sábado, 29 de outubro de 2022

Novos ensaios da Livros Zigurate

Após Na Cabeça de Putin e Quanto menos soubermos, melhor dormimos, a Livros Zigurate, uma nova editora portuguesa de não-ficção, publica dois novos títulos.


Na Cabeça de Xi, de François Bougon
Xi Jinping está prestes a ser re-entronizado, já sem limitação de mandatos, à frente do país mais populoso do mundo. Concentra hoje mais poder do que qualquer um dos seus antecessores recentes. Num país oficialmente marxista – onde, paradoxalmente, impera um capitalismo desenfreado – o exemplo do descalabro do império soviético está bem presente. Xi Jinping, a quem chegaram a chamar o ‘Gorbachov chinês’, é afinal o ‘anti-Gorbachov’. Conjugando maoísmo, nacionalismo e confucionismo, é agora – com mão de ferro – o novo imperador de uma dinastia milenar.
Revisto e actualizado pelo autor, este livro tem ainda um capítulo adicional escrito propositadamente para esta edição - que conta com tradução assinada por Carlos Vaz Marques.

As Guerras do Trigo, de Scott Reynolds Nelson
A guerra que Putin impôs à Ucrânia trouxe os cereais para o primeiro plano das preocupações mundiais. Sempre que as rotas do trigo, mais antigas do que a palavra escrita, são bloqueadas ou redireccionadas, os armazéns esvaziam-se e surge a ameaça da fome. Os impérios modernos prosperaram no controlo do pão. O historiador Scott Reynolds Nelson faz neste livro o levantamento de como ao longo de séculos os cereais foram um agente silencioso de revoltas e revoluções, de agressões militares e convulsões sociais. A situação actual é apenas mais um episódio numa longa e dramática história. Não por acaso, este livro começa em Odessa, ponto nevrálgico da distribuição de cereais.
A tradução para Português, a partir de
Oceans of Grain, foi um trabalho de Sara Veiga.

Sem comentários: