domingo, 14 de março de 2021

Novo livro de Jordan B. Peterson, um dos mais polémicos pensadores da actualidade

Jordan B. Peterson (nascido em 1962 no Canadá) é um psicólogo clínico e catedrático de Psicologia na Universidade de Toronto. As suas principais áreas de estudo são a psicologia anormal, social e pessoal, com particular interesse na crença ideológica e na psicologia da religião. Depois de ajudar centenas de pacientes a enfrentar a depressão, perturbações obsessivo-compulsivas e ansiedade, nos últimos anos, começou a divulgar as suas palestras online, tendo dezenas de milhões de seguidores.
Após Mapas do Sentido e 12 Regras para a Vida, o bestseller internacional que vendeu mais de cinco milhões de exemplares em todo o mundo, Jordan B. Peterson desafia-nos agora a abraçar a força mobilizadora do caos. Já está à venda no nosso país o seu novíssimo livro: Para Além da Ordem (vídeo de apresentação aqui).


Da sinopse

Nesta obra, o autor mostra-nos como o Homem, na procura de um sentido, é obrigado a aventurar-se em terrenos desconhecidos - ou seja, tem de se socorrer da curiosidade e da vitalidade criativa que apenas habitam no caos. Peterson exorta-nos a abraçar os dois princípios fundamentais da realidade: pois a ordem, cujo excesso condena à submissão, é a força que ordena a nossa existência; e o caos, que sem controlo promove a disrupção, pode ser o motor para a mudança.
Nos tempos conturbados que vivemos, temos de nos reajustar constantemente a uma realidade em evolução. Daí estas 12 novas regras, inspiradas na mitologia, na filosofia, na psicologia - e com exemplos pungentes retirados da prática clínica de Peterson ou da sua própria vida.

Críticas de imprensa

«Vivemos num tempo em que muitas pessoas jovens (e não tão jovens como isso) se sentem à deriva. Peterson fala acerca das atitudes necessárias para encontrar um caminho. Nunca será um caminho politicamente correto ou aprovado oficialmente, mas será furiosamente prático e ainda assim elevado: esta vida que vivemos tem um sentido.»
Wall Street Journal

«Um dos mais ecléticos e estimulantes intelectuais da atualidade, destemido e apaixonado.»
The Guardian

«É atualmente o mais influente e mediático pensador do mundo ocidental.»
New York Times
Outro livro publicado recentemente pela Lua de Papel: Limpeza Cerebral.
A lançar em breve: Pessoas Altamente Sensíveis

Sem comentários: