quarta-feira, 19 de outubro de 2022

DEVIR lança em Portugal a novela gráfica «Como Antes», de Alfred

Como Antes é uma das novidades da DEVIR para este mês de Outubro. Esta novela gráfica do autor francês Alfred, é um livro belíssimo (de 224 páginas a cores), melancólico, que equilibra o desenho algo rude dos personagens, com a riqueza da cor e alguns momentos divertidos e imprevistos.
Como Antes (originalmente publicado em 2013, com o título Come Prima) venceu o Fauve d’Or de Melhor Álbum no Festival de Angoulême em 2014. A obra vai ser alvo de lançamento no Amadora BD, no próximo dia 22, estando presente o autor.



Texto sinóptico

França, ano de 1958.
Giovanni reencontra o irmão Fábio, após dez anos de exílio longe de casa.
Os dois partem para Itália acompanhados pelas cinzas do pai, recordando tudo o que os afastou ao longo dos anos, mas também o que os aproxima enquanto irmãos.
Pelas páginas de Como Antes desfilam paisagens quentes e bucólicas, inundadas de sol, intercaladas com imagens cruas de cores frias, que nos ajudam a reconstruir o passado e a história dos dois irmãos. Durante a viagem, os dois discutem, falam consigo próprios, desfiam as queixas que enterraram durante o tempo passado longe. Mas de alguma forma, os encontros que têm, a tranquilidade do que os rodeia parecem apaziguá-los e interferir na própria história como uma entidade calorosa e envolvente.
É um regresso à pátria, à família, mas também ao interior de cada um deles, à sua essência e razão de ser como irmãos.

Sem comentários: