terça-feira, 25 de outubro de 2022

Os novos livros da Editora Minotauro

A Minotauro já deu a conhecer algumas das suas novas publicações.

George Bernard Shaw foi um escritor e crítico literário irlandês, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1925. Inteligente, exuberante e irresistivelmente divertido, o mais ambicioso romance deste autor é uma sátira brilhante sobre o preconceito social. Um Socialista Associal, escrito em 1883 (e em Portugal esgotado há alguns anos), foi uma das primeiras obras da história a defender a igualdade de género.

Sinopse
Sidney Trefusis é um socialista desejoso de fazer prosélitos. Armado de ironia e paradoxo, está determinado a derrubar uma sociedade dominada pela exploração de classe e de género. Filho de um milionário, decide abdicar dos seus privilégios e da sua fortuna, para passar a viver como um camponês.
Trefusis espalha o caos nos meios em que se move, suscitando um misto de fascínio e de repulsa, e enredando todos os que com ele se cruzam em intrigas desastrosas que parecem não o afetar.



Comparada a Jo Nesbø, Katrine Engberg já é uma certeza da literatura escandinava. Após A Inquilina e A Casa das Borboletas, a autora está de volta com O Porto, já considerado uma obra-prima pela Booklist. Este é o terceiro volume da série Copenhaga, onde Engberg apresentou ao público a dupla de detetives Jeppe Kørner e Anette Werner.

Sinopse
Quando Oscar, de 15 anos, desaparece, acredita-se que tenha fugido de casa. Mas a polícia não pode ignorar os sinais que apontam para algo mais sinistro. O adolescente terá sido levado contra a sua vontade? A polícia tem apenas uma evidência: uma citação ambígua de um romance.



Charlotte Higgins é editora de cultura do Guardian, vencedora do prémio Classical Association e membro da Society of Antiquaries. Esta autora londrina escreveu Mitos Gregos Recontado.

Sinopse
Os mitos gregos estão repletos de histórias de amor e de desejo, aventura e magia, deuses destrutivos, homens indefesos, criaturas fantásticas, feiticeiras engenhosas e as origens de pássaros e de outros animais. Este é um mundo de extremos, que ressoa profundamente com o nosso.
Ao contrário de muitos mitos anteriormente recolhidos, aqui as personagens femininas ocupam o centro do palco. Na emocionante nova interpretação de Charlotte Higgins, estas histórias combinam-se para formar um épico deslumbrante, num magnífico trabalho de erudição e imaginação.


«Excecionalmente bom» (The Guardian); «De leitura compulsiva» (Sunday Mirror); «Genial» (Scotsman); Estes são apenas alguns elogios da imprensa internacional sobre o livro A Corrupção da Carne, de Ambrose Parry, um pseudónimo da colaboração entre Chris Brookmyre e Marisa Haetzman.

Sinopse
Edimburgo, 1847. A cidade da Medicina, do dinheiro e do crime. No centro histórico da cidade escocesa são encontrados vários corpos de mulheres jovens com indícios de uma morte violenta. Do outro lado da cidade, na Cidade Nova, o estudante de medicina Will Raven está prestes a iniciar o seu estágio com o brilhante e reconhecido Dr. Simpson.

Sem comentários: