sexta-feira, 12 de março de 2021

Chega a Portugal o livro que revelou ao mundo o traço de personalidade das pessoas muito sensíveis

Sai a 6 de Abril a edição portuguesa, pela Lua de Papel, do livro Pessoas Altamente Sensíveis, da psicóloga e investigadora americana Elaine N. Aron (n. 1944). Esta obra, que este ano assinala o seu 25.º ano de publicação, foi fruto de cinco anos de investigação por parte da autora. Pessoas Altamente Sensíveis já foi traduzido para mais de 30 línguas e foi pioneiro ao abordar a característica de personalidade designada por HSP - Highly Sensitive Person (www.hsperson.com).

Em Portugal, este é o 4.º livro que será publicado sobre este tema, após o livro da dinamarquesa Ilse Sand Ama-te a ti mesmo (RH Editora, 2016), O Poder da Sensibilidade, da alemã Kathrin Sohst (Editorial Presença, 2018) e Pessoas Altamente Sensíveis (A Esfera dos Livros, 2020), da holandesa Karina Zegers de Beijl.

Texto sinóptico
Precisa de estar sozinho todos os dias, nem que seja alguns minutos? O barulho e a confusão afligem-no? As pessoas à sua volta acham-no demasiado tímido ou reservado? Se respondeu sim a tudo, há fortes probabilidades de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS). Mas não se preocupe, faz parte de uma “família” numerosa: estima-se que entre 15 a 20 por cento das pessoas (e, curiosamente, dos animais) partilham este traço de personalidade, “descoberto” há 25 anos pela Dra. Elaine Aron.
A autora, psicóloga clínica de renome internacional, e ela própria altamente sensível, dedicou grande parte da sua carreira a estudar as pessoas altamente sensíveis (PAS). O essencial das suas conclusões está neste livro, que começa justamente com um teste genérico para avaliar o grau de sensibilidade do leitor.

Uma vez feito o diagnóstico, as PAS encontrarão aqui conselhos práticos para enfrentar a agitação e ansiedade:
> Testes específicos para perceber as suas sensibilidades particulares (pois somos todos diferentes).
> Ferramentas para reenquadrar as experiências do passado – ou seja, se hoje olhar para a sua infância sabendo que é uma PAS, vai recordá-la de forma muito mais positiva, reforçando a auto-estima.
> Dicas para melhor usar a alta sensibilidade.

Outros livros publicados recentemente pela Lua de Papel:
Limpeza Cerebral e Para Além da Ordem.

Sem comentários: