Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2021

Do Japão chega um romance que descreve o amor nas suas mais variadas facetas

A Casa das Letras edita na próxima semana Os Amores do Senhor Nishino, de Hiromi Kawakami (n. 1958), uma das escritoras contemporâneas mais populares do Japão.

Dez mulheres tomam a palavra para traçar os contornos de uma misteriosa figura masculina, com tanto de melancólico como de inacessível. Os seus testemunhos são variações imbuídas de humor, sensualidade, inteligência e melancolia sobre esse estranho sentimento a que chamamos amor. Todas amaram Yukihiko Nishino, cada uma à sua maneira. E o senhor Nishino? Será que corresponde aos amores? Um retrato em dez variações: poético, melancólico e espirituoso, que se propõe compreender o amor. Ainda assim, as personagens existem paralelas às suas histórias de amor, nos pormenores poéticos e pequenos gestos do dia-a-dia: comer sushi de cavala e beber saqué à temperatura ideal, cumprir religiosamente o ritual do chá, dar um passeio bucólico, ficar sentado à janela quando cai a noite. Tudo narrado com a delicadeza das figuras de origami e a precisão de um relógio de carrilhão. 

domingo, 28 de março de 2021

Obra dá a conhecer a História da Astronomia na Madeira


História da Astronomia na Madeira
de Pedro Augusto

Em 1720, o Padre Laval fez, no «Observatório Astronómico do Funchal», as primeiras observações astronómicas em Portugal em contexto de observatório. Até recentemente, quase todas as actividades astronómicas na Madeira foram conduzidas por investigadores estrangeiros. A história é dividida em três grandes períodos. i) Período «clássico», desde os Descobrimentos até ao início do século xx (com destaque para De Bory, Green e Piazzi Smyth). ii) Anos 70 do século xx, quando a palavra-chave era o seeing (turbulência atmosférica), pois procuravam-se os melhores locais do mundo para a instalação do Northern Hemisphere Observatory (NHO), estando a Madeira entre estes (Encumeada Alta); destacaram-se Merle Walker, Bennet McInnes e as equipas de observação britânicas (tendo falecido um dos seus elementos em serviço na ilha). iii) Novo milénio, quando a Astronomia na Madeira teve várias premières: primeiro doutorado, grupo de investigação, biblioteca, licenciatura e o explosivo Ano Internacional da Astronomia 2009; houve, ainda, oportunidade de refazer medições do seeing (2008-09) e de três dos observadores britânicos dos anos 1970 regressarem à ilha!

Os três períodos são explorados nesta obra numa base científica e factual, como o atestam as 377 referências bibliográficas listadas. Um detalhado índice remissivo conclui a obra, precioso para quem quer ir mais além na busca de detalhes, informação e novidades da História da Astronomia na Madeira.

Dom Quixote traz para os leitores portugueses «Luto», o multipremiado romance de Eduardo Halfon


«Um livro que vai marcar o ano de 2021.» É com esta afirmação que Cecília Andrade, editora da LeYa, classifica Luto, o multipremiado romance do escritor guatemalense Eduardo Halfon (n. 1971).

Com tradução portuguesa assinada por José Teixeira de Aguilar, Luto, uma história sobre a perda, a família, os sentimentos e a ausência, foi galardoado com o Prémio das Livrarias de Navarra 2018 (Espanha), o Prémio de Melhor Livro Estrangeiro 2018 (França), o Prémio Edward Lewis Wallant 2018 (EUA) e o Prémio Internacional do Livro Latino 2019 (EUA).

Texto sinóptico
Halfon viaja até à velha casa dos avós, nas margens do lago de Amatitlán, onde em criança costumava passar os fins de semana antes de a família se transferir para a Florida, devido à violenta situação política vivida na Guatemala em princípios da década de 1980. A partir do momento em que pisa o Amatitlán, tudo aquilo que o cerca desencadeia um turbilhão de memórias de infância — algumas ligadas à sua infância na Guatemala, outras dos primeiros anos passados nos Estados Unidos.
Em subtis mas magistrais pinceladas, as recordações de Halfon vão-se conjugando aos poucos para desvendar segredos familiares profundos: a história de Salomón ou, talvez mais rigorosamente, a ausência dessa história, uma vez que ninguém na família falava abertamente dele. E aos poucos começamos a ver as informações dispersas que Halfon conseguiu reunir em criança.

Com Luto, Eduardo Halfon regressa ao universo que tem vindo a construir há anos em torno da personagem chamada Eduardo Halfon — que pode ou não ser o autor — e da história da sua família. Desta feita, centra-se no lado paterno da família: emigrantes judeus libaneses que se radicaram nos Estados Unidos e na Guatemala.
 
Deste autor, foi publicado no nosso país, mas encontra-se esgotado, O Anjo Literário (Ed. Cavalo de Ferro).

quinta-feira, 25 de março de 2021

Está a chegar uma mão cheia de livros de Maurice Leblanc, o criador do icónico personagem Arsène Lupin

Maurice Leblanc (1864-1941), escritor e jornalista francês, trabalhou durante algum tempo na empresa da família, até conseguir estabelecer-se como repórter criminal para jornais. Embora seja autor de mais de cinquenta títulos, Leblanc ficará para sempre imortalizado pela criação do fantástico Arsène Lupin, o gentleman-gatuno inspirado no anarquista francês Marius Jacob (1879-1954).

Três edições do livro que inspirou a série da Netflix 'Lupin', estrelada pelo actor francês Omar Sy, estão prestes a chegar às livrarias.
Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão (Porto Editora)

Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão (Cultura Editora)
 
Arsène Lupin: Gentleman Ladrão (Relógio d'Água) 
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes (Ideia-Fixa)
 
Arsène Lupin, Ladrão de Casaca (Leya)

Chega a Portugal o livro «O Filho de Duas Mães», da escritora americana Edith Wharton


Edith Wharton (1862-1937) foi uma escritora norte-americana. Foi a primeira mulher a vencer o Prémio Pulitzer de Ficção, em 1921, pelo romance A Idade da Inocência. Foi também a primeira mulher a receber um doutoramento honoris causa pela Universidade de Yale. Conhecida pela sua perspicácia e acutilância, é um dos nomes incontornáveis da literatura mundial.

Após Cinco Histórias de Luz e Sombra (2014), desta autora a Editora Sistema Solar publica O Filho de Duas Mães.

Texto de apresentação
Em 1906 Edith Wharton decide viver quase permanentemente em Paris. Tem ali oportunidades de convívio que a América, mesmo oferecendo com frequência a sua mesa a convivas escolhidos, não lhe saberia dar. E Paris também a faria esquecer- se dos lados negativos do seu marido inerte. Envolveu-se com o jornalista americano Morton Fullerton, representante de The Times na França, e teve as noites de amor com a intensidade que o seu poema «Terminus» nos revela (Wonderful were the long secret nights you gave me, my Lover…, lemos no seu primeiro verso). […]

Em Paris, a vida agitada desfaz-lhe uma grande parte dos vazios que ela, no seu «quarto secreto», não consegue nunca preencher. Vive rodeada de relacionamentos masculinos que vão de Paul Bourget a Anna de Noailles, que vão de Henry James a Howard Sturges; sente-se bem no centro de homens cultos, de uma corte onde é adulada e elogiada, sobretudo por homossexuais. […]

Mas esta celebração literária, estes sucessivos êxitos de crítica e público, são ensombrados por uma porção de desgostos que lhe tocam muito de perto os sentimentos. Em 1927 Walter Berry, o «seu» advogado americano, o dedicatário de Pastiches et Mélanges de Proust, o homem a quem ela chamava the love of my life, morre em Paris; pouco depois morrem-lhe dois dos seus antigos empregados; e um criado de quarto é assassinado pela sua mulher.

A sua literatura acusa estes maus dias enchendo-se de histórias com subtilezas amargas, pessimismos e sombras. Talvez por tudo isto, em 1933 se tenha resolvido a escrever Her Son (O Filho de Duas Mães, que ocupa o maior número de páginas de Human Nature), onde a rivalidade esgrimida entre duas «falsas mães» se resolve num sombrio desaire de esplendorosa ironia.

Edith Wharton terá mais quatro anos de vida. Em 11 de Abril de 1935 é atingida por um premonitório ataque cardíaco; outro, dois anos mais tarde e mais grave, deixa-a fechada no Pavillon Colombes que ela tinha adquirido sete anos antes em Saint-Brice-sous-Fôret, perto de Paris. Morre a 11 de Agosto de 1937, e é enterrada no cemitério de Versalhes, ao lado de Walter Berry.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Acaba de ser publicado «O Paradoxo dos Vegetais», livro que alerta para os perigos encobertos de alimentos ditos "saudáveis"


A Self acaba de publicar O Paradoxo dos Vegetais, da autoria de Steven Gundry. Trata-se de um cirurgião cardíaco que nos últimos anos se dedicou à investigação sobre a relação entre alimentação e doenças. Este médico é atualmente uma das autoridades mundiais no que diz respeito ao microbioma humano e à interação entre o intestino, os alimentos que ingerimos, os produtos que usamos e a nossa saúde física e mental.

De Steven Gundry, em Fevereiro de 2020 a editora publicou O Paradoxo da Longevidade.

Sinopse
A maioria de nós já ouviu falar do glúten uma proteína que causa inflamação generalizada no corpo. Gastamos bilhões de dólares em dietas saudáveis sem glúten. Mas, e se estivermos a passar ao lado da origem do problema?

Neste livro, o aclamado cardiologista Dr. Steven Gundry revela que o glúten é apenas um dos perigos dos vegetais. As lectinas são encontradas também nos alimentos sem glúten que a maioria de nós costuma considerar saudável, incluindo frutas, vegetais, nozes, feijões e laticínios convencionais. Uma vez ingeridas, provocam uma espécie de guerra química nos nossos corpos, causando reações inflamatórias que podem levar ao ganho de peso e a problemas de saúde graves.

Nas suas clínicas, o Dr. Gundry tratou com sucesso milhares de pacientes que sofrem de doenças autoimunes, diabetes, síndrome do intestino irritável, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas, com um protocolo que desintoxica as células, restaura o intestino e nutre o corpo.

O autor
Steven R. Gundry foi professor e diretor de cirurgia cardiotorácica do Centro Médico da Universidade de Loma Linda, onde foi pioneiro no transplante cardíaco infantil e no campo da xenotransplantação. É também o inventor da Mini-Esternotomia Gundry.
Em 2002, inspirado pela fantástica história de um paciente «inoperável», que perdeu peso e eliminou a maioria dos seus bloqueios arteriais, através de mudanças na sua alimentação e utilização de suplementos nutracêuticos, o Dr. Gundry mudou o rumo da sua carreira. Sendo ele próprio obeso, adaptou a sua tese para conceber uma dieta baseada no código evolutivo e interação dos nossos genes e o nosso microbioma. Estas descobertas levaram-no a criar o International Heart and Lung Institute, onde dedicou a sua investigação e prática clínica à prevenção e reversão de doenças crónicas do "envelhecimento" e aumentar a longevidade com produtos dietéticos e nutracêuticos.

Novo livro de Alexandra Vasconcelos: «As Receitas - O Poder do Jejum Intermitente»

Depois do sucesso de O Poder do Jejum Intermitente, o livro de não ficção mais vendido em 2020, Alexandra Vasconcelos traz-nos As Receitas - O Poder do Jejum Intermitente. A obra, que traz mais de 90 receitas rápidas e práticas, é publicada pela Editorial Planeta.

domingo, 21 de março de 2021

O novo álbum para crianças da autora do multipremiado «Olá, Farol!»

Se Algum Dia Vieres à Terra é o mais recente álbum da ilustradora australiana de livros infantis Sophie Blackall. Após o sucesso Olá, Farol!, edição da Fábula, chega amanhã às livrarias um livro «doce, divertido, comovente, intemporal e muito bonito» (The Horn Book).

Sinopse
Inspirado pelos milhares de crianças que conheceu nas suas viagens à volta do mundo para apoiar a UNICEF e a ONG Save the Children, Sophie Blackalll criou um magnífico guia do nosso planeta. Bem mais do que um simples compêndio, é um apelo a todos nós para que cuidemos não só da Terra mas também uns dos outros.

Se algum dia vieres à Terra,
Há algumas coisas que precisas de saber…
Nós vivemos em casas dos mais variados tipos.
Nas mais variadas famílias.

Somos todos diferentes uns dos outros,
Mas somos todos extraordinários.
E, juntos, partilhamos.
Um planeta maravilhoso.

Este livro é muito especial, completo e fascinante! Através dele podem ser abordados importantes conceitos sobre o mundo (espaço, seres vivos, estações do ano, natureza,…) e diversidade humana (cultura, profissões, famílias, condições físicas, sociais).

«Uma introdução ao nosso planeta, para miúdos e graúdos que vivem nesta galáxia, e mais além.» Kirkus Reviews

«Uma obra em que as diferenças se conjugam para revelar uma família humana inclusiva, num planeta único e precioso.» Publishers Weekly


Outro livro infantil publicado este mês: A Mensagem Secreta de Aniversário, de Eric Carle.

Novo álbum ilustrado de Eric Carle: «A Mensagem Secreta de Aniversário»

De Eric Carle, reconhecido autor americano de livros infantis, a Kalandraka publicou recentemente A Mensagem Secreta de Aniversário. Publicada pela primeira vez em 1972, esta obra em cartão duro para primeiros leitores, se destaca pelo formato recortado das suas páginas interiores, que reproduzem parte dos contornos do objeto que representam.

Prestes a fazer anos, Tim depara inesperadamente com uma emocionante aventura, ao encontrar uma carta cifrada que o levará ao seu presente. Porém, para o conseguir, terá de seguir uma série de misteriosas pistas em forma de lua, estrela ou rocha… Passo a passo, acompanhamos o protagonista ao longo de diferentes momentos da noite e de estranhos lugares que se vão tornando cada vez mais temíveis a cada virar de página. Mas até onde nos levará esta intrigante peripécia?
Trata-se de uma obra ideal para reconhecer a respetiva forma geométrica - círculo, quadrado, retângulo, triângulo… - e a orientação espacial: em cima, em baixo, subir, descer, atrás, até, através…
Em suma, uma nova abordagem a conceitos úteis para que os mais pequenos aprendam a conhecer o espaço que os rodeia e a desenvolverem-se nele. Sempre com o seu característico e inconfundível estilo artístico, Eric Carle recorre aqui à técnica da colagem, à base de papéis pintados à mão, logrando ilustrações plenas de colorido, dinamismo e expressividade. 

Outro livro infantil que será lançado este mês: Se Algum Dia Vieres à Terra, de Sophie Blackall.

terça-feira, 16 de março de 2021

«A Livraria dos Finais Felizes» e «O Clube Jane Austen» são novos romances com o selo das Edições Chá das Cinco

Após Pão, Mel e Amor e Com Tempestade de Verão, já publicados por cá pela Quinta Essência, chega-nos a 25 deste mês um novo romance da escritora escocesa Jenny Colgan, de 48 anos. A Livraria dos Finais Felizes tem edição da Chá das Cinco, que na segunda semana de Abril publicará um outro romance: O Clube Jane Austen, um bestseller internacional da autora canadiana Natalie Jenner.
Nina Redmond é literalmente uma casamenteira. Encontrar o livro perfeito para cada leitor é a sua paixão... e também o seu trabalho. Ou pelo menos era, até a biblioteca pública onde trabalhava fechar as portas. Determinada a encontrar um novo rumo, Nina muda-se para uma pacata vila na Escócia, onde compra uma carrinha e a transforma numa livraria itinerante, viajando pelas Terras Altas e transformando as vidas daqueles com quem se cruza com o poder da literatura. É então que descobre um mundo de aventura, magia e romance num lugar que aos poucos se vai tornando no seu lar… um lugar onde ela poderá escrever o seu final feliz para sempre.


Depois da Segunda Guerra Mundial, na pequena vila de Chawton, em Inglaterra, um grupo invulgar de pessoas arrasadas pela guerra reúne-se em prol de um objetivo maior: preservar o lar e o legado literário de Jane Austen, uma das melhores romancistas inglesas de todos os tempos.
Ao fundarem o Clube Jane Austen, os membros deste grupo tão diverso — um agricultor, uma jovem viúva, o médico local, uma estrela de cinema, entre outros — estão unidos no mesmo ideal. Enquanto se debatem numa luta silenciosa com as suas próprias mágoas e traumas, encontram no amor à literatura e nas palavras de uma das autoras mais celebradas da História uma razão para seguirem em frente, relembrando-nos assim do poder universal da literatura para redimir e curar.

domingo, 14 de março de 2021

Novo livro de Jordan B. Peterson, um dos mais polémicos pensadores da actualidade

Jordan B. Peterson (nascido em 1962 no Canadá) é um psicólogo clínico e catedrático de Psicologia na Universidade de Toronto. As suas principais áreas de estudo são a psicologia anormal, social e pessoal, com particular interesse na crença ideológica e na psicologia da religião. Depois de ajudar centenas de pacientes a enfrentar a depressão, perturbações obsessivo-compulsivas e ansiedade, nos últimos anos, começou a divulgar as suas palestras online, tendo dezenas de milhões de seguidores.
Após Mapas do Sentido e 12 Regras para a Vida, o bestseller internacional que vendeu mais de cinco milhões de exemplares em todo o mundo, Jordan B. Peterson desafia-nos agora a abraçar a força mobilizadora do caos. Já está à venda no nosso país o seu novíssimo livro: Para Além da Ordem (vídeo de apresentação aqui).


Da sinopse

Nesta obra, o autor mostra-nos como o Homem, na procura de um sentido, é obrigado a aventurar-se em terrenos desconhecidos - ou seja, tem de se socorrer da curiosidade e da vitalidade criativa que apenas habitam no caos. Peterson exorta-nos a abraçar os dois princípios fundamentais da realidade: pois a ordem, cujo excesso condena à submissão, é a força que ordena a nossa existência; e o caos, que sem controlo promove a disrupção, pode ser o motor para a mudança.
Nos tempos conturbados que vivemos, temos de nos reajustar constantemente a uma realidade em evolução. Daí estas 12 novas regras, inspiradas na mitologia, na filosofia, na psicologia - e com exemplos pungentes retirados da prática clínica de Peterson ou da sua própria vida.

Críticas de imprensa

«Vivemos num tempo em que muitas pessoas jovens (e não tão jovens como isso) se sentem à deriva. Peterson fala acerca das atitudes necessárias para encontrar um caminho. Nunca será um caminho politicamente correto ou aprovado oficialmente, mas será furiosamente prático e ainda assim elevado: esta vida que vivemos tem um sentido.»
Wall Street Journal

«Um dos mais ecléticos e estimulantes intelectuais da atualidade, destemido e apaixonado.»
The Guardian

«É atualmente o mais influente e mediático pensador do mundo ocidental.»
New York Times
Outro livro publicado recentemente pela Lua de Papel: Limpeza Cerebral.
A lançar em breve: Pessoas Altamente Sensíveis

sexta-feira, 12 de março de 2021

Chega a Portugal o livro que revelou ao mundo o traço de personalidade das pessoas muito sensíveis

Sai a 6 de Abril a edição portuguesa, pela Lua de Papel, do livro Pessoas Altamente Sensíveis, da psicóloga e investigadora americana Elaine N. Aron (n. 1944). Esta obra, que este ano assinala o seu 25.º ano de publicação, foi fruto de cinco anos de investigação por parte da autora. Pessoas Altamente Sensíveis já foi traduzido para mais de 30 línguas e foi pioneiro ao abordar a característica de personalidade designada por HSP - Highly Sensitive Person (www.hsperson.com).

Em Portugal, este é o 4.º livro que será publicado sobre este tema, após o livro da dinamarquesa Ilse Sand Ama-te a ti mesmo (RH Editora, 2016), O Poder da Sensibilidade, da alemã Kathrin Sohst (Editorial Presença, 2018) e Pessoas Altamente Sensíveis (A Esfera dos Livros, 2020), da holandesa Karina Zegers de Beijl.

Texto sinóptico
Precisa de estar sozinho todos os dias, nem que seja alguns minutos? O barulho e a confusão afligem-no? As pessoas à sua volta acham-no demasiado tímido ou reservado? Se respondeu sim a tudo, há fortes probabilidades de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS). Mas não se preocupe, faz parte de uma “família” numerosa: estima-se que entre 15 a 20 por cento das pessoas (e, curiosamente, dos animais) partilham este traço de personalidade, “descoberto” há 25 anos pela Dra. Elaine Aron.
A autora, psicóloga clínica de renome internacional, e ela própria altamente sensível, dedicou grande parte da sua carreira a estudar as pessoas altamente sensíveis (PAS). O essencial das suas conclusões está neste livro, que começa justamente com um teste genérico para avaliar o grau de sensibilidade do leitor.

Uma vez feito o diagnóstico, as PAS encontrarão aqui conselhos práticos para enfrentar a agitação e ansiedade:
> Testes específicos para perceber as suas sensibilidades particulares (pois somos todos diferentes).
> Ferramentas para reenquadrar as experiências do passado – ou seja, se hoje olhar para a sua infância sabendo que é uma PAS, vai recordá-la de forma muito mais positiva, reforçando a auto-estima.
> Dicas para melhor usar a alta sensibilidade.

Outros livros publicados recentemente pela Lua de Papel:
Limpeza Cerebral e Para Além da Ordem.

O 3.º romance de José Gardeazabal: «Quarentena, uma história de amor»

Quarentena, uma história de amor é o novo romance de José Gardeazabal, que tem sido assinalado como uma nova e importante voz na literatura contemporânea.
O novo livro do autor de 55 anos, que a Companhia das Letras publica a 23 de Março, concentra-se num casal decidido a separar-se mas que, por força da chegada de uma pandemia, se vê obrigado a conviver nos 40 dias que durará a quarentena obrigatória.
O seu livro de poesia História do Século Vinte foi editado em 2016, ano em que publicou também Dicionário de Ideias Feitas em Literatura, uma coletânea de prosa curta. Em 2017 editou três peças de teatro, reunidas na obra Trilogia do olhar. Quarentena, uma história de amor é o terceiro romance de José Gardeazabal, depois de Meio Homem, Metade Baleia (2018) e de A Melhor Máquina Viva (2020).

Sinopse
Um casal, decidido a separar-se e de malas feitas, é obrigado pelas autoridades de saúde a uma quarentena. O seu apartamento transforma-se numa arena de proximidade física e distâncias calculadas, onde os restos da vida amorosa e o trautear televisivo de uma pandemia mudam o mundo por dentro e por fora. Ali, sob o regime forçado de uma intimidade perdida, percebemos como, entre antigos amantes, vizinhos e desconhecidos, a saudade das multidões e dos sentimentos sempre estiveram à altura de nos resgatar do peso do presente.

Um olhar provocador sobre uma experiência coletiva. Uma introspeção inesperada, à porta fechada, sobre o que é o amor, onde começa, acaba e recomeça. Uma história de amor em 40 dias.

quinta-feira, 11 de março de 2021

As mais recentes novidades das chancelas que compõem o Grupo Presença

Além dos livros infanto-juvenis O Meu Urso Grande, O Meu Urso Pequeno e Eu e Anne Frank - A menina que o mundo ouviu, dentre os novos títulos das editoras pertencentes ao Grupo Presença encontram-se livros dos géneros Desenvolvimento Pessoal, Parentalidade, Economia/Gestão, Romance Erótico, YA e romance policial.

O Preço do Dinheiro
de Ken Follett

VÁRIOS CRIMES OUSADOS
Londres. Um político acorda com uma bonita rapariga na cama; um criminoso dá instruções ao seu bando; um milionário toma o pequeno-almoço com um funcionário do Banco de Inglaterra. Então, desencadeiam-se três histórias: uma tentativa de suicídio, um assalto e uma proposta de aquisição de uma companhia.

UMA CONSPIRAÇÃO CHOCANTE
Parecem ser situações sem relação entre si, até que os repórteres do Evening Post começam a fazer perguntas. Por que motivo está um banco da Jamaica com problemas financeiros? Quem conduzia o Rolls-Royce visto perto do local do assalto? Quem era o homem ferido com um disparo de caçadeira? Ao longo de um único dia, fortunas serão destruídas, reputações ficarão despedaçadas e princípios aniquilados.

UMA VERDADE PERIGOSA
Apenas quando um político chantageado decide agir e lançar dois repórteres destemidos no rasto dos acontecimentos é que uma teia criminosa no coração da conspiração é desmascarada. Será a verdade demasiado perigosa para ser publicada naquele dia inesquecível na capital?

O Oposto de Sempre
de Justin A. Reynolds

Quando o Jack conhece a Kate numa festa, sente que se apaixonou a sério: tem a certeza de que serão felizes para sempre. Até que, seis meses depois, a Kate morre. Assim podia ter acabado esta história de amor. Mas a vida tinha outros planos.
A morte da Kate faz o Jack regressar ao passado, ao momento em que os dois se conheceram, dando-lhe uma oportunidade para a tentar a salvar. No entanto, ao fazer uma escolha que se revela fatal para outra pessoa, o Jack tem agora de perceber o que está disposto a fazer - e do que está disposto a abdicar - para salvar aqueles que ama.

Aprende a Seguir o Teu Coração
de Lisa Joanes

Nessa loucura que são os teus dias, consegues recordar-te de como eras em criança? Talvez esboces um sorriso ao relembrar-te daquela espontaneidade e pureza. Tudo parecia mais simples, não é verdade? E se eu te disser que pode voltar a ser assim? Mais simples, mais espontâneo, mais fluido. Estarás disposto a isso?
Provavelmente, hoje andas cansado, esmorecido, desligado daquilo que verdadeiramente gostarias de viver e com a sensação de que algo não está bem. E, se calhar, não está mesmo.
Onde ficou a TUA verdadeira essência? O ato de seguir, genuinamente, o que sentes? Eu posso ajudar-te a voltar lá. Aquela forma natural, genuína e honesta de ser continua aí, dentro do teu Coração. Só precisas de o saber escutar.
O meu nome é Lisa Joanes e quero ajudar-te a transformares a tua vida.
Através de testemunhos, de meditações, de exercícios de reflexão e de consciencialização, respirações, mantras, sugestões de receitas detox com plantas de limpeza e purificação orgânica, e, sobretudo, de muita entrega, deixa-te guiar por mim e aprende a viver de acordo com quem realmente és, seguindo o TEU Coração. Sem máscaras. Sem desculpas. De VERDADE.

O Lado Emocional da Maternidade
de Ana Margarida Albuquerque e Gisela Guedes

Este livro nasce de uma conversa entre duas amigas: uma recém-mãe e uma médica da área da Psiquiatria. Das suas experiências pessoais e profissionais, sentiram que faltava falar honestamente sobre o lado emocional e, por vezes, menos cor-de-rosa da maternidade.
Nesta obra, as autoras mostram-lhe como superar as dificuldades do período de gestação e dos meses que se seguem ao parto, que são difíceis, complexos e repletos de desafios.

Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios
de Luciano Larrossa

Depois de gerir mais de 2 milhões de euros em anúncios para os seus clientes e de ajudar centenas de alunos nos seus cursos, Luciano Larrossa decidiu reunir todo o seu conhecimento num livro extremamente completo, com mais de 150 imagens, que vai ensinar-lhe tudo o que precisa de saber para ter sucesso no Facebook, no Instagram e no WhatsApp.
Todos os dias, milhões de empresas geram vendas através das maiores redes sociais do mundo e utilizam-nas para encontrarem novos clientes. Agora, chegou a sua vez. Independentemente do seu conhecimento atual, neste livro encontra todas as informações necessárias para começar a vender através da Internet.


Conquistar um Sedutor
de Nicole Jordan

Será possível despertar o amor num homem seguindo os conselhos de um livro?
Depois de ler um manual que está a granjear enorme sucesso entre as debutantes de Londres, Eleanor Pierce decide experimentar as sugestões da autora com um belo príncipe italiano.
Mas, de repente, reaparece na sua vida o ex-noivo, Damon Stafford, visconde de Wrexham, a tentar de todas as formas atrapalhar a sua relação com o nobre pretendente.
Damon não perdeu a capacidade de causar estragos, nem o encanto e a desenvoltura que dois anos antes a fizeram apaixonar-se perdidamente por ele. e quando o fogo da paixão se reacende, Eleanor começa a perguntar-se se não deveria mudar de objetivo.

terça-feira, 9 de março de 2021

Novo livro de Patrícia Jarimba: «Encontre Respostas para a Sua Vida com o Baralho Cigano»

Já encontra-se em pré-lançamento Encontre Respostas para a Sua Vida com o Baralho Cigano, o novo livro da autora best-seller Patrícia Jarimba.

Nesta obra, que serve de complemento ao seu primeiro livro do baralho cigano, A Magia do Baralho Cigano (5.ª edição), a madeirense que actualmente se dedica em exclusivo à escrita e à área da espiritualidade, leva-nos numa viagem mágica pelas 36 cartas do Baralho Cigano, um oráculo fascinante, explicando as diferentes combinações possíveis entre elas e a sua forma pessoal de interpretar e identificar a energia de cada carta.

O livro tem a chancela da Editorial Planeta e fica disponível a 23 deste mês.

Acaba de ser posto à venda o ensaio que Patricia Highmith escreveu sobre escrita de ficção

No passado dia 19 de Janeiro celebrou-se o centenário do nascimento de Patricia Highmith (1921-1995), célebre ícone da literatura norte-americana e mestre do romance de suspense. Da sua obra constam mais de 20 romances e vários contos durante uma carreira de quase cinquenta anos.
Desta destacada escritora de policiais, a Cavalo de Ferro acaba de publicar Suspense ou a Arte da Ficção, um ensaio de referência, que incide na escrita de ficção e a explica magistralmente, agora numa nova e melhorada tradução, assinada por Rita Canas Mendes.
Compondo um autorretrato enquanto escritora, Highsmith, que escreveu
Pacto Sinistro, Carol, A Máscara de Ripley, entre outros romances, partilha neste ensaio as inspirações, aprendizagens, êxitos e fracassos da sua longa e bem-sucedida carreira.

«Esta obra não consiste num manual de instruções. Explicar como se escreve um livro bem-sucedido — ou seja, bom de ler — é impossível. Mas é isso que torna a escrita uma profissão viva e empolgante, a omnipresente possibilidade de fracasso. Aqui, então, detive-me tanto nos meus falhanços como nos meus sucessos (...).
Neste livro falarei muito sobre ocorrências insólitas, coincidências que me levaram a escrever algumas histórias ou livros interessantes. São muitas vezes os acontecimentos inesperados e menores que inspiram o escritor.» in prefácio

segunda-feira, 8 de março de 2021

Estão a chegar novos livros de James Rollins e Harlan Coben

Na próxima quinta-feira, chega às livrarias o livro Subterrâneo, de James Rollins. Publicado originalmente em 1999, foi com este notável tríler que o autor lançou a sua carreira.
Nesta obra, James Rollins leva-nos numa aventura às profundezas da Terra pela mão de uma equipa de especialistas escolhida a dedo, que parte numa expedição à Antártida: Sob o gelo, abaixo da superfície, o derradeiro mistério da Terra está prestes a ser revelado.

«Repleto de ação e informação científica estimulante. James Rollins excedeu-se, uma vez mais, na sua fabulosa capacidade de misturar história, ciência e aventura.» Publishers Weekly

Do também conhecido escritor de inúmeros romances de suspense Harlan Coben, que vive em Nova Jérsia, é publicado no dia 17 deste mês O Rapaz do Bosque, «um thriller intenso da primeira à última página», segundo o Library Journal.
Depois do sucesso Não Fales com Estranhos (Ed. Presença, 2020), «o grande mestre da ação e suspense da atualidade» (Dan Brown) está de volta com um romance sobre um homem com um passado misterioso, que procura uma adolescente desaparecida.

«Coben apresenta-nos uma nova personagem que só ele poderia criar: um Tarzan de Nova Jérsia.» Forbes

quinta-feira, 4 de março de 2021

À venda na próxima semana: «Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas»

O mais recente volume dos 'Livros Vermelhos' da Guerra e Paz Editores, intitula-se Epidemias, Verdadeiros Perigos e Falsos Alertas. Este livro, do médico francês especialista em bactérias, vírus e pandemias Didier Raoult, de 68 anos, mostra como os leitores se podem preparar para futuras epidemias.

Neste ensaio, um sucesso de vendas em França que agora chega a Portugal, o reputado especialista em microbiologia, responsável pela descoberta da bactéria da Peste Negra, afirma que o pânico tem vindo a comandar as mais as decisões dos políticos e governantes do que o realismo, a ciência e a «calma das velhas tropas». Afirma que «todas as potenciais epidemias que considerávamos assustadoras», entre as quais a doença das vacas loucas e as gripes das aves, dificilmente ultrapassaram os 10 mil mortos, num mundo onde assistimos a 56 milhões de mortes por ano», o mesmo número que a cólera, epidemia que diz ter sido negligenciada.

Mais informações sobre o livro em www.guerraepaz.pt.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Na próxima 2.ª feira é lançado um romance histórico baseado no relato de um prisioneiro de guerra britânico

O Segredo dos Prisioneiros é um romance inspirado na história verídica de uma jovem checa que se fez passar por um soldado inglês num campo nazi de prisioneiros de guerra. Maggie Brookes serve-se de uma pesquisa histórica meticulosa e de um relato que lhe foi feito em primeira mão, para contar esta extraordinária história de heroísmo, crueldade e esperança.

terça-feira, 2 de março de 2021

Novo livro da monja budista Kankyo Tannier

Após trazer para os leitores portugueses A Magia do Silêncio (2018), um ensaio sobre o poder do silêncio, a Arena apresenta o novo livro de Kankyo Tannier, uma monja budista francesa.

Com delicadeza e de forma prática, A Magia do Agora «ajuda-nos a recuperar o foco, a energia, a intuição e o equilíbrio. Assim, abrimo-nos para o momento presente e permitimos que a magia da vida se manifeste à nossa volta.»

Nesta obra, a autora ensina-nos a abrir espaços de calma e consciência no nosso dia-a-dia e apresenta meditações e rituais simples para viver com plenitude e felicidade.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Harper Collins compila num só volume, 3 romances de Nora Roberts


Tal como aconteceu em 2020, com Desejos Tornados Realidade, a Harper Collins volta a publicar num só livro, Momentos Mágicos, 3 histórias de Nora Roberts, «a escritora favorita da América».
Desta autora bestseller, foi publicado em Janeiro O Primeiro Ano.

De seguida, as sinopses das histórias contidas neste livro com 624 pp.

Um negócio arriscado

O irmão de Jonas tinha sido assassinado e ele estava decidido a encontrar o culpado. A sua investigação levou-o a Liz. Ela era uma enlouquecedora combinação de mistério, inocência e sedução. Mas também era a chave para encontrar o assassino do seu irmão...

Um amor para sempre

Summer Lyndon, uma chefe mundialmente famosa, especializada em pastelaria, encontrava-se no auge da sua carreira quando recebeu uma oferta muito interessante do magnata hoteleiro Blake Cocharan, para gerir o restaurante de um luxuoso hotel de Filadélfia. Não havia nenhuma razão para que Summer aceitasse um cliente tão presunçoso e arrogante como Blake, mas Blake era um desafio e Summer nunca virava as costas a um desafio.

Momentos mágicos
Para Ryan Swan, a quem a vida tinha ensinado que só podia confiar em si mesma, Pierce Atkins era o último homem a quem devia confiar o coração. Contudo, perante a presença cativante de Pierce, todas as suas defesas pareciam desvanecer-se como por artes mágicas.