segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Livro da psicóloga Silvia Álava entre as novidades da HarperCollins

Estes são os títulos mais recentes (de Setembro, Outubro e Novembro) da HarperCollins Portugal. Um novo romance da autora de O Último Comboio para a Liberdade, um romance policial que marca a estreia de uma jornalista e colunista premiada, e um livro de desenvolvimento pessoal, da autoria de uma psicóloga espanhola, diretora do Centro de Psicologia Álava Reyes.


A Mensageira de Paris
, de Meg Waite Clayton
A bela e rica Nanée nasceu com espírito de aventura. Para ela, aprender a voar significa liberdade. Quando os tanques alemães atravessam a fronteira e entram em Paris, esta mulher com um cão adorável e um coração generoso junta-se à Resistência. Conhecida como A mensageira, uma vez que entrega informações aos que se encontram escondidos, Nanée usa os seus encantos e habilidade para abrigar os perseguidos e colocá-los em segurança.
O fotógrafo Eduard Moss fugiu da Alemanha com a filha pequena para acabar por ficar preso num campo de trabalho francês. A sua vida colide com a de Nanée nesta história arrebatadora de romance e perigo passada num mundo inflamado de paixão pessoal e política.
Inspirada numa herdeira verdadeira de Chicago, Mary Jayne Gold, que trabalhou com o jornalista americano Varian Fry para tirar artistas e intelectuais de França, A mensageira de Paris é a história inquietante de uma mulher indomável, cuja força, bravura e amor se tornam numa fonte de esperança.



A Verdade sobre Ela
, de Jacqueline Maley
Não tive intenção de matar Tracey Doran e, quando o verão começou, jamais sonharia que ele seria definido pela sua morte. Ela era, apenas, mais uma história.
Certa manhã, a jornalista e mãe solteira, Suzy Hamilton, recebe um telefonema chocante: o alvo de uma das suas reportagens de investigação, a blogger de bem-estar com vinte e oito anos, Tracey Doran, suicidou-se durante a noite. Horrorizada com a notícia, lida com ela da única forma como sabe fazê-lo: mergulhando no trabalho, cuidando da filha pequena e prosseguindo duas imprudentes aventuras sexuais.
Ao longo de um verão tórrido, em Sydney, as consequências das ações de Suzy começam a abater-se sobre ela. Recebe cartas anónimas ameaçadoras e é localizada pela mãe de Tracey, que exige que ela reconte a história de Tracey, mas, desta vez, da forma correta.
A vida de Suzy entra numa espiral de caos: irá a sua própria história terminar em violência ou em redenção?



Porque é que não sou feliz?
, de Silvia Álava

Porque é que tenho a sensação de não aguentar mais? O que é que me faz sentir frustrado com o meu dia a dia? Porque é que não sou capaz de estar satisfeito com o meu ambiente de trabalho? O que é que posso fazer para que a convivência não desgaste a minha relação sentimental? Porque é que perco a cabeça com os meus filhos?
A resposta a estas e outras perguntas está em Porque é que não sou feliz?, um livro que te ajudará a entender porque é que em muitas ocasiões nos encontramos abatidos e como podemos reverter esse sentimento para atingir o equilíbrio e bem-estar emocional que tanto desejamos.
Pela mão da tua psicóloga pessoal, Silvia Álava, vais descobrir que ser feliz não significa viver num mundo cor-de-rosa, onde tudo é fantástico e maravilhoso, porque esse lugar não existe, que para estar bem não é preciso mudar de vida, nem optar por reviravoltas radicais, mas apenas vivê-la de outra maneira, com consciência e em conformidade com os teus valores, aceitando-te tal como és, sabendo que és perfeitamente normal dentro da tua bela imperfeição.
É esse o segredo para compreender que tudo vale a pena.
Desde que nascemos vendem-nos a ideia de que temos de perseguir a felicidade, que para triunfar na vida há que ser feliz, e, para cúmulo, neste século xxi, publicá-lo nas redes sociais para demonstrar ao mundo que estamos tão bem. Mas, é mesmo preciso ser feliz?
O que realmente necessitamos é sentirmo-nos bem, à vontade, em sossego e em paz connosco próprios. O objetivo é obter bem-estar emocional. No nosso interior sentiremos todas as emoções — as agradáveis e as desagradáveis —, e temos de aprender a reconhecê-las e a compreendê-las para assim aceitá-las e poder lidar com elas.
Ao trabalhar o bem-estar emocional, para além de nos sentirmos melhor, obtemos o equilíbrio emocional tão necessário para encararmos os problemas.

Sem comentários: