: este é um livro sério, fascinante e de grande utilidade prática, que informa e alerta que a forma como pensamos determina, definitivamente, a forma como vivemos.

Excertos
«As emoções negativas como a raiva, a fúria, a dor, o medo, a depressão e o ciúme afetam a nossa bioquímica de forma negativa. As emoções positivas, por outro lado, levam o cérebro a libertar a química da cura no corpo, o que estimula o nosso sistema imunitário.»

«Novas ciências como a física quântica e a epigenética começaram a provar que o corpo está mais ligado à mente e às emoções do que a medicina convencional alguma vez equacionou.»

«Por vezes, uma crise de saúde pode servir como alerta, uma espécie de presente, para nos permitir crescer e estar no nosso melhor.»

Livros que podem interessar:
A Matriz Divina, de Greeg Braden (Lua de Papel, 2020)
Cura, de Jo Marchant (Lua de Papel, 2016)

quarta-feira, 20 de maio de 2020

O clássico «A Arte da Guerra» agora em versão novela gráfica

https://www.facebook.com/silenciosquefalam
No início de Junho, a Editora Vogais publica A Arte da Guerra: Novela Gráfica, uma adaptação do famoso tratado sobre combate de Sun Tzu, um professor educa o pupilo quanto à mais subtil de todas as artes. As ilustrações, da autoria do galardoado Pete Katz, retratam cenas de batalha e cenários estratégicos, dando vida a princípios militares antigos para uma nova geração de leitores.
https://www.facebook.com/silenciosquefalam
Excerto da introdução
«A Arte da Guerra é indubitavelmente o mais famoso tratado de estratégia militar alguma vez escrito. Foi publicado originalmente no século v a. C., tendo sido escrito por Sun Tzu, um general que viveu durante o período Zhou Oriental da história chinesa (779–471 a. C.).
(...) O livro encontra‑se disponível em várias línguas e foi originalmente traduzido para inglês em 1910 por Lionel Giles.
(...) O presente volume baseia‑se, sobretudo, no texto de Lionel Giles, embora tenha igualmente buscado inspiração em algumas das traduções mais modernas. Não procuro, de forma alguma, fazer a melhor das interpretações de A Arte da Guerra. Trata‑se apenas de uma alternativa, quiçá uma novidade ilustrada para um admirador de Sun Tzu, ou uma introdução colorida a este texto antigo que resistiu ao tempo e ainda hoje permanece relevante.»

Outras duas edições (esta e esta) de A Arte da Guerra encontram-se publicados pela Vogais.

O livro sobre a dieta que fez Adele perder 45 quilos

https://www.facebook.com/silenciosquefalam/https://www.facebook.com/silenciosquefalam/
Recentemente Adele surpreendeu o mundo ao publicar fotografias que revelam a sua incrível perda de peso. A cantora de Someone Like You e All I Ask já afirmou que o seu novo corpo é o resultado da Dieta Sirt. Em 2016 foi lançado em Portugal, pela Lua de Papel, um livro que aborda esta dieta desenvolvida pelos nutricionistas ingleses Glen Matten e Aidan Goggins.

Sinopse: Sabia que existe um “gene magro”? Chama-se sirtuína, e foi descoberto em 2003. Quando é ativado, o corpo entra em “modo de sobrevivência” ou seja, começa a queimar gorduras, a criar músculo e a rejuvenescer as células. Mas como ativá-lo? Dois especialistas em nutrição britânicos, Aidan Goggins e Glen Matten decidiram investigar. Descobriram que em diferentes partes do mundo havia povos (como os japoneses de Okinawa, ou os índios americanos Kuna) que tinham uma dieta à base de alimentos ricos em sirtuína – e eram muito mais magros e saudáveis do que outros povos.
A partir dessa descoberta, os autores criaram uma dieta evolucionária, que inclui os melhores alimentos para “despertar” o gene do emagrecimento – do vinho tinto ao cacau, dos morangos ao café. Faltava apenas testar cientificamente o programa.
No restaurante de um exclusivo health club londrino, ofereceram aos clientes dois tipos de menus: o normal ou o rico em sirtuínas. Passada apenas uma semana o grupo da Dieta Sirt tinha perdido em média três quilos. E o mais espantoso foi que perderam apenas gordura, ou seja, os índices de massa corporal revelaram que até tinham ganho massa muscular – um feito absolutamente inédito em qualquer dieta, e com um bónus, pois os músculos queimam calorias mesmo enquanto dormimos.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Já está à venda «O Princípio e o Fim de Tudo»

O fim virá numa explosão ou será aos poucos? 
Será mesmo o fim, ou um novo princípio, à medida que o universo se 
prepara para uma nova fase de expansão? 
E foi o nosso Big Bang apenas um de muitos num multiverso de universos paralelos?
Escrito num tom envolvente, o livro O Princípio e o Fim de Tudo, do jornalista de Ciência e ex-cosmólogo Paul Parsons, leva-nos numa viagem desde o princípio dos tempos, onde se incluem as observações astronómicas mais recentes e descobertas teóricas, até ao fim do universo tal como o conhecemos.
Excerto
«Um dia, há quase 14 mil milhões de anos, aconteceu uma coisa notável. O nosso universo nasceu. A matéria e a energia que compõem tudo o que pode observar em seu redor no mundo presente — este livro, o ar que respira, as matérias biológicas existentes no seu corpo, a luz do sol e as estrelas longínquas; tudo — tudo nasceu desse único instante de criação. Hoje, esta matéria encontra-se espalhada por um universo verdadeiramente vasto. Não sabemos exatamente quão grande é esse universo, mas o bocadinho que conseguimos observar tem uma extensão de aproximadamente 92 mil milhões de anos-luz.»

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Novo livro de João Tordo entre as próximas apostas da Penguin Random House

Depois de uma interrupção nos lançamentos, devido à COVID-19, a Penguin Random House Portugal retoma a actividade editorial e regressa com várias novidades. Entre elas, estão os romances O Dia em que Perdemos o Amor, de Javier Castillo, E, de Repente, a Alegria, de Manuel Vilas, e o ensaio Manual de Sobrevivência de um Escritor, de João Tordo. Dia 26 de Maio estarão à venda.
Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.
Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão. Este volume percorre os autores, a tradição e o processo que fazem um autor, mas é também uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam sem piedade tanto os jovens escritores como os mais experimentados.
Manual de Sobrevivência de um Escritor é uma aventura pelo lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Os livros de Maio da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Nos novos 3 Ensaios (a 12 de Maio à venda) e 2 Retratos (a ser publicados no dia 26) da FFMS - Fundação Francisco Manuel dos Santos, os leitores vão-se deparar com temas actuais e pertinentes.

É possível viver melhor e morrer mais dignamente...
Os cuidados paliativos ainda não são um direito adquirido...
O mundo de amanhã está nas mãos da geopolítica...
Somos um país cada vez mais envelhecido...
A experiência da maternidade é inesquecível, mas complexa...
E se eu não puder decidir?, de Lucília Nunes
Sabia que existe um Registo Nacional de Testamento Vital?
Do Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV) constam as pessoas que declararam antecipadamente a sua vontade quanto a instruções de fim de vida. Foi criado com tutela da área da saúde. Pode ser consultado pelos profissionais de saúde e é matéria de sigilo profissional, no respeito da confidencialidade de dados pessoais.
E se eu não puder decidir?: Saber escolher no final da vida propõe uma reflexão apurada sobre como tomar decisões, ter consciência de limites, interessar-se pelo bem do Outro, saber para poder escolher, consentir ou nem por isso, distinguir entre conceitos do final de vida e pensar decisões antecipadas.
A autora é doutorada em Filosofia, com agregação em Filosofia, especialidade Ética, e em Enfermagem.

Cuidados Paliativos, de Isabel Galriça Neto
Sabia que... a maioria dos doentes ainda chega tardiamente aos Cuidados Paliativos, quando há menor possibilidade de os ajudar a ter melhor qualidade de vida? Se por preconceito, medo ou desconhecimento, a família, um médico ou um doente atrasa a ida para os Paliativos, está a prejudicar-se.
Isabel Galriça Neto é médica desde 1985. Dedica-se aos cuidados paliativos (CP) há mais de 25 anos. Neste ensaio, a autora visa clarificar o significado e o impacto dos cuidados paliativos na prevenção e alívio dos problemas físicos, psicológicos, psicossociais e espirituais de pessoas em situação de doença crónica avançada, irreversível, bem como no acompanhamento de familiares e cuidadores.
Excerto do texto introdutório
Ao longo dos tempos, fomos lidando com a morte, umas vezes de formas mais próximas, atualmente de forma mais distanciada, às vezes como se não existisse. Para isso também tem contribuído o “morrer no hospital”, criando distância em relação ao quotidiano, afastando doentes e moribundos do contacto com os seus, medicalizando a morte. Prestamos pouca atenção ao facto de não podermos vencer a morte mas podermos lidar com o medo que temos dela.
Podemos viver melhor e morrer mais dignamente. Pois viver também significa fazer face a doenças, a desaires, a frustrações. Numa relação feliz consigo e com a verdade, de nos reconhecermos finitos, limitados, vulneráveis, mortais. Apropriar-se da sua existência, assumir a sua singularidade, inclui todas as possibilidades, incluindo a da morte. (...)
É um texto que não aspira a mais do que discutir reflexivamente as questões do final de vida, centrado nas preocupações éticas. Que não foi especialmente dirigido a profissionais de saúde, mas também o é. Que não usa argumentos predominantemente técnicos ou científicos, mas também os usa.»


O mundo de amanhã, de Carlos Gaspar
Como se antevê o poder internacional no mundo de amanhã? Mais do que à evolução da ciência e da tecnologia, o autor deste ensaio atribui a direcção desse futuro às dinâmicas políticas que prevalecerem na luta entre as democracias liberais e as autocracias, no quadro da nova configuração diplomática internacional.
A crise da ordem liberal marca o regresso da competição entre as grandes potências. As divergências entre os EUA, a China e a Rússia dominam a política internacional e prejudicam as dinâmicas de integração que garantiram a paz no pós-Guerra Fria. No mundo de amanhã, Portugal e a Europa têm de recuperar as condições de autonomia indispensáveis à defesa dos seus valores e dos seus interesses. Em O mundo de amanhã: Geopolítica contemporânea, um ensaio fundamental, estes e outros esclarecimentos e alertas provam que o destino do mundo está, afinal, nas mãos da geopolítica contemporânea.
Carlos Gaspar é investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA) e professor catedrático convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Os pombos da senhora Alice, de Ana Catarina André
Sabia que... as repúblicas seniores procuram replicar o conceito das repúblicas estudantis?
Os idosos dividem as tarefas domésticas, assumem a gestão do quotidiano no apartamento e, caso haja algum problema, reúnem o conselho da república. O projecto social das repúblicas seniores, inspirado nas residências estudantis que surgiram em Coimbra no século XIV, foi criado pelo Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios, em Lisboa.
Em Os pombos da senhora Alice: Envelhecer em Portugal relatam-se histórias de quem, ainda autónomo, é vítima da pressão imobiliária, da falta de afecto e da pobreza, ou de quem, por doença, vive num lar ou já não sai de casa. Retratam-se casos de solidão e discriminação, dificuldades e carências dos idosos em Portugal. Mas também se contam finais felizes, porque a esperança é a última a morrer.
Excerto
«Da primeira vez que entrei em casa de Arlete, num prédio centenário, no Chiado, em Lisboa, estava longe de imaginar que aquela seria a única vez que nos veríamos. Sentada junto à cabeceira da cama onde estava deitada — era ali que passava os dias —, contei-lhe que estava a fazer um trabalho jornalístico sobre envelhecimento. Com perspicácia, e após breves minutos de conversa, compreendeu o âmago do projecto. "Pretende dar a conhecer, através de várias histórias, os problemas, dificuldades e carências dos idosos em Portugal", afirmou, segura.»
Quanto tempo tem um dia, de Susana Moreira Marques
«Eu levava a bebé até à janela do quarto e ela já sabia que tinha que fechar as portadas. Isso e apagar a luz no interruptor faziam parte da sua rotina de dormir — a mesma rotina que eu tinha experimentado com a irmã anos antes. Depois, enquanto a tentava adormecer ao colo, ela tinha o hábito de me enfiar a mão no pescoço, no peito, puxando a gola da camisola, às vezes magoando-me. Queria sentir a minha pele.»
Susana Moreira Marques é escritora e jornalista freelance. Foi colaboradora do Público, do Jornal de Negócios e da BBC World Service, e cronista na Antena 1. É autora do livro Agora e na Hora da Nossa Morte.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Um novo livro de Javier Castillo: «O Dia Em Que Perdemos o Amor»

Depois do sucesso internacional de O Dia Em Que Perdemos a Cabeça, o espanhol Javier Castillo regressa com um tríler que explora os limites do amor. O Dia Em Que Perdemos o Amor dá continuação ao fenómeno editorial espanhol que se tornou Javier Castillo («Sem dúvida, o novo fenómeno da literatura europeia.» Joël Dicker).
É um romance viciante e cheio de adrenalina que não deixa ninguém indiferente. Com várias histórias e linhas temporais, personagens bem definidas, muita acção e uma intriga bem construída que faz dele um verdadeiro page turner.

Primeiro parágrafo
«Eram dez da manhã do dia 14 de Dezembro. Um pé descalço pisou o asfalto de Nova Iorque e uma sombra feminina desenhou-se à sua frente. O outro pé pousou com cuidado, tocando no chão com os seus finos dedos cheios de sujidade. Estava nua, com a pele pálida, as pernas e os pés enegrecidos e o seu comprido cabelo castanho a dançar ao som do trânsito. A cintura bamboleava suavemente de um lado para o outro a cada passo que dava; andava devagar, como se não quisesse fazer barulho. A rapariga atravessava a estrada enquanto os veículos lhe tocavam levemente, fazendo o seu coração vibrar. Parou um segundo a meio da faixa central e observou um autocarro dar uma guinada para se desviar dela no último momento.»

O Dia Em Que Perdemos o Amor (traduzido para português por Rita Custódio e Àlex Tarradellas) chega às livrarias a 26 de Maio e está já em pré-venda nas livrarias online. Uma edição Suma de Letras.

Para os fãs de «O Código da Vinci» está a chegar «Os Filhos de Deus»

Do mesmo autor de O Sinal da Cruz (Junho, 2019), a Topseller lança a 18 de Maio Os Filhos de Deus. Este novo tríler de conspiração de Glenn Cooper, autor americano formado em Medicina e Arqueologia, é ideal para os fãs de O Código da Vinci.

Sinopse: Por detrás de um fenómeno milagroso esconde-se uma ameaça que poderá mudar a igreja católica para sempre.
Em diferentes pontos do mundo, três adolescentes engravidam. Todas se chamam Maria e todas são virgens. Cal Donovan, professor de Harvard especializado em Religião e Arqueologia, é convocado pelo Papa Celestino IV para investigar estes acontecimentos. Será possível que as jovens tragam nos ventres os Filhos de Deus?

George Pole, um cardeal americano conservador que discorda dos ideais progressistas do Papa, ameaça fazer uma declaração de oposição pública à Igreja Católica caso as três virgens não sejam reconhecidas como milagrosas, o que poderia originar um novo cisma. Porém, antes de Cal ter oportunidade de investigar todas as raparigas, as três desaparecem.

Enquanto tenta encontrar as jovens e descobrir a verdade, Cal apercebe-se dos interesses escondidos por detrás do aparente milagre. Poderá este acontecimento promover uma renovação de fé ou será responsável pelo desmoronar da Igreja Católica?

quinta-feira, 7 de maio de 2020

«A Fraude Perfeita», um tríler negro que promete suspense ininterrupto

Em formato papel e eBook ficará à venda a partir de 26 deste mês o título A Fraude Perfeita, o romance de estreia da americana Ellen Lacorte. Neste tríler, duas mulheres com grandes segredos são unidas num encontro inesperado que lhes mergulha as vidas num caos. A Fraude Perfeita foi escolhido pela Publishers Weekly como um dos melhores livros do Verão 2019.

Sinopse
Ser mãe é difícil. Mas ser filha também. Quando conhecemos Claire, ela vive com o namorado Cal em Sedona, no Arizona, e evita as chamadas da mãe. A mãe é uma reputada médium da Costa Leste e Claire não quer que descubra a verdade. É que apesar de Claire trabalhar na mesma profissão e se intitular médium, na realidade não tem o «dom». E não o tem há muito tempo. É uma fraude.
Entretanto, no outro lado do país, a jovem mãe Rena também tem problemas familiares. É divorciada e a sua filha de quatro anos, Stephanie, sofre de misteriosos problemas de estômago, aparentemente incuráveis. Por mais que Rena a arraste a diversos especialistas, por muitas publicações que faça no seu blogue de mamãs sobre os problemas de saúde da filha, tentando arranjar ajuda e apoio da sua comunidade online, Stephanie não deixa de piorar.
Quando Claire e Rena se encontram por acaso num avião, as suas vidas cuidadosamente construídas começam a explodir. Será que estas duas mulheres se podem ajudar uma à outra? Poderão ajudar Stephanie antes que seja tarde de mais?

«A estreia de LaCorte é o tipo de thriller que aumenta o suspense de forma tão lenta que só dá para perceber algures a meio a habilidade com que traçou o enredo do romance… Um thriller envolvente e bem executado.»
Crime Reads

«Este é um thriller mesmo muito negro, com uma vilã inquestionável… LaCorte mergulha profundamente em coisas horríveis que os seres humanos fazem...»
Kirkus Reviews

«A Fraude Perfeita proporciona o veículo perfeito da obsessão atual da cultura pop com burlões. Este misterioso thriller segue a relação entre uma jovem chamada Claire, cuja mãe é médium enquanto ela o finge ser, e uma mulher que conhece por acaso com uma filha irremediavelmente doente.»
Thrillist Summer Books Roundup

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Estão para sair quatro histórias de Nora Roberts este mês

A Harper Collins retoma a publicação de livros este mês, com 17 novidades, entre elas o tríler A Fraude Perfeita, o livro infantil Fazer Oó e dois livros de Nora Roberts.
Uma Longa Espera (disponível a 15 de Maio)
A história de quatro irmãos irresistíveis e das mulheres que foram capazes de domar os seus corações selvagens!
O xerife Devin MacKade amava Cassie Connor em segredo há muitos anos, mas ela estava presa num casamento violento. Durante esses anos, ele só pode esperar com paciência e sofrimento.
Agora, a bonita Cassie Connor era livre e estava na hora de saber o que Devin sentia, mas continuava muito vulnerável. Devin sabia que só conseguiria alcançar o seu objetivo agindo calmamente e, durante todo esse tempo, não parava de se perguntar se alguma vez seria capaz de conseguir a mulher que amava.


Desejos Tornados Realidade (inclui 3 histórias) (disponível a 19 de Maio)

Tentação
Em Tentação uma jovem de famílias ricas vê-se obrigada a trabalhar num acampamento de verão depois da ruína da sua família. O que certamente não esperava era converter-se em objeto de desejo... e ele não esperaba ter de lutar contra a necessidade imperiosa de a fazer dele.

Sonhos tornados realidade
David Katcherton, um homem atrevido, seguro de si mesmo e arrogante, entrou na vida de Megan Miller e remexeu sentimentos que tinham permanecido adormecidos. Megan não queria ter nada a ver com Katch e menos ainda depois de saber que ele queria comprar o negócio do seu querido avô, mas Katch era um homem que nunca aceitava um não como resposta. E tinha posto os seus olhos em Megan.
Megan não estava disposta a apaixonar-se por aquele estranho tão irritante e tão irresistível que se intrometera na sua vida. Contudo, Katch era mais complexo do que imaginara…

Atração sem limites
Jillian Baron e Aaron Murdock pareciam empenhados em prosseguir mais uma geração com a inimizade que, desde sempre, existira entre as suas famílias. Ela era mais suscetível e ele arrogante, no entanto a batalha que os seus corações travavam estava prestes a transformar a desconfiança mútua em desejo…

terça-feira, 5 de maio de 2020

«O Grande Livro das Flores» é uma das novidades infantis de Maio da Bizâncio

A Editorial Bizâncio disponibiliza a partir de hoje nas livrarias físicas e digitais 3 novos livros para os mais pequenos.
O Meu Primeiro Livro da Mitologia
de Marzia Accatino; Ilustração: Laura Brenlla

Abre este livro e inicia uma viagem extraordinária pelas mitologias dos povos de todo o mundo!
Conhecerás os poderes e as fraquezas dos deuses, os truques dos heróis mitológicos nos seus feitos e as mais inteligentes estratégias a que recorreram para vencer monstros temíveis.
Descobre ainda as melhores formas para escapares destes seres assustadores e fazeres amizade com criaturas mágicas.
Um livro para os mais novos e para todos os que queiram aventurar-se e conhecer Deuses e Heróis da mitologia.


O Grande Livro das Flores
de Yuval Zommer

O que comem as plantas carnívoras?
Qual o tamanho de um nenúfar gigante?
Os catos dão flor?

Encontrarás neste livro a resposta a estas espinhosas perguntas, e a muitas outras.


Memórias da Pipa Mamute
de Mike Benton; Ilustração: Rob Hodgson

Não percas!
Pela primeira vez na história, podes ler as memórias da Pipa Mamute, a superestrela da Idade do Gelo!
Dos campeões de popularidade, aos grandes vilões, a Pipa apresenta-te todas as personagens da pré-história que não podes deixar de conhecer, como por exemplo: Salomão, o Salmão-dentes-de-sabre, Ling-Ling, o Macaco-gigante ou Rino, o Rinoceronte-lanoso... ... e muitas mais!

Em exclusivo absoluto, vais ficar a saber tudo, mas mesmo tudo, sobre os animais da Idade do Gelo, contado por quem os conheceu de perto, e viveu (vá, mais ou menos...) para te contar!

A publicar brevemente:
Quem Manda Aqui Sou Eu
de Nick Crumpton; Ilustração: Lily Snowden-Fine

Porque é que se diz que os gatos têm sete vidas?
Será que os gatos tomam banho?
Gostavas de falar à gato?

Neste livro encontras a resposta a estas e muitas outras perguntas e vais ficar um especialista em gatos. Vais ficar a saber também o que pensa o teu gato de ti!
Visita https://editorial-bizancio.pt e pesquisa por estes livros, para poderes espreitar algumas páginas.