domingo, 21 de março de 2021

Novo álbum ilustrado de Eric Carle: «A Mensagem Secreta de Aniversário»

De Eric Carle, reconhecido autor americano de livros infantis, a Kalandraka publicou recentemente A Mensagem Secreta de Aniversário. Publicada pela primeira vez em 1972, esta obra em cartão duro para primeiros leitores, se destaca pelo formato recortado das suas páginas interiores, que reproduzem parte dos contornos do objeto que representam.

Prestes a fazer anos, Tim depara inesperadamente com uma emocionante aventura, ao encontrar uma carta cifrada que o levará ao seu presente. Porém, para o conseguir, terá de seguir uma série de misteriosas pistas em forma de lua, estrela ou rocha… Passo a passo, acompanhamos o protagonista ao longo de diferentes momentos da noite e de estranhos lugares que se vão tornando cada vez mais temíveis a cada virar de página. Mas até onde nos levará esta intrigante peripécia?
Trata-se de uma obra ideal para reconhecer a respetiva forma geométrica - círculo, quadrado, retângulo, triângulo… - e a orientação espacial: em cima, em baixo, subir, descer, atrás, até, através…
Em suma, uma nova abordagem a conceitos úteis para que os mais pequenos aprendam a conhecer o espaço que os rodeia e a desenvolverem-se nele. Sempre com o seu característico e inconfundível estilo artístico, Eric Carle recorre aqui à técnica da colagem, à base de papéis pintados à mão, logrando ilustrações plenas de colorido, dinamismo e expressividade. 

Outro livro infantil que será lançado este mês: Se Algum Dia Vieres à Terra, de Sophie Blackall.

Sem comentários: