sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Amizade e superação de adversidades são algumas temáticas de novos livros da Kalandraka

Em Agosto, a Kalandraka publicou Sonhos à beira-mar, uma história divertida e nostálgica sobre duas amigas (Tainá e Luana) que partilham sentimentos e emoções. Neste mês, chegaram às livrarias 3 novos álbuns infanto-juvenis com o selo da editora: Terra de Ninguém, uma obra audaz que explana a infância em contexto de exclusão social, Palavras de Caramelo e Fab, o monstro amarelo.

Kori é um menino surdo cujo melhor amigo é um pequeno camelo a quem chama Caramelo. Para além de comunicar através de gestos e do movimento dos lábios, aprende, com muito esforço, a ler e a escrever. A partir de então, irá plasmando poeticamente no seu caderno o que ele crê que o ruminante diz, quando mexe a sua boca. Mas Caramelo cresce e Kori revolta-se contra o destino fatal que o aguarda…

Convertida num clássico imprescindível da atual literatura infantojuvenil, trata-se de uma comovente história de amizade e emoções narrada com delicadeza e autenticidade, sem ocultar um contexto marcado pelas difíceis condições de vida dos refugiados no pior, mas também mais belo, deserto do mundo. Ilustrações da autoria de Maria Girón.


Palavras de Caramelo
assinalou uma mudança na trajetória literária de Gonzalo Moure. O autor encontrava-se alojado no acampamento de refugiados saaruís de Smara com a família de uma menina surda que, um dia, o levou a conhecer a cria de uma camela. Vinte anos depois da publicação do livro inspirado naquela experiência, esta edição especial vem reiterar a sua filosofia como escritor: “interpretar a vida através da literatura” ou, como o próprio diz, “escreviver”.

A par da criação literária, Gonzalo Moure faz mediação de leitura, visitando centros educativos, bibliotecas e clubes de leitura.

«Fab, o monstro amarelo, levantou-se uma manhã com uma terrível dor de cabeça, uma dor que não passava nem cantando ou fazendo exercício ou cócegas a si próprio… e nem sequer com o velho remédio da avó.»


Uma história simples e divertida, ao longo da qual o protagonista consegue esquecer as suas preocupações para ajudar os outros nas suas adversidades.
Um álbum em que Carme Solé Vendrell presta homenagem a um grande autor recentemente falecido, David McKee (
autor do clássico Agora não, Tiago), e também a algumas das suas personagens mais queridas.

Sem comentários: