quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Novos álbuns infanto-juvenis, para miúdos e graúdos

Eis 4 novíssimas propostas de leitura para os mais pequenos - e não só! Edições com os selos da Kalandraka, Minutos de Leitura, Jacarandá editoras.
Terra de Ninguém
de María José Floriano e Federico Delicado
Terra de Ninguém está ancorada no maior bairro de lata de toda Europa, a Cañada Real, em Madrid. O seu núcleo central, conhecido por "El Gallinero" e desmantelado em 2018, constitui o cenário desta impactante narrativa de María José Floriano, que transforma em literatura a dura realidade de uma povoação marginal de milhares de pessoas, através do olhar simples, doce e criativo da infância.
Uma obra imprescindível, audaz e comprometida com os excluídos da sociedade, que dá voz às crianças que habitam esses locais e que, ao mesmo tempo, põe a descoberto uma problemática que se arrasta há anos, entre o desmantelamento parcial das construções clandestinas e o realojamento das famílias.

Federico Delicado é autor da obra premiada Ícaro.

 

Pode Tudo Mudar?

de Clare Helen Welsh e Asa Gilland
«Adoro o verão e os quentes raios dourados de sol que tornam radiante o céu azul. Mas, este verão, a Mamã e o Papá dizem que já não conseguem viver juntos.»
E tudo muda... Esta é uma história enternecedora e reconfortante que explora as emoções sentidas quando os pais se separam.


Casa é Onde Está o Coração
de Jonny Lambert
A nova casa do Urso no bosque parece-lhe vazia e ele sente-se um pouco sozinho. Depois de um Truz-Truz! na porta do vizinho, o Urso encontra o sorriso caloroso da Lebre e tornam-se melhores amigos.
Mas quando uma tempestade destrói a casa do Urso, os dois descobrem que uma casa é afinal muito mais que uma casa…


Um Abrigo para a Tristeza
de Anne Booth e David Litchfield
Um menino cria um lugar seguro para a sua tristeza. Um abrigo que lhe vai mostrar que a tristeza é um sentimento normal.
A Tristeza veio viver comigo e eu estou a construir-lhe um abrigo.
Um menino cria um lugar seguro para a sua tristeza. Um abrigo onde ela pode enrolar-se numa pequena bola ou ser tão grande como quiser. Onde pode fazer muito barulho, permanecer em silêncio ou estar entre uma coisa e outra. o menino pode visitar a sua tristeza todos os dias, ou até todas as horas. Um tempo virá, ele sabe-o, em que a Tristeza sairá do abrigo e, juntos, vão reparar na beleza do mundo.
Um livro comovente e reconfortante sobre o significado essencial da Tristeza.

David Litchfield ilustrou os livros Depois da Chuva, Vem o Arco-Íris (Jacarandá), O Meu Amigo de Outro Mundo (Booksmile) e é autor e ilustrador de  Luzes na Floresta (Fábula) e O Gigante Secreto do Avô (Booksmile) e da série infantil constituída por 3 volumes O Urso e o Piano (Booksmile/Fábula).

Sem comentários: