Páginas

domingo, 27 de novembro de 2022

Da britânica Mary Beard, estudiosa de clássicos da Roma antiga, chegaram às livrarias dois novos títulos

Foram publicados neste mês, pela Gradiva e Presença, dois livros de Mary Beard, uma das classicistas mais originais e mais conhecidas da actualidade. Mary Beard é professora em Cambridge, editora no Times Literary Supplement, membro da British Academy e membro da American Academy of Arts and Sciences. Publicou vários livros, entre os quais, Antiguidade Clássica - O Essencial, SPQR - Uma História da Roma Antiga, Mulheres & Poder e Pompeia.

Civilizações

Encontros com a arte e a história | Do México ao antigo Pártenon
Depois de Kenneth Clark e do seu Civilização, Mary Beard quer ir mais longe: não só desvia o foco do «génio» criador para o consumidor, como confere às mulheres a dose de protagonismo que merecem na história da «civilização».
E não se fica pela Europa, conduz-nos a outros lugares e culturas, assentando na ideia de que não há, nem pode haver, uma narrativa única da arte e da cultura no mundo. Por isso, inclui e interpreta a diferença.
Do princípio ao fim, paira a questão: o que é a civilização? Kenneth Clark não arriscou uma definição, quando se lançou na aventura de a abordar pelo prisma da arte. «Mas penso conseguir reconhecê-la quando a vejo», disse. Já Mary Beard confere uma resposta que contém uma imensidão em pouquíssimas palavras.


Doze Césares
Imagens do poder da Antiguidade até aos nossos dias

Qual é o rosto do poder? Quem ganha a eternidade através da arte. E porquê?
Pela mão da mais prestigiada classicista da atualidade, descobrimos como doze césares moldaram mais de dois mil anos de imagens do poder.
Júlio César: implacável. Domiciano: cruel. Não é por acaso que os líderes menos recomendáveis dos últimos dois séculos são frequentemente caricaturados como Neros a tocar violino enquanto Roma arde. Durante mais de dois mil anos, o poder - leia-se: os mais ricos e reconhecidos nomes do mundo ocidental - foi retratado sob a extraordinária influência da arte clássica, sobretudo a partir da imagem de doze césares.
Por que razão foram estes tão inesquecíveis quanto terríveis autocratas a estabelecer-se como modelos de imitação? De que forma gerações e gerações de artistas os perpetuaram nas representações das figuras dos seus tempos? Quantos homens e mulheres, ao longo de séculos, viram as suas identidades deturpadas, redesenhadas ou enformadas pela gloriosa vida de doze césares?
Em quase 400 páginas a cores, esta viagem pelas representações do poder começa no retrato imperial e na extraordinária importância que este assume na política romana, passando pelo Renascimento e trazendo-nos depois até aos nossos dias, enquanto nos oferece um novo e muitas vezes surpreendente olhar sobre a arte e a forma como moldou - e molda - a nossa perceção de poder.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

«O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos dos Irmãos Claus», de David Litchfield

Editora: Fábula
Data de publicação: Novembro de 2022
N.º de páginas: 48

Há cerca de um ano, apresentou ao seu clã de leitores O Urso, o Piano e o Concerto da Pequena Ursa, o desfecho da célebre trilogia ‘O Urso e o Piano’. Agora, o premiado autor e ilustrador inglês David Litchfield oferece a miúdos e graúdos uma história alusiva ao Natal. «O Nicolau nasceu rodeado de amor.» É tomando conhecimento deste facto importantíssimo para o saudável desenvolvimento de qualquer criança, que começamos a entrar nesta estória. Além de amor, também teve muitos brinquedos, ou não fossem três dos seus tios - conhecidos como os Irmãos Claus -, fabricantes e vendedores de brinquedos. O tio João fazia os brinquedos, o tio Luís testava-os e o tio Daniel “acrescentava” magia a eles.
No final da adolescência, o protagonista começou a trabalhar na Loja dos Brinquedos da família, atendendo pais e filhos. «Cada brinquedo feito pelos Irmãos Claus tinha um brilho especial que resplandecia quando encontrava a criança certa para si».

Todos os dias a loja era visitada por crianças, que lá iam com os pais. Mas nem todas tinham possibilidades para adquirir um objecto para brincar. Amiúde, Nicolau avistava no lado de lá da montra meninos e meninas curiosos, mas assim que ia ao encontro deles, estes fugiam. Num dia de véspera de Natal, Nicolau fechou a loja mais cedo e decidiu seguir estas crianças envergonhadas e foi parar a um sítio escuso, cuja única luz existente era a que os pirilampos, que por lá pairavam, emitiam.

Nicolau ficou sensibilizado por tomar conhecimento da pobreza em que viviam esse grupo de crianças e, imbuído pelo espírito natalino, fez um pedido aos tios…


«(…) por vezes, quando parece que perdemos toda a esperança, um amigo pode ajudar-nos a encontrar luz na escuridão.»

O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos dos Irmãos Claus é um livro onde o autor infunde mensagens de solidariedade, esperança e amizade. As ilustrações, com cores de toda uma paleta, combinam o traço e coloração livre finalizados por meio digital - um modus operandi artístico presente nos trabalhos deste aclamado autor. Este é um álbum ilustrado que não vai desiludir nenhum pequeno ou grande leitor.
David Litchfield tem seis livros publicados a solo. Como ilustrador, participou em diversas obras também infanto-juvenis, escritas por autores como Smriti Halls, Ross Montgomery e Anne Booth.

Editora SELF publica livro inédito em Portugal de Tolstoi


O Calendário da Sabedoria, publicado originalmente em 1908 (sob o título A Calendar of Wisdom - uma das três edições que a obra teve), é uma das últimas grandes obras de Lev Tolstoi. A tradução deste livro inédito em Portugal, é assinada por Sónia Maia. Nas palavras do editor da SELF, António Vilaça Pacheco, este livro «é o que Tolstoi nos quis deixar a todos para ensinar sobre o que ele próprio havia aprendido sobre a vida.»

Texto de apresentação
Pensamentos diários para nutrir a sua alma, selecionados por um dos maiores escritores e pensadores de todos os tempos.
Com este livro, Tolstoi realizou um sonho que acalentava há quase 15 anos, o de "reunir num livro a sabedoria dos maiores filósofos e textos sagrados de todos os tempos e de todos os povos."
Durante 15 anos Lev Tolstoi reuniu pensamentos aos quais acrescentou mais de 800 reflexões suas. O Calendário da Sabedoria é um livro onde para cada dia do ano Tolstoi apresenta a sua reflexão sobre um determinado tema e completa com duas ou três citações de conhecidos filósofos como: Marco Aurélio, Buda, Lao Tzu, Epicteto, Kant, Ralph Waldo Emerson, entre outros.

Este livro inclui:
- Reflexão e pensamentos para cada dia do ano;
- Uma cronologia da vida de Tolstoi;
- Fotografias da vida de Tolstoi.

Conhece aqui e aqui outras publicações recentes da editora.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Um livro-testemunho de quem sofre de Ansiedade Generalizada


Ansiedade na Primeira Pessoa é uma das mais recentes publicações da Edita Editora. Este livro é o testemunho de quem, depois de mais de 10 anos de conhecimento e experiência, decidiu partilhar a sua história, de forma a trazer mais clareza e leveza em relação ao tema da saúde mental.
Andreia Salvado
nasceu em Sintra em 1981 e vive atualmente no México. É formada em Engenharia do Ambiente. A ansiedade generalizada e os ataques de pânico instalaram-se na sua vida quando tinha 29 anos e, a partir daí, a sua vida mudou.

Texto sinóptico
Sem grande poder de decisão na matéria, os primeiros encontros de Andreia Salvado com a patologia de que sofre são verdadeiramente abruptos. A sua relação com o Transtorno de Ansiedade Generalizada inicia-se de forma perturbadora e traumática.
O livro Ansiedade na Primeira Pessoa retrata o percurso de vida da autora desde então até ao momento presente, cerca de dez anos depois. Todos os tópicos são aqui abordados com grande clareza de espírito, como a medicação, as dificuldades acrescidas perante a maternidade, a influência no seu percurso profissional, a imprevisibilidade dos ataques de pânico.
A autora não procura apenas confortar aqueles que têm este transtorno em comum com ela, mas também partilhar alguns meios de atenuar os efeitos da ansiedade ou mesmo prevenir outros problemas de saúde mental, como a ajuda médica especializada ou o yoga, e fá-lo de forma informada, como só alguém que tentou de tudo o poderia fazer.
A leitura desta obra poderá ser o primeiro passo no sentido daquilo que Andreia conseguiu alcançar após muito esforço: a aceitação. Sobre pilares como a paixão profissional, a dedicação à família, a valorização de si própria e uma coragem aparentemente inabalável, Andreia enfrenta a vida de mãos dadas com a ansiedade, e convida o leitor a juntar-se à caminhada.

Mais informações
www.instagram.com/ansiedadenaprimeirapessoa
https://ansiedadenaprimeirapessoa.podia.com
www.instagram.com/edita_editora
https://edita.pt

Conhece aqui outros livros sobre o tema.

«Gestão de Pessoas em Tempo de Pandemia», a nova publicação da RH Editora


Gestão de Pessoas em Tempo de Pandemia é o título mais recente publicado pela RH Editora. Esta obra coordenada por José Bancaleiro e Nuno Moreira colige 50 testemunhos de profissionais e gestores de pessoas de empresas de norte a sul de Portugal durante um período único e irrepetível. Gestão de Pessoas em Tempo de Pandemia é um livro com história.

Foram tempos disruptivos, «sem rede», duros e muito exigentes, nos quais os gestores de RH tiveram de mostrar a sua raça, tornando-se autênticos pilares das suas organizações. Estas são as suas estórias.

Outro livro que pode interessar: A Psicologia da Pandemia.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

«Psicoterapia – A Cura pelo Diálogo», de David Dias Neto

Editora: Sílabo
Data de publicação: 09/09/2022
N.º de páginas: 132


A Psicologia, de todas as ciências, é uma das mais misteriosas para o público em geral. Talvez porque o complexo mundo da mente humana seja algo simplesmente fascinante.
A palavra ”Psicologia” provém do grego antigo psyche, que significa “alma” ou “mente”, e de logia, “estudo” ou “relato”; hoje em dia este termo designa “a ciência da mente e do comportamento”. A psicoterapia tem pouco mais de 100 anos. A primeira forma de psicoterapia, a psicanálise, nasceu em 1899, ano em que foi publicado o livro A Interpretação dos Sonhos, de Freud. Todavia, só depois da Segunda Guerra Mundial é que esta disciplina científica se afirmou afincadamente e foi cada vez mais procurada por pessoas que necessitavam de ajuda psicológica.
O psicólogo e psicoterapeuta David Dias Neto é o autor do título de estreia de uma nova coleção das Edições Sílabo: PSIU! Esta coletânea de ensaios breves visam atrair o leitor leigo, mas informado, para temáticas da psicologia.
Ao longo de cinco capítulos, usando uma linguagem acessível, mas rigorosa, isenta de quase nenhuns jargões técnicos, o autor responde a questões pertinentes que, por certo, muitas pessoas já colocaram a si próprias, num determinado momento da sua vida. Como refere a reconhecida psicóloga e psicoterapeuta Isabel Leal (coordenadora da obra Psicoterapias (Pactor, 2018)) no prefácio desta obra: «Mesmo os que enfrentam tudo levemente, um dia deparam-se com abandonos, rejeições ou perdas (…). Ninguém está preparado para tudo».
O que é e o que não é psicoterapia? Qual o fim e para que (psico)patologias se destina este tratamento psicológico? A psicoterapia é comprovadamente eficaz? Na depressão, esta intervenção baseada em evidência é tão eficaz como a medicação? Que tipo de psicoterapia (psicoterapias psicodinâmicas; psicoterapias cognitivo-comportamentais; psicanálise; etc.) é mais adequada para cada pessoa? E se não sentirmos confiança com o nosso psicólogo, podemos escolher outro? Qual o papel dos psicoterapeutas enquanto agentes de mudança? Quem estabeleceu que a duração de uma consulta deve ser 50 minutos?
As respostas a estas e outras perguntas são encontradas em Psicoterapia – A Cura pelo Diálogo, um livro de psicologia para não psicólogos, que revelar-se-á útil para os leitores perceberem porque podem e devem recorrer a um psicoterapeuta. Pegando nas palavras de David Dias Neto: «A psicoterapia é o encontro que cura».

Excertos
«O objectivo deste livro é cultivar o gosto e compreensão pela psicoterapia através do conhecimento da sua prática e mecanismos.»

«(…) o crescimento pessoal envolve (…) o contacto e a superação do sofrimento»

Pela primeira vez em Portugal, o romance de estreia de Javier Marías


O primeiro romance do escritor, tradutor e editor espanhol
Javier Marías (1951-2022), publicado quando o autor tinha apenas 19 anos, chega finalmente à língua portuguesa. Cinco décadas volvidas, cumpre brilhantemente o efeito de surpresa e descoberta que é apanágio dos grandes romancistas.

Transportando o leitor para os Estados Unidos da América nas primeiras décadas do século xx, Os Domínios do Lobo é uma homenagem ao tempo áureo do cinema de Hollywood e, simultaneamente, uma inteligente paródia. A narrativa compõe-se de uma sucessão de entusiasmantes aventuras que transitam do noir para o melodrama, das paixões bucólicas para a guerra civil americana, da intriga policial para as rixas de gangsters.

Javier Marías é autor de vários romances, entre os quais Berta Isla e Assim Começa o Mal.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Duas novidades de Gestão da Editora SELF

Além de 3 Mestres, uma coletânea com os ensinamentos de Napoleon Hill, Dale Carnegie e Joseph Murphy, a SELF publicou recentemente os livros Exatamente o que Dizer e Medir o que Importa, obras de Gestão e Organização.


Nos momentos importantes da sua vida sente que soube dizer exatamente o que devia dizer, no momento certo e da forma correta?

O sucesso ou fracasso de quase todas as interações humanas é afetado pela habilidade de escolher as palavras certas, no momento exato, e da forma correta. A ferramenta mais poderosa para influenciar e persuadir os outros a agir não é a tecnologia: são as suas palavras.
O autor bestseller Phil M. Jones já formou mais de dois milhões de pessoas em cinco continentes e em mais de 50 países na arte perdida da comunicação oral. Nesta obra aprenderá exatamente o que dizer e, melhor ainda, será guiado por uma estrutura para tornar o livro seu, criando exemplos à medida das suas próprias circunstâncias únicas.
Descobrirá as vinte e duas frases simples e indispensáveis que podem ser facilmente usadas nas suas relações diárias, juntamente com três novas sequências de Palavras Mágicas e exemplos para demonstrar a aplicação das mesmas em ambientes.



Medir o que Importa é sobre decisões, escolhas difíceis, e como saber o que é prioritário. Esta é a diferença entre sermos medianos ou sermos excecionais na vida e no trabalho.

O lendário venture capitalist John Doerr ensina-nos o sistema de OKRs (Objetivos e Resultados-chave) que ajudou algumas das maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo atual a alcançarem um crescimento explosivo - e partilha-o de forma a que possa ser aplicado por qualquer organização ou em qualquer projeto.
OKRs é um modelo onde os objetivos ditam o que pretendemos atingir e os resultados-chave representam a forma como os priorizamos. Este sistema permite focar o nosso esforço, comunicar, envolver todos os intervenientes e coordenar e melhorar a satisfação com o nosso trabalho.
Pela primeira vez, em Medir o que Importa, Doerr conta na primeira pessoa como tudo se passa nas empresas bem-sucedidas, com casos reais e com testemunhos de Bono, Bill Gates e outros.

domingo, 20 de novembro de 2022

O romance que inspirou o filme da Netflix "O Prodígio"


A Porto Editora reeditou, com recapagem alusiva ao filme já em exibição na Netflix, o romance O Prodígio, de Emma Donoghue. O livro, um enredo dramático e misterioso sobre o jejum milagroso de uma jovem, foi publicado em Maio de 2017 e inspirou o filme protagonizado por Florence Pugh.


Sinopse

A jovem Anna recusa-se a comer e, apesar disso, sobrevive mês após mês, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem.
Mas quando Lib, uma jovem e cética enfermeira, é contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um diferente rumo: Anna começa a definhar perante a passividade de todos e a impotência de Lib. E assim se adensa o mistério à volta daquela pobre família de agricultores que parece envolta num cenário de mentiras, promessas e segredos.
Prisioneira da linguagem da fé, será Anna, afinal, vítima daqueles que mais ama?

Chega às livrarias o livro infantil vencedor da 15.ª edição do Prémio Compostela


Uma lamentação contra os devastadores incêndios que aniquilam as florestas, pela voz dos seres que as habitam. Este é o mote de Esperando o Amanhecer, o álbum ilustrado que venceu a edição mais recente do Prémio Internacional Compostela (o júri foi composto por Marta Madureira, Piu Martínez, Xosé Cobas, Federico Delicado (autor de Ícaro), Manuela Rodríguez, Rubén Prol e Beatriz Varela).

Fabiola Anchorena, a autora peruana, tem feito da natureza a principal protagonista do seu labor. Esperando o Amanhecer é recomendado para leitores a partir dos 5 anos de idade. Estará disponível em português a partir de 24 deste mês, e foi traduzido nas restantes línguas peninsulares.

Sinopse
Há semanas que o sol, a lua e a chuva não se avistam pela floresta e tudo está envolto numa estranha e longa noite. Os animais da Amazónia, preocupados por já não reconhecerem o seu lar, empreendem uma viagem para averiguar porque é que não amanhece...
O texto poético e o emotivo tratamento da cor são as ferramentas de que a autora se serve, para chamar a atenção relativamente à exploração e destruição de que a Amazónia é vítima, há décadas; e, ao mesmo tempo, para convidar o leitor a refletir sobre os incêndios florestais que, também em virtude das alterações climáticas dos últimos anos, têm proliferado e sido uma notícia triste e recorrente em todos verões.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Os ensinamentos de Napoleon Hill, Dale Carnegie e Joseph Murphy coligidos num só livro

A Editora SELF lançou recentemente uma coletânea composta por 3 volumes, versão de bolso, da autoria de três grandes mestres, homens cujos nomes são inquestionáveis e que, ainda hoje, figuram permanentemente nas listas nacionais e internacionais dos livros mais vendidos. São eles: Napoleon Hill (1883-1970), Dale Carnegie (1888-1955) e Joseph Murphy (1898-1981). 

Composto por três livros, um de cada autor, 3 Mestres ganhará garantidamente um lugar na mesa de cabeceira dos leitores. Certos princípios sustentam a forma como os nossos desejos se materializam na nossa vida e no mundo ao nosso redor. Esses são os ensinamentos que estes três mestres do sucesso e felicidade nos transmitem de forma clara e direta. Estudados e recomendados atualmente nas universidades, estes três clássicos são os pilares de qualquer biblioteca pessoal:

Pense e Fique Rico
Falar em Público e Influenciar Pessoas
O Poder do Subconsciente

Os mais de 100 milhões de vendas de Napoleon Hill tornam-no um dos autores mais vendidos de sempre. Mas a sabedoria de Dale Carnegie no que respeita a como influenciar pessoas não fica atrás, sendo ainda hoje o autor mais recomendado nas listas de livros de liderança ou empreendedorismo. A empresa que fundou, a Dale Carnegie Training, é hoje uma organização multinacional que se tornou líder mundial em formação para empresas, com mais de 8 milhões de cursos ministrados. Joseph Murphy faz parte desta elite de autores, e foi talvez o primeiro autor a falar sobre a forma como o nosso mindset pode influenciar fortemente os resultados que alcançamos na vida.

Outras novidades da SELF: 
Exatamente o que Dizer e Medir o que Importa.

Cultura Editora publica «A Casa Holandesa», livro finalista do Prémio Pulitzer


A Cultura Editora vai lançar a 24 deste mês o romance A Casa Holandesa, uma das obras que foram finalistas do Prémio Pulitzer. Este livro da escritora americana Ann Patchett é uma narrativa que percorre cinco décadas, com personagens que ficarão para sempre na mente dos leitores.

Patchett é autora de oito romances, dos quais se destacam Bel Canto, O Legado e Comunidade.

Texto sinóptico
Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, Cyril Conroy, um homem pobre, enriquece repentinamente com um investimento fortuito. A primeira compra que faz é uma opulenta propriedade nos subúrbios de Filadélfia, nos EUA, antes pertencente a uma família neerlandesa, entretanto arruinada. Conroy muda-se, com a mulher, Elna, e a filha, a confiante e protetora Maeve, para a nova casa, na qual já nascerá Danny, o narrador desta história.
O que seria uma agradável mudança de vida, torna-se no desmoronamento de toda a família, numa espécie de paraíso perdido. Elna, incapaz de lidar com as mordomias da propriedade e respetivos empregados, termina o ca- samento e foge, deixando também os filhos.
Mais tarde, chega à propriedade uma madrasta, Andrea, uma jovem viúva com duas filhas, e os dois irmãos, Maeve e Danny, vão sendo afastados aos poucos, até que acabam expulsos da própria casa, devolvidos à pobreza, podendo contar apenas um com o outro para lidar com a perda, com a humilhação, com a raiva, até que um dia possam, enfim, confrontar quem os abandonou.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Livros do Brasil reedita livro da escritora Prémio Nobel de Literatura 2022

Após ter publicado em Setembro O Acontecimento, a Livros do Brasil reedita
Uma Paixão Simples (título traduzido para português por Tereza Coelho em 1993). Annie Ernaux, escritora distinguida com o Prémio Nobel de Literatura 2022, é actualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia.

Sinopse
De um lado, uma mulher culta, independente, divorciada e já com filhos adultos. Do outro, um homem casado, estrangeiro, mais jovem, por quem ela perde completamente a cabeça. E por quem espera, dia após dia. Se o tema parece trivial, não o é, de todo, o modo como os dois anos que dura esta «paixão simples» são contados: no seu estilo frontal, acutilante, despido de vergonhas e julgamentos, Annie Ernaux desfoca a linha ténue entre ficção e autobiografia e põe na voz da narradora as confidências da história de uma relação que toma conta de tudo, que extasia e rebaixa, fonte da maior felicidade e da mais dolorosa solidão. Viver algo assim será, talvez, o maior privilégio da existência.
Lançado em 1991,
Uma Paixão Simples surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, foi adaptado ao cinema por Danielle Arbid.
Elogios da imprensa
«Só uma grande autora podia escrever um livro assim, misto de diário ("não conto uma história") e bloco de notas, 70 páginas de uma crueza desarmante: "Não quero explicar a minha paixão […] quero, simplesmente, expô-la." Notável.»
Eduardo Pitta, Sábado

Conhece aqui outras publicações lançadas recentemente pela Livros do Brasil.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Novos livros de Auto-ajuda e Psicologia, entre as novidades do mês


Sam Akbar
é uma psicóloga clínica especialista no tratamento de refugiados com PSPT (Perturbação de stresse pós-traumático). A Pergaminho lança desta autora Stressiliência, um livro que visa combater o stresse e cultivar a resiliência. Segundo o The Independent, este é um livro «fascinante, cientificamente rigoroso e muito prático.» Rita Canas Mendes assina a tradução portuguesa.



A mente é responsável pela saúde mental assim como pela saúde física. Mas de que forma e em que medida zelamos pela limpeza das nossas mentes? No livro 14 Dias para Limpar a Mente, da autora, educadora e conferencista Jacqui Lewis, é possível aprender um método para ter uma mente saudável. Publicado pela Arteplural e traduzido por Elisa Evangelista.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Os novos livros de Raul Minh’alma e Luísa Castel-Branco

A 17 deste mês será publicado pela Contraponto Editores o segundo volume de uma trilogia autobiográfica que Luísa Castel-Branco dedica à infância e às memórias, ao amor e aos filhos, ao envelhecimento e à morte. O Amor é Uma Invenção dos Pobres é «profundamente corajoso, por vezes chocante, mas sempre buscando a verdade, um livro que não deixará o país indiferente.»

O autor de Foi Sem Querer que Te Quis traz-nos uma história tocante sobre os desafios do verdadeiro amor. Raul Minh’alma regressa com Como Se Fosse a Primeira Vez, uma história emocionante e envolvente, contada a dois tempos, sobre a força do amor. Uma edição da Manuscrito, que chega às livrarias no último dia de Novembro.

sábado, 12 de novembro de 2022

Novo romance de Trisha Ashley é alusivo ao Natal

Trisha Ashley
vive no Norte do País de Gales. O 9.º romance desta escritora a chegar a Portugal intitula-se Outro Natal no Castelo. Tem a chancela habitual da Quinta Essência.


Texto de apresentação
Sabine Powys é proprietária do magnífico Castelo Mitra, que está na sua família há gerações. Por saber que só irá passar mais um Natal na casa que tanto adora, ela decide recriar as celebrações da sua infância, fazendo-se rodear de pessoas amadas, decorações festivas e comida deliciosa.
Dido e Henry, melhores amigos e donos de uma empresa de catering muito exclusiva, são contratados para realizar o sonho de Sabine. Dido apaixona-se então pelo próprio Castelo e pelos jardins que o circundam, acabando mesmo por descobrir uma ligação inesperadamente pessoal a tudo o que envolve o lugar. Xan, o afilhado de Sabine e convidado muito especial, não parece lembrar-se dela, mas Dido nunca o esquecera, afinal, ele fora o grande amor da sua adolescência.
Entretanto, rapidamente se percebe que a decisão de contratar Dido não foi aleatória, e Sabine esconde alguns segredos. Quando a neve começa a cair e a família está reunida, as tensões aumentam em torno do futuro do Castelo e os mistérios há muito enterrados começam a desvendar-se...
À medida que os segredos do passado vêm à tona, poderá este Natal manter a sua magia? O que ficará para recordar?

Da mesma autora de, entre outros, Desejos de Chocolate, Um Conto de Inverno e Um Convite Muito Especial.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Novo livro de Isabela Figueiredo e edição especial de «Cão Como Nós»

Depois de Caderno de Memórias Coloniais e do aclamado A Gorda, a escritora Isabela Figueiredo regressa com um novo romance, Um Cão no Meio do Caminho, com edição da Editorial Caminho.

Sinopse
Este novo romance de Isabela Figueiredo, a que ela deu o sugestivo e justificado título de Um Cão no Meio do Caminho, conta-nos as histórias de um homem e de uma mulher que sofrem, cada um à sua maneira, um dos grandes males da vida moderna – a solidão. Neles a solidão é a resposta aos violentos acidentes com que a vida os agrediu.
As sociedades modernas vivem sobre a violência. Mas há quem a recuse, como é aqui o caso de José Viriato e da sua misteriosa vizinha, Beatriz, que todos conhecem como a Matadora. O acaso junta-os, como o leitor verificará com a leitura deste livro. Que resultado obtemos quando se juntam duas solidões? É esta a questão que este novo romance da autora do aclamado A Gorda vem equacionar, deixando a resposta ao critério de cada leitor. Eventualmente um cão pode ajudar.


Pela Dom Quixote, chegou às livrarias uma nova edição de Cão Como Nós, de Manuel Alegre, que se distingue de todas as anteriormente publicadas porque é aquela que assinala os 20 anos desse livro tão especial na obra do autor e, de certo modo, na literatura portuguesa.
Um livro que encanta e comove leitores de todas as idades, que é há muito um best-seller, com mais de 30 edições e superando os 200 mil exemplares vendidos, e que agora é publicado numa edição em capa dura, enriquecida com nove desenhos de Bárbara Assis Pacheco.

Sinopse
Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós.

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Novos títulos de romances sobre gatos: «História de Um Gato» e «Ela e o Gato»

História de Um Gato, de Laura Agustí
Este é um livro tão maravilhoso que mesmo os que não gostam de gatos não resistirão a folheá-lo com prazer. Fala de um tempo em que as crianças passavam mais tempo ao ar livre, em contacto com a natureza, e tinham a sorte de saber o que eram galinhas e coelhos sem ser pela Internet.

Ela e o Gato, de Makoto Shinkai e Naruki Nagakawa
Um romance japonês que já conquistou milhares de leitores, sobre a fragilidade da existência e a solidão e, mais que tudo, um livro que nos mostra como mesmo nos momentos mais difíceis, quando a esperança nos parece abandonar, continuamos profundamente ligados ao mundo que nos rodeia - muitas vezes de formas que não poderíamos imaginar.

Outro livro que pode interessar: O Velho e o Gato, de Nils Uddenderg.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

David Litchfield apresenta o seu novo livro infanto-juvenil alusivo ao Natal


Um livro de Natal, irresistível! O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos dos Irmãos Claus é o mais recente livro infantil assinado pelo premiado autor inglês David Litchfield. Uma história sobre a bondade, a empatia e o verdadeiro espírito natalício.
David Litchfield é autor, com vários livros publicados, e também ilustrador de inúmeros álbuns infantis, como são exemplos Depois da Chuva (de Smriti Halls), O Meu Amigo de Outro Mundo (de Ross Montgomery) e Um Abrigo para a Tristeza (de Anne Booth).

Sinopse
O Nicolau trabalha na Loja de Brinquedos dos seus três tios.
O tio João faz os brinquedos, o tio Luís testa-os e o tio Daniel acrescenta-lhes magia.
Muitas vezes, o jovem Nicolau via um grupo de crianças à espreita na montra da loja, convidava-as a entrar, mas elas fugiam sempre. Até que um dia, na véspera de Natal, ele decide segui-las, apercebe-se de que moram num sítio escondido e miserável, sem nada para brincar, e toma uma decisão: dar um brinquedo a cada criança.
Será que vai conseguir cumprir esse desejo?

Outra novidade de Novembro da editora Fábula:
Hachiko: O Cão que Esperava.

A história de Hachiko, o cão que comoveu o Japão e o mundo


Acaba de chegar às livrarias um novo título para jovens e adultos com a chancela da Fábula. Hachiko: O Cão que Esperava é um belíssimo livro que conta uma história verídica que tem comovido pessoas em todo o mundo. Esta comovente história que Lluís Prats conta, que contém ilustrações a aguarela de Zuzanna Celej, já teve adaptação para o cinema em 2010, através do filme Hachiko - Amigo para Sempre (
Hachi: A Dog's Tale), protagonizado por Richard Gere.

Sinopse
Um dia, Ueno, um professor da Universidade de Tóquio leva um cão para casa para oferecer à filha, mas cresce entre eles uma relação muito especial.
Hachiko torna-se o melhor amigo e fiel companheiro de Ueno.
Todos os dias ele acompanha o seu dono até a estação de comboio e espera que ele regresse ao fim da tarde. Até que algo de terrível acontece. Ueno deixa de aparecer.
Será que voltarão algum dia a reencontrar-se?

O Rapaz Natal da Loja de Brinquedos dos Irmãos Claus é o título de outra novidade da editora Fábula para este mês.

domingo, 6 de novembro de 2022

Iguana, a nova editora de BD, novelas gráficas e livros ilustrados

A Penguin Random House Grupo Editorial tem uma nova chancela. A Iguana publicará bandas desenhadas, novelas gráficas e livros ilustrados para adultos e jovens adultos.
As primeiras publicações intitulam-se Patti Smith e O seu nome é Banksy. A primeira, é uma biografia ilustrada sobre uma das artistas mais importantes da atualidade. A segunda, dá a conhecer a identidade do artista de rua britânico, um dos artistas mais famosos do mundo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Livro póstumo de Stephen R. Covey é uma das novidades de Novembro da Gradiva

Estes são alguns dos livros que a Gradiva decidiu lançar neste mês. Destaque para o último livro do autor do icónico Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Esta obra, publicada postumamente, é «um livro que muda e afirma a vida, e que se adequa à generosidade e sabedoria de Stephen R. Covey.»

Viver a Vida em Crescendo
de Stephen R. Covey e Cynthia Covey Haller

Covey passou a sua longa carreira a inspirar milhões de indivíduos para tornar as suas vidas mais eficazes, solidárias e significativas.
Perto do fim da sua vida, Covey sentiu que havia uma componente final no seu trabalho: como viver o melhor da vida, independentemente da idade? Como responder da melhor forma às experiências desafiantes? Como abordar os desafios e as oportunidades a partir da meia-idade, a criar os filhos, a cuidar dos pais, a liderar e inspirar outros, mantendo -se no topo da carreira, contribuindo para a sua comunidade... E o que se segue?
Viver a Vida em Crescendo é a resposta de Covey a estas perguntas, delineando a sua visão quem se encontra no auge da vida, qualquer que seja a sua idade. Covey exorta-nos a viver a vida em crescendo, crescendo continuamente em contribuição, aprendizagem e influência.

Do mesmo autor: Os 7 Hábitos dos Casais Altamente Felizes.



O Mago do Kremlin
de Giuliano da Empoli

O romance necessário para contar a História. Era chamado o «mago do Kremlin». O enigmático Vadim Baranov foi realizador e produtor de reality shows antes de se tornar a eminência parda de Putin, conhecido como o Czar.
Desde que se demitira do cargo de conselheiro do Czar, as lendas a respeito dele, em vez de se extinguirem, tinham -se multiplicado, sem que ninguém fosse capaz de separar o falso do verdadeiro. Até que, uma noite, ele confiou a sua história ao narrador deste livro.
Uma narrativa que nos mergulha no coração do poder russo, onde aduladores dos poderosos e oligarcas travam uma guerra constante. E onde Vadim se tornou arquitecto de propaganda do regime, transformando um país inteiro num teatro político, no qual uma única realidade é chamada à cena: a realização dos desejos do Czar.
Ao contrário de muitos outros que actuam unicamente movidos pela ambição, Vadim, arrastado para os mistérios cada vez mais escuros do sistema que ajudou a construir, fará tudo para sair.
Da guerra na Chechénia à crise ucraniana, passando pelos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, O Mago do Kremlin é o grande romance da Rússia contemporânea. Revelando os bastidores da política da era Putin, oferece ao mesmo tempo uma reflexão sublime sobre o poder.


Amor, Matemática e Outros Portentos

de Jorge Buescu

«O Jorge tem um conhecimento enciclopédico da Matemática, que excede largamente a sua área de especialidade. E sabe transmiti-lo como ninguém. Tenho também a certeza de que é o maior responsável pelo recente interesse de jovens e adultos portugueses pela Matemática. Os seus livros de divulgação da matemática têm sido verdadeiro serviço público […] Estou em crer que os leitores se irão divertir ao conhecer estes temas que, tratados por outra pena que não a do Jorge, poderiam ser considerados difíceis. Ele tem o condão de tornar não só inteligível como excitante qualquer tema de Matemática, por mais árido que possa parecer.» Professor Carlos Fiolhais (do Prefácio)

Conhece, aqui, as publicações lançadas pela editora em Outubro.

O livro sobre uma adolescente com TOC que tornou-se um fenómeno no Tik Tok

Com uma descrição realista e intimista da vida de uma adolescente com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Tamara Ireland Stone, autora de vários romances YA, publicados em 20 países, começou por conquistar os leitores norte-americanos e quando Todas as Palavras chegou ao Tik Tok tornou-se um fenómeno de popularidade.
A edição portuguesa deste bestseller do The New York Times, que conquistou o Cybils Young Adult Fiction Award, chega às livrarias no dia 3 de Novembro, com tradução de Isabel Matos e edição da Porto Editora.


Numa trama que poderá fazer recordar o Clube dos Poetas Mortos, a autora apresenta Sam, uma jovem popular que esconde um segredo de todos, inclusive das suas amigas, que julga serem incapazes de compreender a sua doença. Até que uma outra colega a convida para um clube secreto...

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Romance bestseller da americana Hanya Yanagihara, é a grande aposta da Presença para este mês


Com tradução de Miguel Romeira, será publicado, pela Editorial Presença, em meados deste mês, «um dos mais desafiadores, perturbadores e comoventes romances do século XX».
Uma Pequena Vida
venceu o Kirkus Prize em 2015 e foi finalista do Man Booker Prize desse ano. Hanya Yanagihara (n. 1974) é editora e escritora americana. É autora de vários livros, entre os quais The People in the Trees, Salman Toor e To Paradise.


Elogios da imprensa internacional
«Este romance pode deixar-nos perturbados, consumir-nos, tomar conta da nossa vida - e há, no meio da brutalidade, beleza.» The New Yorker

«A inteligência da escrita e a profundidade são notáveis. Este é o livro que anuncia a chegada de um novo e grande nome ao romance.» The Wall Street Journal

«Um livro incomparável, único, cuja leitura nos devasta - e o nosso coração sai maior destas páginas.» The Guardian

«Uma Pequena Vida toca-nos, perturba-nos, transcende-nos.» The Washington Post

Texto sinóptico
Este é um dos mais espantosos, desafiadores, perturbadores e profundamente comoventes romances publicados nas últimas décadas: um épico sobre o amor e a amizade no século xxi, que visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou; um livro que, desafiando explicações e todas as probabilidades, emerge do lado da luz.
Quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts mudam-se para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une. Bonito e generoso, Willem tenta vingar como ator; nascido em Brooklyn, inteligente e mordaz, por vezes cruel, JB quer afirmar-se como pintor na cena artística de Manhattan; Malcolm é um arquiteto frustrado com o seu trabalho num ateliê de renome; e Jude, brilhante, enigmático e fechado, é o centro de gravidade do grupo.
Ao acompanhar os quatro amigos durante décadas, vemos como as suas relações se aprofundam e ensombram, marcadas pela dependência, pelo êxito e pelo orgulho. Porém, o seu grande desafio, compreenderão eles, é Jude, que se torna um advogado temido pelos seus pares, mas que é um homem cada vez mais destroçado, física e psicologicamente marcado por uma infância inimaginável e perseguido por um passado traumático que teme jamais conseguir ultrapassar.
Numa escrita resplandecente, magnífica e assombrosa, Hanya Yanagihara compõe um hino trágico e transcendente ao amor fraternal, revela o sofrimento e o desgosto de forma ímpar, e retrata a tirania da memória e dos limites da capacidade humana para resistir.