quinta-feira, 27 de outubro de 2022

De Irvin D. Yalom será publicado o livro «O Sentido da Vida - Histórias de Psicoterapia»

Após o comovente e, ao mesmo tempo, dilacerante livro Uma Questão de Morte e de Vida, lançado em 2021, as Edições Desassossego publicarão um novo livro de Irvin D. Yalom, reconhecido escritor americano. O Sentido da Vida - Histórias de Psicoterapia (publicado pela primeira vez em 1999, sob o título Momma and the Meaning of Life: Tales From Psychotherapy) chegará às livrarias no próximo dia 3. Assina a tradução portuguesa José Remelhe.

Sinopse
Uma obra profunda sobre a relação humana através da análise de um mestre da psicoterapia.
O autor de A Psicologia do Amor apresenta-nos os mistérios da psicoterapia através de seis histórias baseadas na sua experiência clínica.
Com detalhes eloquentes e observações perspicazes, Irvin D. Yalom prova mais uma vez que é um destemido explorador da psique humana nestas seis histórias cativantes baseadas na sua experiência clínica.
Percorrendo os sonhos e pensamentos de Yalom estão Paula, a «cortesã da morte»; Myrna, cujo hábito de ouvir as conversas alheias dá um novo significado à confidencialidade; Magnolia, uma mulher que ainda combate a sensação de abandono da infância; e mamã, poderosa, crítica e controladora do seu filho, com doses equivalentes de amor e desaprovação.
Um vislumbre enriquecedor, quase ilícito, do coração e mente de um terapeuta, este livro esclarece o potencial único de cada relação humana. Uma obra rica e fascinante, de rara inteligência e profundidade.

Excerto
«Crepúsculo. Talvez esteja a morrer. Vultos sinistros rodeiam a minha cama: monitores cardíacos, botijas de oxigénio, cateteres intravenosos, espirais de tubos de plástico, as entranhas da morte. Fecho os olhos e deslizo para as trevas.
Mas depois, saltando da cama como uma mola, saio do quarto de hospital diretamente para o luminoso e ensolarado Glen Echo Amusement Park, onde, há décadas, passei muitos domingos de verão. Ouço música de carrossel. Inspiro a fragrância húmida e caramelizada de pipocas e maçãs pegajosas. E caminho em frente, sem hesitar ao passar pela banca da Polar Bear Frozen Custard, pela montanha-russa ou pela roda gigante, até ocupar o meu lugar na fi la para comprar o ingresso para a casa dos horrores. Depois de pagar, espero enquanto o carrinho seguinte dobra a esquina e para com um retinir à minha frente. Após subir e fechar a proteção de maneira a fi car em segurança, dou uma última olhadela à minha volta e ali, no meio de um pequeno grupo de curiosos, vejo-a.»

Entre outros, Irvin D. Yalon escreveu os livros
Criaturas de um Dia e outras histórias de psicoterapia e Eu, Yalom - Memórias de um Psicoterapeuta.

Sem comentários: