sexta-feira, 12 de março de 2021

O 3.º romance de José Gardeazabal: «Quarentena, uma história de amor»

Quarentena, uma história de amor é o novo romance de José Gardeazabal, que tem sido assinalado como uma nova e importante voz na literatura contemporânea.
O novo livro do autor de 55 anos, que a Companhia das Letras publica a 23 de Março, concentra-se num casal decidido a separar-se mas que, por força da chegada de uma pandemia, se vê obrigado a conviver nos 40 dias que durará a quarentena obrigatória.
O seu livro de poesia História do Século Vinte foi editado em 2016, ano em que publicou também Dicionário de Ideias Feitas em Literatura, uma coletânea de prosa curta. Em 2017 editou três peças de teatro, reunidas na obra Trilogia do olhar. Quarentena, uma história de amor é o terceiro romance de José Gardeazabal, depois de Meio Homem, Metade Baleia (2018) e de A Melhor Máquina Viva (2020).

Sinopse
Um casal, decidido a separar-se e de malas feitas, é obrigado pelas autoridades de saúde a uma quarentena. O seu apartamento transforma-se numa arena de proximidade física e distâncias calculadas, onde os restos da vida amorosa e o trautear televisivo de uma pandemia mudam o mundo por dentro e por fora. Ali, sob o regime forçado de uma intimidade perdida, percebemos como, entre antigos amantes, vizinhos e desconhecidos, a saudade das multidões e dos sentimentos sempre estiveram à altura de nos resgatar do peso do presente.

Um olhar provocador sobre uma experiência coletiva. Uma introspeção inesperada, à porta fechada, sobre o que é o amor, onde começa, acaba e recomeça. Uma história de amor em 40 dias.

Sem comentários: